DUCLE – Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española

duble flyer - DUCLE - Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española

DUCLE – Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española como lengua extranjera

Esse e outros certificados de espanhol estão na mira dos brasileiros que desejam ingressar na UNR – Universidad Nacional de Rosário na Argentina. Nesse artigo vamos falar especificamente sobre o DUCLE – Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española . No entanto os outros certificados aceitos pela UNR são: SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) e DELE- Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. Se também for do seu interesse, clique sobre o nome do certificado para descobrir tudo que você precisa saber sobre eles.

Sabemos que não basta somente saber a teoria, você também precisa saber na prática como ele funciona e como se preparar. Nesse artigo vamos falar exatamente sobre esses e outros temas relacionados para te ajudar ao máximo e assim se sentir mais seguro quando for fazê-lo. Então vamos lá!

DUCLE – Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española como lengua extranjera

Vamos iniciar falando sobre o DUCLE por ser o exame oferecido pela própria Universidade de Rosário.

O que é o ducle

A sigla (Ducle) significa “Diploma Universitario de Competencia en Lengua Española. Direto ao ponto é um Certificado de Espanhol. Esse Certificado avalia a compreensão, expressão oral e escrita em três níveis: Básico, Intermediário e Avançado e destina-se a falantes cuja língua materna não é o espanhol e desejam provar seu domínio da língua espanhola como língua estrangeira.

Os motivos mais relevantes que te levam a querer fazer esse exame é 1) você está em vivendo em Rosário – AR e precisa do Certificado de Espanhol para apresentar como documento obrigatório na Universidade, e (2) Você está no Brasil e ainda não havia descoberto que poderia chegar em Rosário com um outro certificado aceito pela UNR.

Isso é muito comum se você está iniciando suas pesquisas agora, no entanto agora você sabe quais são os certificados de espanhol aceitos pela Universidade Nacional de Rosário.

Como funciona o exame ducle

O candidato é avaliado através das quatro principais modalidades: Fala, leitura, audição e escrita e o exame é desenvolvido de acordo com as diretrizes do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas. Destina-se a falantes cuja língua materna não é o espanhol, com mais de 16 anos, que desejam credenciar seus conhecimentos de língua estrangeira espanhola.

Considerando que você será um futuro universitário da Universidade Nacional de Rosário, vamos falar sobre o exame baseado no nível de proficiência requerido pela universidade para as pessoas que desejam iniciar a carreira acadêmica, que é o nível intermediário b2. Vamos direto ao ponto no que você precisa considerar em cada modalidade, começando pela produção oral, compreensão de textos, compreensão auditiva e expressão escrita.

Produção oral Nível B2

O candidato será entrevistado e deverá demonstrar que domina a compreensão em diferentes situações contextuais, e deverá expressar competência pragmática. Ex: Imagine que você esteja conversando com alguém e tenha que falar gramaticalmente correto. Duas coisas podem acontecer: Você falará espanhol ou portunhol, por isso é importante estudar espanhol.

Compreensão de textos escritos

O candidato deve demonstrar um domínio no entendimento de diferentes tipos de textos (cartas de leitores, cartas de família, anúncios classificados, propagandas, relatórios, artigos de jornal, entre outros) que sejam responsáveis ​​por sua competência pragmática. Um outro exemplo: Imagine que você está lendo um texto gramaticalmente correto. Duas coisas podem acontecer: você entende ou não o que lê.

Compreensão auditiva

Como em qualquer outro exame, o meio mais utilizado para esse teste são gravações reais, extraídas da mídia audiovisual, os candidatos devem resolver uma série de atividades baseadas nas informações ouvidas. Pedirão que tire uma conclusão do que foi reproduzido; você precisará descriminar informações verdadeiras ou falsas; responder perguntas relacionadas, entre outras…

Expressão escrita

Como na maioria dos exames, também é solicitado a produção de uma redação, escrever um e-mail, uma carta para um parente entre outras atividades, porém quando estiver estudando foque mais em saber escrever um bom email formal e informal, Ok!

Considere um parágrafo de no mínimo 15 linhas para cada uma das produções que você for fazer.

O que você precisa levar em consideração

Leve em consideração que o Nível Intermediário b2 Corresponde ao grau mínimo de competência exigido para o desempenho no nível universitário. Eles Avaliam o domínio do candidato para funcionar em uma variedade de situações sociais e demonstre desempenho limitado no trabalho e nas áreas acadêmicas. É capaz de:

  • discutir, explicar e defender sua posição em um debate, dando opiniões e usando recursos persuasivos;
  •  construir uma cadeia de argumentos fundamentados;
  •  desdobrar-se fluentemente e efetivamente em um discurso social;
  •  vire a palavra quando corresponder;
  •  habilmente estabeleça um relacionamento entre sua própria contribuição e a de outros oradores em uma conversa;
  • organizar um discurso claro e coerente através de computadores discursivos, conectores e mecanismos de coesão;
  • Expresse hipóteses e dê definições com alguma precisão.

Links amigáveis ducle

Para não deixar a leitura pesada e exaustiva organizei os links mais importantes que lhe darão informações como modelo de prova, validade do exame, como se inscrever e valores.

  1. Modelo de Prova: https://espanol.unr.edu.ar/ducle/modelos-examen
  2. Validade do exame: https://espanol.unr.edu.ar/ducle/validez
  3. Como se inscrever: https://espanol.unr.edu.ar/ducle/inscripcion
  4. Valor do exame: https://espanol.unr.edu.ar/ducle/inscripcion

Está gostando do artigo até aqui? Não se esqueça de comentar abaixo, quero saber sua opinião sobre o artigo.

Minhas considerações

Considere alguns fatores antes de tomar sua decisão, pois uma decisão errada pode comprometer o seus planos acadêmicos. Entenda uma coisa! Não existe exame mais fácil ou mais difícil, não cai nessa! Pois o objetivo de todos os exames de espanhol é avaliar sua competência no idioma, no entanto esses órgãos competentes exigirão o máximo de você! Pois como eu disse, eles não avaliarão o quanto você estudou para fazer o exame, mas sim o quanto você sabe de espanhol. Essa é maior sacada que eu descobri depois de anos trabalhando aqui no instituto iAEO.

No entanto não busque o exame mais fácil, busque aprender corretamente o espanhol assim como recomenda a UNR, UBA e outras universidades da Argentina, seguindo o Quadro Comum Europeu de Referencia para Línguas.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

Provavelmente você esteja buscando um bom curso de espanhol online para se preparar para o exame pois é o seu sonho estudar na Universidade Nacional de Rosário. Saiba que podemos te ajudar!

Sabemos exatamente como te ajudar pois já ajudamos mais de 2 mil alunos aprovarem os principais exames de proficiência em espanhol, incluindo o DUCLE da UNR.

O nosso método funciona por que está baseado em 3 pilares, 1) Aulas ao Vivo; 2) Conteúdo prático e 3) Professores Nativos.

Com uma plataforma 100% online, materiais didáticos audiovisuais, exercícios interativos, além de poder fazer aulas ao vivo com com professores nativos de segunda a sexta-feira. O curso também oferece uma experiência de imersão cultural. Isso tudo e muito mais..

Entre na lista de espera nessa página para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Não esqueça de deixar a sua opinião (na área de comentários que você verá logo abaixo do artigo). A sua opinião é muito importante, pois é ela que nos motiva a continuar o nosso trabalho e criar cada vez mais conteúdo de qualidade para todos vocês que desejam aprender ou melhorar o espanhol!