Diploma de Medicina da Argentina vale em quais países?

2 - Diploma de Medicina da Argentina vale em quais países?

Um das perguntas mais frequentes de quem deseja realizar um intercâmbio educacional na Argentina é saber se o Diploma de Medicina da Argentina servirá em outros países, principalmente no Brasil.

Sabemos que cada vez mais estudantes brasileiros buscam estudar no exterior, principalmente aqueles que desejam cursar medicina. E isso acontece devido a educação superior no Brasil possuir muitas dificuldades no processo de ingresso do aluno. E ainda mais empecilhos para o estudante conseguir se manter no curso da universidade. É uma situação lamentável.

Por isso, muitos buscam a Argentina como o país de opção para um intercambio educacional e também por ser um país vizinho e com cultura semelhante. E então surgem muitas dúvidas sobre realizar essa graduação no exterior, sendo uma das principais referente ao diploma de medicina da Argentina valer em quais países. Portanto, se você possui essa dúvida além de muitas outras veja abaixo tudo o que precisa saber.

Consiga seu diploma de Medicina da Argentina

Para você que busca viver essa experiência de mudar de país devido a um intercambio educacional para crescer profissionalmente ou até mesmo realizar um sonho, saiba agora as quais são as principais instituições de ensino superior para conseguir seu Diploma de Medicina da Argentina.

As principais universidade são:

  1. Universidade de Buenos Aires – UBA. Considerada a melhor universidade pública do país encontrada na capital Buenos Aires.
  2. Universidade de La Plata – UNLP. Instituição pública encontrada na cidade de La Plata.
  3. Universidade Nacional de Rosário – UNR. Instituição pública encontrada na cidade de Rosário.
  4. Universidade – Austral. Instituição privada considera a melhor do país, possuindo mais de 50 anos de experiência.
  5. Universidade Católica Argentina – UCA. Instituição privada que é da mesma franquia das PUCs do Brasil.
  6. Fundación Hector Alejandro Barceló – Barceló. Instituição privada sendo a mais barata do país.

Entenda que cada uma dessas universidades possuem suas regras e processos de ingresso. Por isso, para saber mais deve-se entrar nos sites oficiais das universidades e conferir todas as informações que se precisa saber.

O diploma de medicina da Argentina é reconhecido no Brasil?

Assim que você conseguir seu diploma de Medicina da Argentina você se pergunta como exercerá sua profissão, certo? E a resposta do título acima é sim, o diploma é reconhecido, mas ele só é validado após a realização de uma avaliação. Então é preciso passar por alguns processos de revalidação feito por uma prova chamada de Revalida. Todo o Mercosul reconhece os diplomas dos países que adentram seu grupo, mas cada país possui um estilo de prova para validar comprovadamente o diploma do formado.

Isso acontece pelo meio do ARCU-SUL que é o Sistema de Acreditação Regional de Cursos de Graduação do Mercosul, um projeto que visa a revalidação facilitada, possivelmente automática, de diplomas entre universidades conveniadas do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Uruguai, da Bolívia e do Chile.

Tecnicamente o diploma é reconhecido em muitos países, a questão é validar ele conforme as normas e leis do país escolhido. Uma dessas outras opções é a Espanha onde o diploma de medicina da Argentina tem validade sem precisar de avaliação, pois existe um acordo de reconhecimento de diploma entre Argentina e a Espanha. Para isso basta enviar as documentações e se estiverem todos de forma correta eles irão validar o seu diploma.

Outra questão é que após 3 anos exercendo medicina na Espanha você terá seu diploma válido para toda a Europa, pois esse é um dos regulamentos que a Espanha possui para que seu profissionais de saúde possam atuar em todo o continente. Há também a possibilidade em Portugal, onde o médico formado que possui diploma de medicina da Argentina deve pedir equivalência de grau ao presidente do Conselho Científico de uma instituição portuguesa que ministre o curso de medicina. Com a equivalência em mãos, deve solicitar o registro para a Ordem dos Médicos de Portugal.

Para saber sobre a validação do diploma de medicina da Argentina basta pesquisar pelo país desejado e saber quais são suas regras e o processo referente a validação desses novos profissionais para que possam exercer suas funções no sistema de saúde do local escolhido.

Como funciona a Revalida do Brasil?

Para validar seu diploma de medicina da Argentina basta seguir os trâmites propostos pelo órgão governamental do setor de educação brasileiro e realizar o Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) que é o processo mais tradicional referente para estudantes brasileiros formados fora do país para o reconhecimento do diploma. Esse exame é aplicado pelo Inepe – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que avalia por meio de provas que buscam analisar o conhecimento teórico e prático dos formandos.

Além das habilidades e competências que são necessárias para o exercício da profissão médica especificamente no Brasil. É um meio considerado fácil pelos estudantes que veem formados de outros países e realizam. Para aprovar no Revalida é necessário obter um conhecimento geral de todas as matérias estudadas durante o curso.

Os brasileiros graduados em outro país fazem então uma prova escrita, uma prova discursiva e um teste para demonstrar suas habilidades clínicas. Professores de universidades públicas participam da elaboração dos exames. A prova ocorre anualmente e é aplicada por universidades públicas que tenham previamente firmado parceria com o Ministério da Educação. Os candidatos aprovados passam a ter seus diplomas estrangeiros revalidados no Brasil.

Saiba como ingressar e por onde começar

De modo geral as universidades argentinas exigem de estudantes estrangeiros além dos documentos necessários para ingresso, um Certificado de Espanhol que comprova sua proficiência na língua espanhola. Isso significa que você precisará conquistar seu certificado de espanhol para comprovar que você tem ao menos o nível intermediário b2 do idioma espanhol.

O Siele, Cei, Celu, Dele e Ducle são os principais certificados aceitos por essas universidades. Para saber todas as informações sobre esses certificados basta clicar sobre eles. A terceira etapa obrigatória depois de apresentar seus documentos juntamente com o certificado de espanhol é a realização de um curso de ingresso introdutório que é oferecido por essas instituições.

Esse curso introdutório parece com o vestibular no Brasil, mas acontece após a entrada na universidade e não possui quesito avaliatório, porém tem uma duração de meses que é considerado o primeiro ano da carreira acadêmica do estudante. No fim, eles avaliam seu potencial e te dão uma classificação conforme seu desempenho. A realização desse curso introdutório é obrigatório e é feito de forma presencial, sendo diferentes modalidades para cada curso oferecido pela instituição.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

Gostaríamos que soubesse da nossa paixão por ensinar! Desde de 2017 temos feito história da vida de milhares de aluno que também sonham com o diploma da Argentina. E já somos mais de 2 mil alunos aprovamos nos principais exames de proficiência em espanhol, incluindo o Siele.

O nosso método funciona por que está baseado em 3 pilares, 1) Aulas ao Vivo; 2) Conteúdo prático e 3) Professores Nativos. Vou explicar!

Aulas ao vivo

Sendo um dos maiores diferenciais da nossa escola, as aulas ao vivo são cruciais quando o aluno deseja alcançar os melhores resultados na vida, como no caso de nossos alunos

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você possa desenvolver habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Outra finalidade é colocar em prática todo conhecimento adquirido através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira em alguns horários do dia. E o aluno pode acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático

São quase 200 videoaulas exclusivas e disponíveis na plataforma de estudos onde você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que inclusive são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

As aulas são ministradas inteiramente em espanhol para que você tenha total confiança na hora de falar.

Os professores conseguem passar o conteúdo entre 15 e 20 minutos para que as aulas não se tornem cansativas.

Professores Nativos

Nós prezamos muito a qualidade de ensino, por isso, todos os nossos professores são nativos e possuem formação acadêmica para ensinar o espanhol e alguns possuem o título de Aplicador Oficial Dele e Preparador Oficial Siele.

Os professores são bilíngues e também falam português muito bem. Contudo sabem as principais dificuldades dos alunos em aprender espanhol.

Resumindo, nossa missão é levar o ensino de forma sólida e divertida, e que seja capaz de transformar o modo como pessoas comuns aprendem espanhol.

Se você gostou e deseja ser fluente em espanhol, entre na lista de espera nessa página para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Não se esqueça de deixar sua opinião abaixo e Compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que nos ajudar espalhar essas informações e ajudar mais pessoas a saberem sobre o assunto.

Até a próxima!

 

Comentários