Intercâmbio Estudantil na Argentina: Entenda todo processo

intercâmbio estudantil na Argentina

Se você é um dos brasileiros que possui vontade de realizar um intercâmbio estudantil na Argentina e está pesquisando como funciona todo processo, porque sabe que no Brasil a educação superior possui muita concorrência e preço altos, saiba agora o que você precisa fazer para começar a realizar esse sonho. Um dos países com mais facilidade de ingresso nas faculdades de Medicina é a Argentina.

Sem contar que é o país que possui várias das melhores instituições públicas da América Latina. Isso conforme o Ranking de 2020 da QS World Universiy Rankings. Então veja agora quais são os passos que você estudante brasileiro que deseja realizar um intercâmbio estudantil na Argentina precisa saber para iniciar essa nova jornada.

Passo 1: Escolha a universidade que deseja ingressar ao realizar seu intercâmbio estudantil na Argentina

Saiba que há muitas opções, mas vale escolher a que melhor se encaixa nas suas necessidades e que ofereça o que você busca em relação a infraestrutura e qualidade. Para não fugirmos do nosso foco principal não vou citar as principais universidades aqui, mas caso seja do seu interessa saber sobre as principais universidades da Argentina, clique aqui.

Saiba que estudar fora e realizar seu intercâmbio estudantil na Argentina lhe abrirá muitas portas, além de realizar o seu sonho, obter fluência em um novo idioma, a bagagem pessoal e as várias experiências e momentos vividos durante os seus anos de faculdade. 😉

Passo 2: Saiba quanto custará morar e estudar ao realizar o intercambio estudantil na Argentina

Saber quais serão suas responsabilidades financeiras, gastos mensais com moradia, água, energia, internet, alimentação, higiene pessoal e mesmo se a universidade for pública os gastos com transporte e livros, é muito importante para não passar por perrengues. Além de ter um extra para situações de saúde e também para poder sair em momentos de lazer.

Saiba que apesar da Argentina ter fama de custo de vida alto, o custo que você teria somente as mensalidades da universidade no Brasil seriam muito superiores aos que você pagaria estudando gratuitamente na Argentina, claro que dependendo da carreira! Mas, arcando somente com despesas básicas, como: Moradia, alimentação, higiene pessoal e etc… Então um intercâmbio estudantil na Argentina sairá mais em conta do que se manter estudando no nosso país. E ainda você ganha o bônus de estudar em instituições de total qualidade de ensino reconhecido mundo a fora.

Passo 3: Saiba como e o que precisa para iniciar seu intercâmbio estudantil na Argentina

Matrícula Online

Saiba que existirá um “método de ingresso obrigatório” para iniciar seu intercâmbio estudantil na Argentina e garantir sua vaga em uma das melhores universidades. É obrigatório e presencial, o curso de ingresso não tem caráter eliminatório, apenas te enquadrar no sistema de ensino argentino. Mas a primeira etapa da sua matrícula é realizada por meio online no site oficial da universidade, assim você dará início ao processo da sua matricula.

Exigências das documentações

Para te matricularem, pedirão seus documentos escolares juntamente com os de identificação de acordo com as normas e diretrizes da universidade, e depois disso a segunda etapa da matricula se torna presencial e você precisará realizar fisicamente na instituição de ensino. Após uma boa parte das papeladas serem aceitas, você que deseja começar seu intercâmbio estudantil na Argentina precisará comprovar sua proficiência no idioma Espanhol.

Se você deseja saber o processo mais detalhado sobre como se matricula na universidade leia esse artigo que preparamos para você clicando aqui.

Certificado de Espanhol Obrigatório

Esse é um processo obrigatório para finalmente concluir sua matricula e começar a estudar. Esse certificado garante que você aluno estrangeiro tem capacidade de ler, interpretar, escrever e falar a língua espanhola. Para isso você precisará realizar um exame de espanhol válido pela instituição que quase sempre exigem o nível intermediário B2 do idioma. Alguns desses certificados são o Sieçe, Cei, Celu, Dele e Ducle, você pode saber tudo sobre essa etapa dos certificados, clicando aqui.

Passo 4: Se prepare antes de sair do Brasil

Nossa recomendação é que você chegue aqui na Argentina com seu certificado de espanhol em mãos para que isso não se torne um fardo pesado para você ao chegar aqui.

Chegar aqui na Argentina com o certificado em mãos lhe permitirá ocupar o seu tempo no que realmente importa para você, que são seus estudos na universidade. Se esforce para isso acontecer, caso contrário você terá que lutar contra a ansiedade de ter que fazer o exame ao chegar aqui. E não é somente isso, tudo será novo para você e sua mente poderá estar em um turbilhão de pensamentos e talvez isso pode te prejudicar no momento da prova.

Você já conhece o nosso Curso de Espanhol Online?

O curso é 100% online, dinâmico e está dividido por níveis que visam levar o aluno do zero até a fluência no idioma. Cada um desses níveis conta com diversos módulos com aulas e materiais didáticos. Ao todo são quase 200 aulas e mais materiais de estudo.

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas. Não existe uma data específica para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

Se você quiser ser informado tanto sobre a Semana de Espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta se cadastrar usando o formulário abaixo:

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um grande abraço!

Referências e fontes confiáveis

  1. https://www.topuniversities.com/universities/country/argentina
    2. https://brasilescola.uol.com.br/espanhol
    3. https://www.estudarfora.org.br/como-e-estudar-medicina-na-argentina/
 

Os comentários estão desativados.