Universidade de Buenos Aires: estude de graça sem vestibular

Se estudar na (UBA Universidade de Buenos Aires) faz parte de seus planos, saiba que a UBA é a melhor universidade pública da América Latina e se encontra na 74ª posição como a melhor universidade do mundo de acordo com o QS World Rankings, além de ter produzido quatro vencedores do Prêmio Nobel sendo eles professores na (UBA) o que os tornam amplamente respeitados na região.

Por esses e outros motivos a Universidade de Buenos Aires está entre as melhores universidades do mundo. Considerando que a universidade possui um corpo discente de mais de 121 mil alunos, sendo mais de 27 mil estudantes internacionais incluindo brasileiros e mais de 16 mil professores.

Isso se dá devido ao Brasil possuir muitas barreiras para estudantes que buscam o nível superior por todo o país. Sendo por preços muitos altos em instituições privadas e pouca oferta de vagas/muita concorrência no setor público. Por isso, a Argentina se torna um país muito escolhido, principalmente por conta de ser vizinho de fronteira, por possuir similaridade na língua e cultura em geral.

Universidade de Buenos Aires no Ranking das 100 melhores universidades do mundo

Universidade de buenos aires

Fundada em 1821, a (UBA – Universidade de Buenos Aires) é uma instituição pública, gratuita, livre e laica, como a mesma se intitula. A instituição se encontra na capital da Argentina, na cidade de Buenos Aires e é a universidade que mais recebe brasileiros que buscam principalmente estudar Medicina.

E é por tudo isso que a instituição, é hoje, a universidade mais prestigiada da América Latina e está dentro do ranking das 100 melhores do mundo, por qualidade, aceitação de diversos alunos e oferta de muitas vagas e de forma mais facilitada para todos seus cursos.

Veja o que é necessário para ingressar na Universidade de Buenos Aires

Certificado de Espanhol Nível Intermediário

Para os brasileiros que buscam estudar na (UBA – Universidade de Buenos Aires), saiba que a instituição não possui vestibular, o ingresso é direto. O que é exigido por eles é o certificado de espanhol nível intermediário que comprova a competência do candidato nas 4 modalidades de aprendizagem, parte oral, parte escrita, compreensão de leitura e compreensão auditiva. Saiba quais são os Certificados de Espanhol aceitos pela Universidade de Buenos Aires clicando aqui.

Se você já terminou o ensino médio e quer estudar na Argentina provavelmente já se perguntou ou está se perguntando: Quais são os documentos eu preciso para poder me inscrever na UBA?

Documentações e validações obrigatórias para ingressar na universidade

Para ingressar na Universidade de Buenos Aires, você não precisa fazer nenhum tipo de vestibular ou algo parecido. Você deve se inscrever no Ciclo Básico Comum, que corresponde ao primeiro ano das carreiras da UBA.

Se você é estrangeiro e já possui residência permanente ou temporária ou ainda não regularizou seu status de imigração, para fazer o registro, você deve apresentar a seguinte documentação:-

-Certificado de Ensino Médio apostolado pelo Ministério das Relações Exteriores do seu país e validado pelo Ministério da Educação da Argentina.
-Documento ou passaporte do seu país
-1 foto 4×4
-Certificado de Espanhol Nível Intermediário B2
-Toda a documentação deve ser apresentada na Ciudad Universitaria (Hall III, Subsecretaria de Planejamento PB, de segunda a sexta-feira, das 10 às 16 horas), durante as datas de registro estabelecidas pelo CBC.

CBC – Clico Básico Comum da Universidade de Buenos Aires

Universidade de buenos aires

Depois dos documentos legalizados de acordo com o exigência citada acima, o candidato ingressa diretamente no CBC (Ciclo Básico Comum) da Universidade de Buenos Aires, que é considerado o 1° ano de qualquer carreira da universidade e tem como objetivo nivelar o conhecimento do aluno com os conceitos históricos do país, aplicando matérias como exemplo (CBC para quem vai cursar Ciências Médicas) ICSE – Introducão ao Conhecimento da Sociedade e Estado; IPC – Introdução ao Pensamento Científico; Física; Matemática; Biologia e Química.

No momento da inscrição no CBC o candidato precisará apresentar o certificado de proficiência em espanhol comprovando que possui o nível requerido pela Universidade de Buenos Aires, para que então seja aceito! Essa comprovação é feita por meio de alguns exames avaliatórios que por sua vez certifica o aluno através do certificado internacional.

E agora, por onde começar?

Se você é estudante e já concluiu o Ensino Médio ou está prestes a concluir e deseja dar início a esse sonho hoje, saiba que é possível iniciar desde o Brasil, começando com a aprendizagem do espanhol.

Juntamente com a Universidade de Buenos Aires, consideramos essa etapa uma das principais a serem concluídas e que por sua vez pode ser realizada desde Brasil, evitando possíveis atrasos no processo de regulamentação de seus documentos para efetivação da sua matrícula. Visando que existe uma data específica para ingressar na universidade e apresentar seus documentos. Veja a seguir:

Resolução do conselho superior nº 1197/2018

A UBA (Universidade de Buenos Aires) exige um certificado de proficiência de estrangeiros afirmada em uma cláusula da resolução do conselho superior nº 1197/2018 que diz:

“Artículo 35.- todos los estudiantes cuyo título de nivel secundario provenga de una institución sita en un país no hispanohablante deberán poseer un nivel mínimo de conocimiento y uso del español equivalente al nivel b2 del marco de referencia común europeo (mrce). El postulante deberá acreditar el nivel de español requerido a través de cualquiera de las certificaciones otorgadas por la universidad de buenos aires.”

A cláusula diz que o estudante que possui o histórico escolar de qualquer país que não tenha o espanhol como língua materna deverá possuir o nível B2 de proficiência na língua espanhola com base no marco de referência comum europeu.

Veja agora os exemplos de exames que você pode realizar pare comprovar sua capacidade pelo menos em nível intermediário sobre o idioma Espanhol e ingressar na Universidade de Buenos Aires.

Certificados de Espanhol Aceitos pela Universidade de Buenos Aires

SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

SIELE É um certificado eletrônico com reconhecimento internacional que certifica o grau de proficiência na língua espanhola através de 4 (quatro) provas: Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral. Inclusive a Universidade de Buenos Aires é uma das protagonistas do exame Siele.

CELU (Certificado de Español Lengua y Uso)

CELU É um exame feito em um único dia e no mesmo local e consiste num conjunto de atividades orais e escritas. A primeira parte avalia a adequação contextual e interativa, fluência, pronúncia e entonação, gramática e léxico. E a segunda avalia a adequação discursiva, gramatical e léxica de conteúdo.

CEI (Certificado de Español Intemedio)

CEI É um exame elaborado pela própria Faculdade de Filosofia e Letras da universidade e foi desenhado para avaliar a capacidade de falar, entender e escrever na universidade.

Você pode saber mais detalhes e tudo que precisa saber sobre todos esses certificados, clicando aqui.

Assim, são esses os Certificados de Espanhol Aceitos pela UBA – Universidade de Buenos Aires que irão comprovar que você tem competência para se comunicar pelo menos em nível intermediário em relação ao idioma Espanhol. Comprovando sua fala, escrita, escuta e interpretação. E você pode estudar para realizar esses exames antecipadamente e garantir seu certificado desde o Brasil e já chegar na Argentina se preocupando no que realmente você precisará se preocupar, nos seus estudos na universidade.

A Universidade de Buenos Aires recomenda escola de idiomas?

A escola de espanhol recomenda pela Universidade de Buenos Aires para quem deseja aprender espanhol e se nivelar para aprovar nesses exames é aquela que possui sua metodologia fundamentada no Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas pois o modelo proposto no CEFR garante que o estudante seja capaz de desenvolver suas habilidades nas 4 modalidades de aprendizagem de cada nível do idioma. Parte oral; parte escrita; compreensão de leitura e e compreensão auditiva.

Você já conhece escola de espanhol online?

Prezando a qualidade de ensino e aplicando as regras imposta pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (CEFR) o (iAEO) Instituto Aprender Espanhol Online desenvolveu sua metodologia baseada em 3 pilares, entenda: (1) Aulas ao vivo, (2) Acesso ilimitado ao Portal do Aluno, e (3) Professores Nativos. Entre outros benefícios que proporcionamos aos nossos aulos. Veja:

Aulas ao vivo

Sendo um dos maiores diferenciais do nosso curso, as aulas ao vivo são cruciais quando você deseja alcançar os melhores resultados na vida!

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você desenvolva habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Outra finalidade é colocar em prática todo conhecimento adquirido através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira em horários diversos e você pode acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático

São quase 200 videoaulas gravadas e disponíveis na plataforma de estudos onde você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que inclusive são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

As aulas são ministradas inteiramente em espanhol para que você tenha total confiança na hora de falar.

Além aulas disponíveis, você também poderá contar com materiais escritos e livros de autoria da escola.

Professores Nativos

Nós prezamos muito a qualidade de ensino, por isso, todos os nossos professores são nativos e possúem formação acadêmica para ensinar o espanhol.

Os professores são bilíngues e também falam português muito bem. Contudo sabem as principais dificuldades dos alunos em aprender espanhol.

Resumindo, nossa missão é levar o ensino de forma sólida e divertida, e que seja capaz de transformar o modo como pessoas comuns aprendem espanhol.

Nossa metodologia foi desenvolvida com base nos principais exames de espanhol justamente para você possa alcançar os melhores resultados nos exames de proficiência de espanhol.

Como você pode se inscrever no curso de espanhol?

Entre na lista de espera nessa página para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Referências e fontes confiáveis:

  1. QS World Rankings: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2020
  2. blog.iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/
  3. iAEO.site: https://aprenderespanholonline.com.br/
  4. Laboratório de Idiomas UBA: http://idiomas.filo.uba.ar/es/node/145
  5. UBA: http://www.uba.ar/internacionales/contenido.php?id=455
  6. CBC: https://www.cbc.uba.ar/