12 3432-2874
sac@aprederespanholonline.com.br

Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Seu portal de intercâmbio e espanhol

SIELE 2 1232x816 - Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Daniela auluna do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o certificado de espanhol do siele
Aluna do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o certificado de espanhol do siele

Aprovar no exame de espanhol do siele para obter o Certificado de Espanhol para trabalhar ou estudar tem sido a ambição de centenas brasileiros, como por exemplo, iniciar um intercambio educacional para ingressar nas universidades mais renomadas do mundo ou começar um novo emprego e crescer profissionalmente com novas experiências. Esse é o sonho de muitas pessoas e é isso que eles vem buscando com cada vez mais frequência, principalmente se direcionando a países da América do Sul, como a Argentina e o Paraguai, que são os mais buscados.

Mas para isso acontecer é necessário compreender pelo menos um nível intermediário da língua espanhola, no caso de ir aos países citados acima. Deve-se também seguir regras e normas que são exigidas para realizar alguns desses feitos. Uma delas é a realização de um exame para conseguir uma certificação. Esse exame é chamado Siele e será o seu passe para realizar o que deseja comprovando sua capacitação. Por isso, veja abaixo todas as informações que você precisa saber para realizar o Exame de Espanhol Siele e começar a realizar seu sonho.

Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)

O Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é um exame de espanhol que é realizado para atestar o grau de domínio da língua espanhola. Esse exame foi criado e é realizado por 4 instituições, sendo elas: o Instituto Cervantes (IC) , a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA). Se você deseja saber quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA, leia esse artigo: Saiba quais são os Certificados de Espanhol aceitos pela UBA.

Esse exame é realizado por meio de 4 etapas de avaliação, sendo uma parte de compreensão de leitura, uma de compreensão aditiva, uma de expressão e por fim uma de interação escritas e orais. Esse exame segue as regras impostas pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa e funciona sobre uma escala de pontos que vareiam de níveis como A1, A2, B1, B2 e C1.

Como Funciona o Exame de Espanhol Siele

O Exame de Espanhol Siele é digital e você o realiza por meio da internet já que é gerado de forma eletrônica, ou seja, os exames são realizadas de modo online. Para realizar o exame basta entrar no site oficial do siele ler as regras e se inscrever.

O candidato que se inscrever para realizar o exame Siele pode escolher entre as opções de realizar a avaliação para conseguir a certificação de sua competência de forma global do idioma Espanhol ou de forma específica para as etapas de ler, escrever, compreender e/ou falar. Se você deseja realizar um intercâmbio educacional na Argentina, precisará fazer o Siele Global que é a modalidade mais completa para certificar seu nível de espanhol.

Validade do Certificado de Espanhol Siele

Após a realização do Exame de Espanhol Siele o estudante obtém os seus resultados e o Certificado ou Relatório da avaliação em um prazo máximo de três semanas. Como as avaliações são elaboradas por instituições diferentes o nível de qualificação é variado, sempre sendo atualizados com novas informações.

O Certificado de Espanhol Siele é válido para 75 universidades que são associadas ao exame e estão espalhadas por 20 países Ibero-americanos, sendo eles: o Canadá, a China e a Coreia do Sul, que são parceiros, colaboram e apoiam o Certificado de Espanhol Siele e acrescentam nas avaliações.

O certificado SIELE tem validade de 5 anos por se tratar de um idioma que está em constante evolução de informações e precisa ser atualizado para garantir a qualidade e eficiência da língua espanhola para os estudantes.

A pontuação varia de 0 pontos a 1000 e cada universidade tem sua pontuação mínima de aceitação desse certificado SIELE para que então seja aprovado dentro daqueles níveis citados acima. Isso para o caso de o resultado ser usado para ingressar em universidades e não apenas para atestar o conhecimento da língua.

Conquiste seu Certificado desde o Brasil

São muitos os brasileiros que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina e outros países da América Latina, e o Certificado de Espanhol Nível Intermediário é um dos quesitos de ingresso das principais universidades da Argentina. Com isso, saiba que é possível conseguir um o Certificado de Espanhol do Siele estando ainda no Brasil caso deseje realizar um intercâmbio e precise do certificado para apresentar em alguma das universidades da Argentina como a UBA, UNR , LA PLATA, entre outras.

Etapas do Exame de Espanhol Siele

Para você entender melhor como funciona as etapas do Exame de Espanhol do Siele, assista o depoimento de Larissa, uma de nossas alunas que já está realizando os seus sonhos de se tornar médica na Argentina. Descobriu que precisaria obter o Certificado de Espanhol Nível b2 do Siele para ingressar na UBA – Universidade de Buenos Aires e logo tomou a decisão que lhe fez aprovar nesse exame.

Para realizar o Exame de Espanhol do Siele você entra no site e se inscreve, então escolhe as modalidades que deseja realizar, a global ou as independentes. Após isso selecione o país, a data e qual o Centro do Exame que você escolhe para ser examinado e obter seu certificado. Esse é um local físico onde um avaliador observará você realizar o Exame Siele de modo online.

No dia da realização da avaliação vá para o centro escolhido com antecedência, leve os documentos oficiais com foto e suas credenciais de acesso para o site Siele que são o endereço de e-mail e senha do usuário.

As normas dizem que se você for realizar o Exame de Espanhol Siele Global você tem direito a 15 minutos de descanso que pode usar entre as provas de compreensão auditiva e expressão e interação escrita. Vejamos a seguir mais detalhes das etapas do exame.

Compreensão auditiva

Na etapa de compreensão auditiva você será avaliado em relação a compreensão das ideias principais do discurso oral e da língua padrão que serão relacionados a temas do cotidiano, como: trabalho, vida acadêmica e lazer, por exemplo.

Compreensão de leitura

Na etapa de compreensão de leitura você será avaliado sobre a leitura de textos que você deve interpretar e compreender.

Expressão e interação de escrita

Na etapa de expressão e interação de escrita você é avaliado no quesito escrito onde deve escrever cartas e notas pessoais quando solicitado ou transmitir informações normais e simples, assim vão avaliar sua forma de expressar ideias e sua compreensão em relação as normas da língua espanhola.

Expressão e interação orais

Na etapa de expressão e interação orais você será avaliado em relação a interpretar coisas do cotidiano, como informações em ruas, viagens, locais de cotidiano como supermercados e outras possibilidades, para avaliar sua compreensão em relação a audição e oração.

Ficou curioso para saber como é o exame do Siele na Prática? Veja esse E-Book online que criamos dos principais exames de espanhol do mundo, incluindo o exame do Siele, Clique aqui para ler o E-Book.

Os Obstáculos que podem te custar o Siele

Existem obstáculos capazes de custar o Siele antes mesmo de você começar a aprender espanhol.

E se você deixar que os obstáculos te parem ainda na hora de começar, as chances são que você nunca alcance a fluência em espanhol.

Pra você entender isso vou contar o caso de um amigo que conheci quando ainda eu trabalhava numa Agência de intercâmbio e turismo em Buenos Aires – Argentina.

O nome dele é Marcos, tem 63 anos e vive na Argentina a mais de 40 anos. Ele largou absolutamente tudo aos 23 anos foi tentar a vida na Argentina. Lá ele trabalhou, conquistou sua independência e se casou com uma nativa, que era um amor de pessoa, pois me lembro que fazia biscoitos de leite e pedia que ele distribuísse para a equipe no trabalho.

Um dos fatos que impulsionou em querer trazer esse caso foi que aos 63 anos ele falava “portunhol” e ainda de forma assumida.

E eu me perguntava: – Qual o motivo disso acontecer com alguém?”

Um dia conversando com ele, perguntei: – Marcos, como é possível viver na Argentina mais de 40 anos e ainda falar portunhol?

Foi nessa ocasião que pude entender o caso e perceber alguns obstáculos que o impediram de ser fluente em espanhol. Vamos aos obstáculos?

O obstáculo principal foi o fato de nunca ter feito um curso de espanhol, pois Marcos pensava assim: “estou vivendo no país, vou me casar com uma mulher nativa, vou aprender espanhol no meu dia-a-dia”.

Seu erro foi dar mais ênfase em uma modalidade de aprendizagem do que nas outras. Isso é comum acontecer em quem tenta aprender espanhol sozinho.

O fato é que para aprender espanhol sozinho tem que ter muita disciplina, muito tempo disponível para realizar pesquisas, um método eficiente, materiais de estudo das 4 modalidades de aprendizagem para cada nível de proficiência e amigos nativos que estejam dispostos a te corrigir quando você falar algo errado.

O Marco de Referencia Común Europeo (MRCE) diz que as 4 modalidades do idioma são: parte oral, parte escrita, compreensão e interação escrita e compreensão e interação de leitura.

Aos 63 anos o Marcos entende absolutamente tudo que escuta em espanhol, compreende a leitura, escreve muito pouco e fala “portunhol” assumidamente. Eu via como os colegas no trabalho debochavam da forma como ele falava, mas ele não se importava mais.

Resumindo, você pode até saber escrever, compreender e interpretar textos, mas se não dominar a fala ou qualquer outra modalidade não vai adiantar de nada todo o esforço que você fez, pois dependendo da finalidade do seu certificado, ele não vai ter valor.

Um exemplo a Universidade de Buenos Aires (UBA), ela só aceita o certificado se o candidato possuir nível intermediário B2 nas 4 modalidades de aprendizagem do idioma, caso contrário o candidato terá que refazer o exame até conseguir nível similar em todas as modalidades.

O Marcos não aceitava nem que a esposa o corrigi-se quando falava errado pois sentia vergonha, e além disso também dispensava a hipótese de fazer qualquer curso de espanhol.

Quando eu ouvi essa história percebi que eu também estava andando para os mesmo direção, o que eu fiz? Boa pergunta, é claro que tomei uma decisão diferente!

Fazer diferente só depende de você, ser fluente ou não só depende da decisão que você vai tomar hoje!

Onde me preparar e o que estudar para realizar o exame do siele?

portal do aluno 1024x576 - Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Saiba que o iAEO- Instituto Aprender Espanhol Online oferece o curso 100% online e totalmente dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que ficam disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos. Essas aulas começam às 09:00am e vão até às 22:00 pm e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas quiser no mesmo dia.

Visando levar aos estudantes um conteúdo inovador o Instituto Aprender Espanhol Online oferece total qualidade e responsabilidade para com os estudantes, e para isso a iAEO possui uma plataforma que contém mais de 200 videoaulas, materiais complementares e quizzes para testar grau de conhecimento dos estudantes. E para manter-se sempre renovado o curso é atualizado com novas videoaulas e exercícios todos os meses, tornando-se assim o curso que possui a plataforma mais completa do Brasil.

Além de oferecer 4 módulos especiais dentro do curso que prepara o aluno para os Exames de Espanhol Siele, Cei, Celu e Dele que busca alcançar a fluência no espanhol e aprovar os estudantes em um dos exames de proficiência mais renomados do Brasil. Contando com uma equipe de professores nativos e bilíngues para que haja a melhor vivência da língua espanhola.

Comece hoje a realizar o seu sonho dando início na aprendizagem do espanhol através do Instituto Aprender Espanhol Online, um Instituto de idiomas voltado para os principais exames de espanhol do Brasil e Argentina. Preencha o Formulário abaixo para receber um atendimento personalizado dos nossos colaboradores.

Estás listo para empezar?

Referências e fontes confiáveis:

 

 

Comentários: 8

  1. […] A maioria dos certificados possuem níveis e as instituições aceitam aluns certificados contando que sejam do com nível intermediário B2 ou superior. São aceitos também qualquer Certificado reconhecido pelo Sistema Internacional de Certificação da Espanha SICELE, o DUCLE, DELE ou SIELE. […]

     
  2. […] de um Certificado de Espanhol exigido pelas principais universidades da Argentina, dentre eles, Siele, Celu, Cei, Ducle ou […]

     
  3. […] en Lengua Española . No entanto os outros certificados aceitos pela UNR são: SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) e DELE- Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Se também for do seu interesse, […]

     
  4. […] conseguiram também ser aprovados nos diversos certificados de proficiência como: SIELE,CELU,CEI e DELE, exigidos para aqueles que desejavam estudar fora do […]

     
  5. […] por exemplo, 12HORAS DE AULAS AO VIVO POR DIA, exames de proficiência como o SIELE,CELU, CEI e DELE materiais audiovisuais referentes aos níveis básico, […]

     
  6. […] compreensão auditiva e compreensão de leitura. Os certificados aceitos são: Siele; Celu e Cei. Saiba a seguir como você conquistar seu certificado de espanhol estando ainda no […]

     
  7. Caio Alfenas Ramos disse:

    Fiz provas SIELE e obtive B1 em expresión e interacción orales
    B2 em expresión e interacción escritas.

    Posso fazer apenas outra prova de expresión e interación orales
    para alcançar o n´vel B2?

     
  8. […] SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) […]

     

Adicione seu comentário