Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Curso de Espanhol Online Nível A1 A2 B1 B2 C1 e C2

SIELE 2 1232x816 - Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Daniela auluna do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o certificado de espanhol do siele
Aluna do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o certificado de espanhol do siele

Aprovar no exame de espanhol do siele para obter o Certificado de Espanhol para trabalhar ou estudar tem sido a ambição de centenas brasileiros, como por exemplo, iniciar um intercambio educacional para ingressar nas universidades mais renomadas do mundo ou começar um novo emprego e crescer profissionalmente com novas experiências. Esse é o sonho de muitas pessoas e é isso que eles vem buscando com cada vez mais frequência, principalmente se direcionando a países da América do Sul, como a Argentina e o Paraguai, que são os mais buscados.

Mas para isso acontecer é necessário compreender pelo menos um nível intermediário da língua espanhola, no caso de ir aos países citados acima. Deve-se também seguir regras e normas que são exigidas para realizar alguns desses feitos. Uma delas é a realização de um exame para conseguir uma certificação. Esse exame é chamado Siele e será o seu passe para realizar o que deseja comprovando sua capacitação. Por isso, veja abaixo todas as informações que você precisa saber para realizar o Exame de Espanhol Siele e começar a realizar seu sonho.

Saiba o que é o Siele

Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española)

O Siele (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é um exame de espanhol que é realizado para atestar o grau de domínio da língua espanhola. Esse exame foi criado e é realizado por 4 instituições, sendo elas: o Instituto Cervantes (IC) , a Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), a Universidad de Salamanca (USAL) e a Universidad de Buenos Aires (UBA). Se você deseja saber quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA, leia esse artigo: Saiba quais são os Certificados de Espanhol aceitos pela UBA.

Esse exame é realizado por meio de 4 etapas de avaliação, sendo uma parte de compreensão de leitura, uma de compreensão aditiva, uma de expressão e por fim uma de interação escritas e orais. Esse exame segue as regras impostas pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa e funciona sobre uma escala de pontos que vareiam de níveis como A1, A2, B1, B2 e C1.

Como Funciona o Exame de Espanhol Siele

O Exame de Espanhol Siele é digital e você o realiza por meio da internet já que é gerado de forma eletrônica, ou seja, os exames são realizadas de modo online. Para realizar o exame basta entrar no site oficial do siele ler as regras e se inscrever.

O candidato que se inscrever para realizar o exame Siele pode escolher entre as opções de realizar a avaliação para conseguir a certificação de sua competência de forma global do idioma Espanhol ou de forma específica para as etapas de ler, escrever, compreender e/ou falar. Se você deseja realizar um intercâmbio educacional na Argentina, precisará fazer o Siele Global que é a modalidade mais completa para certificar seu nível de espanhol.

Validade do Certificado de Espanhol Siele

Após a realização do Exame de Espanhol Siele o estudante obtém os seus resultados e o Certificado ou Relatório da avaliação em um prazo máximo de três semanas. Como as avaliações são elaboradas por instituições diferentes o nível de qualificação é variado, sempre sendo atualizados com novas informações.

O Certificado de Espanhol Siele é válido para 75 universidades que são associadas ao exame e estão espalhadas por 20 países Ibero-americanos, sendo eles: o Canadá, a China e a Coreia do Sul, que são parceiros, colaboram e apoiam o Certificado de Espanhol Siele e acrescentam nas avaliações.

O certificado SIELE tem validade de 5 anos por se tratar de um idioma que está em constante evolução de informações e precisa ser atualizado para garantir a qualidade e eficiência da língua espanhola para os estudantes.

A pontuação varia de 0 pontos a 1000 e cada universidade tem sua pontuação mínima de aceitação desse certificado SIELE para que então seja aprovado dentro daqueles níveis citados acima. Isso para o caso de o resultado ser usado para ingressar em universidades e não apenas para atestar o conhecimento da língua.

Conquiste seu Certificado desde o Brasil

São muitos os brasileiros que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina e outros países da América Latina, e o Certificado de Espanhol Nível Intermediário é um dos quesitos de ingresso das principais universidades da Argentina. Com isso, saiba que é possível conseguir um o Certificado de Espanhol do Siele estando ainda no Brasil caso deseje realizar um intercâmbio e precise do certificado para apresentar em alguma das universidades da Argentina como a UBA, UNR , LA PLATA, entre outras.

Etapas do Exame de Espanhol Siele

Para você entender melhor como funciona as etapas do Exame de Espanhol do Siele, assista o depoimento de Larissa, uma de nossas alunas que já está realizando os seus sonhos de se tornar médica na Argentina. Descobriu que precisaria obter o Certificado de Espanhol Nível b2 do Siele para ingressar na UBA – Universidade de Buenos Aires e logo tomou a decisão que lhe fez aprovar nesse exame.

Para realizar o Exame de Espanhol do Siele você entra no site e se inscreve, então escolhe as modalidades que deseja realizar, a global ou as independentes. Após isso selecione o país, a data e qual o Centro do Exame que você escolhe para ser examinado e obter seu certificado. Esse é um local físico onde um avaliador observará você realizar o Exame Siele de modo online.

No dia da realização da avaliação vá para o centro escolhido com antecedência, leve os documentos oficiais com foto e suas credenciais de acesso para o site Siele que são o endereço de e-mail e senha do usuário.

As normas dizem que se você for realizar o Exame de Espanhol Siele Global você tem direito a 15 minutos de descanso que pode usar entre as provas de compreensão auditiva e expressão e interação escrita. Vejamos a seguir mais detalhes das etapas do exame.

Compreensão auditiva

Na etapa de compreensão auditiva você será avaliado em relação a compreensão das ideias principais do discurso oral e da língua padrão que serão relacionados a temas do cotidiano, como: trabalho, vida acadêmica e lazer, por exemplo.

Compreensão de leitura

Na etapa de compreensão de leitura você será avaliado sobre a leitura de textos que você deve interpretar e compreender.

Expressão e interação de escrita

Na etapa de expressão e interação de escrita você é avaliado no quesito escrito onde deve escrever cartas e notas pessoais quando solicitado ou transmitir informações normais e simples, assim vão avaliar sua forma de expressar ideias e sua compreensão em relação as normas da língua espanhola.

Expressão e interação orais

Na etapa de expressão e interação orais você será avaliado em relação a interpretar coisas do cotidiano, como informações em ruas, viagens, locais de cotidiano como supermercados e outras possibilidades, para avaliar sua compreensão em relação a audição e oração.

Ficou curioso para saber como é o exame na Prática? Veja um modelo de exame clicando aqui.

Os Obstáculos que podem te custar o Siele

Existem obstáculos capazes de custar o Siele antes mesmo de você começar a aprender espanhol.

E se você deixar que os obstáculos te parem ainda na hora de começar, as chances são que você nunca alcance a fluência em espanhol.

Pra você entender isso vou contar o caso de um cara que conheci quando trabalhei numa agência de intercâmbio e turismo em Buenos Aires.

O nome dele é Marcos, tem 63 anos e vive na Argentina a mais de 40 anos. Esse cara largou tudo aos 23 anos foi tentar a vida na Argentina. Lá ele trabalhou, conquistou sua independência e se casou com uma argentina, que era um amor de pessoa, pois me lembro que fazia biscoitos de leite e pedia que ele distribuísse para a equipe no trabalho.

No meu ponto de vista o que marcou a vida desse cara foi que aos 63 anos ele falava “portunhol” e ainda de forma assumida.

E eu me perguntava: – Caramba, qual o motivo disso acontecer?”

Um dia conversando com ele perguntei: – Marcos, como era possível viver na Argentina mais de 40 anos e ainda falar portunhol?

Foi nessa ocasião que pude entender alguns obstáculos que o impediram de ser fluente em espanhol. O obstáculo principal foi o fato de nunca ter feito um curso de espanhol, pois pensava: “estou vivendo no país, vou me casar com uma mulher nativa, vou aprender espanhol no meu dia-a-dia”.

Seu erro foi dar mais ênfase em uma modalidade de aprendizagem do que nas outras. Isso é comum acontecer em quem tenta aprender espanhol sozinho.

O fato é que para aprender espanhol sozinho tem que ter muita disciplina, muito tempo disponível para realizar pesquisas, um método eficiente, materiais de estudo das 4 modalidades de aprendizagem para cada nível de proficiência e amigos nativos que estejam dispostos a te corrigir quando você falar algo errado.

O Marco de Referencia Común Europeo (MRCE) diz que as 4 modalidades do idioma, que são: parte oral, parte escrita, compreensão e interação escrita e compreensão e interação de leitura.

Aos 63 anos o Marcos entende absolutamente tudo que escuta em espanhol, compreende a leitura, escreve muito pouco e fala “portunhol” assumidamente. Eu via como os colegas no trabalho debochavam da forma como ele falava, mas ele não se importava mais.

Resumindo, você pode até saber escrever, compreender e interpretar textos, mas se não dominar a fala ou qualquer outra modalidade não vai adiantar de nada todo os esforço que você fez, pois dependendo da finalidade do seu certificado, ele não vai ter valor.

Um exemplo a Universidade de Buenos Aires (UBA), ela só aceita o certificado se o candidato possuir nível intermediário B2 nas 4 modalidades de aprendizagem do idioma, caso contrário o candidato terá que refazer o exame até conseguir nível similar em todas as modalidades.

O Marcos não aceitava nem que a esposa o corrigi-se quando falava errado pois sentia vergonha, e além disso também dispensava a hipótese de fazer qualquer curso de espanhol.

Quando eu ouvi essa história percebi que eu também estava andando para os mesmo direção, o que eu fiz? Boa pergunta, é claro que tomei uma decisão diferente, caso contrário você não estaria lendo esse artigo.

Fazer diferente só depende de você, ser fluente ou não só depende da decisão que você vai tomar hoje!

Onde me preparar e o que estudar para realizar o exame do siele?

portal do aluno 1024x576 - Siele: como se preparar, modelos de prova, técnicas de estudo

Saiba que o iAEO- Instituto Aprender Espanhol Online oferece o curso 100% online e totalmente dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que ficam disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos. Essas aulas começam às 09:00am e vão até às 22:00 pm e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas quiser no mesmo dia.

Visando levar aos estudantes um conteúdo inovador o Instituto Aprender Espanhol Online oferece total qualidade e responsabilidade para com os estudantes, e para isso a iAEO possui uma plataforma que contém mais de 200 videoaulas, materiais complementares e quizzes para testar grau de conhecimento dos estudantes. E para manter-se sempre renovado o curso é atualizado com novas videoaulas e exercícios todos os meses, tornando-se assim o curso que possui a plataforma mais completa do Brasil.

Além de oferecer 4 módulos especiais dentro do curso que prepara o aluno para os Exames de Espanhol Siele, Cei, Celu e Dele que busca alcançar a fluência no espanhol e aprovar os estudantes em um dos exames de proficiência mais renomados do Brasil. Contando com uma equipe de professores nativos e bilíngues para que haja a melhor vivência da língua espanhola.

Comece hoje a realizar o seu sonho dando início na aprendizagem do espanhol através do Instituto Aprender Espanhol Online, um Instituto de idiomas voltado para os principais exames de espanhol do Brasil e Argentina. Preencha o Formulário abaixo para receber um atendimento personalizado dos nossos colaboradores.

Estás listo para empezar?

Referências e fontes confiáveis:

  1. Site Oficial Siele: https://siele.org/pt/web/guest/conoce-siele
    Instituto Cervantes de Brasília: https://brasilia.cervantes.es/br/certificado_espanhol_siele/info_siele_espanhol.htm
  2. Site Oficial iAEO: https://aprenderespanholonline.com.br/curso-de-espanhol/
  3. Revista Universia: https://noticias.universia.com.ar/en-portada/noticia/2014/06/04/1098043/jovenes-brasilenos-eligen-estudiar-facultad-medicina-unr.html
  4. Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas: https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadro_Europeu_Comum_de_Refer%C3%AAncia_para_L%C3%ADnguas
 

 

Comentários: 6

  1. […] en Lengua Española . No entanto os outros certificados aceitos pela UNR são: SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) e DELE- Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Se também for do seu interesse, […]

     
  2. […] conseguiram também ser aprovados nos diversos certificados de proficiência como: SIELE,CELU,CEI e DELE, exigidos para aqueles que desejavam estudar fora do […]

     
  3. […] por exemplo, 12HORAS DE AULAS AO VIVO POR DIA, exames de proficiência como o SIELE,CELU, CEI e DELE materiais audiovisuais referentes aos níveis básico, […]

     
  4. […] compreensão auditiva e compreensão de leitura. Os certificados aceitos são: Siele; Celu e Cei. Saiba a seguir como você conquistar seu certificado de espanhol estando ainda no […]

     
  5. Caio Alfenas Ramos disse:

    Fiz provas SIELE e obtive B1 em expresión e interacción orales
    B2 em expresión e interacción escritas.

    Posso fazer apenas outra prova de expresión e interación orales
    para alcançar o n´vel B2?

     
  6. […] SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) […]

     

Adicione seu comentário