Curso de Espanhol Preparatório para o Siele, Celu e Dele

Se você está lendo esse artigo é bem provável que esteja decidido em fazer um curso de espanhol preparatório para o Siele e um dos erros mais comuns de quem deseja fazer um desses exames é estudar espanhol como se estivesse estudando para passar em algum concurso público e não é bem assim.

O Siele como tantos outros exames avaliam o quanto do idioma você domina e não o quanto você se preparou para o exame.

Saber como funciona os exames, analisar os modelos de prova e fazer simulados te ajudará muito, mas não lhe dará a base necessária para aprovar com um nível satisfatório.

Assim para garantir uma excelente pontuação nesses exames e obter com sucesso sua certificação é indicado que se realize um curso de espanhol completo que tenha como base o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas e junto um preparatório para o Siele para que você possa se familiarizar ainda mais com os exames.

Meu interesse em te ajudar é tão grande que decidi criar um vídeo abordando como funciona as 4 modalidades de aprendizagem dos exames Siele, Celu, Cei (UBA) e Dele. Dessa forma você estará ainda mais perto de garantir sua certificação de espanhol.

Veja como funciona os exames de espanhol

Siele – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

Resumidamente o Siele é um exame de espanhol eletrônico realizado de forma presencial em um dos locais de aplicação espalhado em diversas cidades do Brasil e do mundo que certifica o grau de competência na língua espanhola. Para realizar o exame basta entrar no Site oficial do Siele ler as regras e se inscrever.

Levando em consideração que o Siele é um exame de proficiência é importante saber que para alcançar um excelente resultado é necessário estar dominando o idioma. E para alcançar esse domínio você precisará estudar espanhol de forma acadêmica pois a proposta desse exame é testar sua capacidade nas 4 modalidades de aprendizagem.

Caso seu interesse seja se certificar para ingressar em alguma universidade da Argentina ou da América Latina, saiba que você precisará alcançar um nível intermediário. Um curso preparatório de espanhol para o Siele pode ser interessante para você.

Um detalhe importante para você que busca um por um curso preparatório de espanhol para o Siele é saber se esse curso se trata somente um treinamento para o exame ou de um se trata de curso completo que vai te ensinar espanhol do zero ao avançado. Caso esse curso venha se tratar somente de um treinamento para o exame saiba que não será suficiente, pois para alcançar um nível acadêmico será necessário fazer um curso completo que te ensinará espanhol do zero ao nível desejado.

Siele Global, o exame mais indicado

Você poderá escolher entre as opções de realizar o exame para conseguir a certificação de sua competência de forma global ou de forma específica para as etapas de ler, escrever, compreender e/ou falar. Se você deseja realizar um intercâmbio educacional na Argentina ou em qualquer outro país hispano falante e até mesmo ser promovido no trabalho, precisará fazer o Siele Global que é a modalidade mais completa para certificar seu nível de espanhol. […] Vamos caminhando que tem mais informações…

Validade e prazo para entrega do certificado

Após a realização do exame de espanhol Siele o estudante obtém os seus resultados e relatório da avaliação em um prazo máximo de três semanas. Como as avaliações são elaboradas por instituições diferentes, o nível de qualificação é variado, sempre sendo atualizados com novas informações.

O certificado SIELE tem validade de 5 anos por se tratar de um idioma que está em constante evolução de informações e precisa ser atualizado para garantir a qualidade e eficiência da língua espanhola para os estudantes.

Entenda como é avaliado o exame

A pontuação varia de 0 pontos a 1000 e cada universidade tem sua pontuação mínima de aceitação desse certificado Siele para que então seja aprovado dentro daqueles níveis citados acima. Isso para o caso de o resultado ser usado para ingressar em universidades no exterior e não apenas para atestar o conhecimento da língua.

Embora saber como funciona

Cei – Certificado de Espanhol Intermediário da UBA

Aluno do curso de espanhol preparatório Siele
Bruno – aluno aprovado no exame do CEI

Talvez seja o seu sonho ingressar na Universidade de Buenos Aires na Argentina, por isso saiba que o Cei é um certificado UBA e que tem o objetivo de avaliar a capacidade de falar, entender e escrever o idioma espanhol e se recebe após a realização de um exame para os estudantes que desejam ingressar na universidade.

O mesmo certificado também é válido para âmbito trabalho, portanto esse exame é aplicado somente na Argentina, não sendo viável para você que deseja somente comprovar seu nível de proficiência para outras finalidades. Há outros casos onde outras Universidades na Argentina aceitam o mesmo como comprovação de proficiência.

Esse exame foi criado pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA que criou 03 modalidades de níveis para essas avaliações, sendo:

O CEB – Certificado de Espanhol Básico
O CEI – Certificado de Espanhol Intermediário
O CEA – Certificado de Espanhol Avançado

Como funciona o exame

O Certificado do Cei é um dos passaportes de entrada para quem deseja ingressar nas instituições e universidades mais buscadas da Argentina. São duas etapas contendo 4 modalidades a serem avaliadas, onde qualificam seu conhecimento de ler, ouvir, falar e escrever. Para conseguir ingressar na Universidade de Buenos Aires se necessita pelo menos alcançar o nível intermediário, que é o certificado Cei.

Assim como já existe curso de espanhol preparatório para o Siele, também existe para o exame do Cei da UBA. Ambos os exames possuem muita similaridade a diferença é que um realizado de forma física e outro não.

Celu – Certificado de Español Lengua y Uso

Alunos do curso de espanhol preparatório
Maria, Ana e Túlio, alunos do Instituto iAEO aprovados no exame

Esse exame Celu tem o objetivo de avaliar sua capacidade de compreender o idioma o espanhol, como qualquer outro exame. O exame é dividido em duas etapas que possuem finalidades diferentes, sendo a parte 1 oral e a parte 2 escrita.

A parte 1

Essa é a etapa oral que é baseada em ler, ouvir e falar de aproximadamente 15 a 20 minutos textos curtos que serão escolhidos por eles. Assim, buscam que o candidato que esteja realizando a avaliação saiba interpretar e transmitir as informações referentes a esses textos.

A parte 2

Essa é a etapa de escrita que é baseada em ler, ouvir e escrever com tempo de duração de 3 horas. A avaliação consistirá em ouvir textos orais, ler e produzir textos escritos, com temas atribuídos por eles. Tendo assim, a finalidade que compreender sua capacitação de produção e interação.

Entenda como e avaliado o exame

O exame avalia e pontua no final qual foi o desempenho e qual o grau o indivíduo possui referente ao idioma espanhol. Assim, o classificará entre os níveis básico, intermediário e/ou avançado, assim aqueles que ultrapassam a pontuação do nível intermediário recebem o certificado de espanhol do CELU.

O exame de espanhol do Celu diferente de outros exames de proficiência não serve como credencia para professor, ele dá apenas o certificado de comprovação de proficiência na língua espanhola. Esse exame também pode ser realizado quantas vezes for necessário até que consiga ser aprovado e conquistar o certificado. Saiba mais detalhes sobre esse exame clicando no artigo ao lado, Descubra tudo que você precisa saber sobre o exame de espanhol do Celu.

Dele – Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira

Aluno do curso de espanhol preparatório iAEO
Aluno do iAEO Instituto aprovado no exame

Possuir um diploma DELE lhe abrirá diversas portas, além de retirar seu receio em relação ao idioma espanhol, o que é comum a todos que não possuem fluência em outra língua, assim seu medo de falar mal ou errado não existirá mais, pois você estará avaliado e classificado como capacitado, ou seja, será uma barreira superada.

Extensão territorial do diploma

Esses diplomas DELE são reconhecidos por instituições, universidades e empresas de todo o mundo. Sendo já oficializado em 100 países e em mais de 350 cidades ao redor do mundo. Eles recebem a oficialização do ALTE (Association of Language Tester in Europe) que é uma associação que respalda o reconhecimento internacional desses diplomas.

Esses exames podem ser realizados para conseguir 06 diplomas diferentes, que correspondem aos níveis de competência linguística. E isso é estabelecido no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Sendo eles: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O B2 é o mais aceito para comprovar a proficiência no Idioma Espanhol e ingressar em diversas instituições.

Um resumo direto ao ponto

O Siele como qualquer outro exame que citei nesse artigo são consideradas entidades com fins lucrativos, ou seja, cujos propósitos são obter lucro em suas atividades. Então não pense em momento algum que aprovar nesses exames será fácil, o importante é você estar bem preparado. Faça um bom curso de espanhol preparatório e direcionado ao exame do Siele ou um exame de sua preferência.

Você já conhece o nosso curso preparatório de espanhol para o Siele?

O Curso de Espanhol Online do Instituto Aprender Espanhol Online é um programa online de estudos de espanhol que visa proporcionar resultados equivalentes a anos de estudos em escolas tradicionais de idiomas, capacitando os alunos a estudar conteúdos 100% em espanhol e 100% online.

Ao longo do curso, os alunos aprendem não somente uma grande quantidade de espanhol em um curto período de tempo. Como também aprendem a usar métodos e técnicas altamente eficientes para aprender espanhol. Para isso, usa-se a combinação de aulas ao vivo com professores nativos e com o aprendizado de métodos e técnicas de alta eficiência.

Isso tudo para desenvolver uma base muito forte de espanhol em um curto período de tempo. Para fazer com que os alunos passem de pessoas que têm dificuldades para aprender espanhol em fluentes na língua espanhola sem nenhum medo de se comunicar.

Como se inscrever no curso?

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas e não existe uma data ou período específico para abertura de cada turma. Porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2 ou 3 meses logo após a Semana do Espanhol.

Para fazer sua inscrição é necessário entrar na lista de espera ou realizar sua pré-inscrição utilizando o formulário abaixo.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Além de oferecer um preparatório dentro do curso de espanhol que vai te preparar para os exames do Siele.

Deseja saber mais detalhes sobre os exames que analisamos nesse artigo?

Esse artigo te ajudou? Deixe sua opinião no cometários! Um abraço e até a próxima!