Saiba como matricular seu filho para estudar na Argentina

Se você já se perguntou: “Como matricular meu filho para estudar na Argentina” é bem provável que você já saiba da oportunidade que seu filho tem de fazer uma graduação de graça no país.

Realizar um intercâmbio educacional na Argentina em busca do tão sonhado título de Doutor(a) é o sonho muitos de brasileiros que também tem se tornado um projeto de família, pois envolve familiares e amigos.

Pois um curso de nível superior realizado no exterior agregará muito valor e qualificação profissional na vida do seu filho. Além de ser uma experiência enriquecedora para a vida pessoal dele. Por isso, mamãe, descubra comigo através de 3 passos como matricular seu filho para estudar na Argentina e por onde você deve começar!

Processo de Matrícula

O primeiro passo é escolher a instituição de ensino superior que o seu filho deseja ingressar. Decida então qual a universidade e o método de ensino que melhor se encaixa no perfil dele, se é método tradicional, como na maioria das universidades no Brasil ou método PBL que representa Aprendizagem Baseada em Problemas e, como o próprio nome diz, é a construção do conhecimento a partir da discussão em grupo de um problema. Identificar e escolher o melhor método ajudará seu filho em mais 30% em seus resultados na universidades.

Assim que definido a universidade vocês poderão saber quais são os procedimentos necessários, como: documentações exigidas, quais são as documentações que precisarão de convalidações, quais são as convalidações e carimbos necessários e etc.. Essas informações quase sempre são encontradas no site oficial da instituição. Há quem faz tudo sozinho, e há quem contrata serviços para resolver essas questões burocráticas.

É um fase importante na vida do seu filho, então decida com cuidado se iniciar todo o processo sozinha é a melhor opção. Existem processos complicados que se resolvem somente Ministério da Educação da Argentina, ou seja, por mais que você consiga resolver a parte burocrática dos documentos do seu filho no Brasil, ainda precisará resolver na Argentina. Por isso há quem deseja contratar serviços a parte para resolver toda parte burocrática. Você já conhece as Universidades Publicas e Particulares da Argentina? Conheça abaixo as mais visadas.

E muitas outras. Você pode saber sobre mais instituições de grande nomeação da Argentina, clicando aqui.

Certificado de Espanhol Obrigatório

Haylla e1588693253507 1024x582 - Saiba como matricular seu filho para estudar na Argentina
Haylla Beatriz – Uma de nossas alunas aprova do exame do Siele

E não para por ai o processo para matricular seu filho para estudar na Argentina. Chegando na parte da matricula presencial feita na instituição escolhida, o seu filho precisará cumprir determinados processos obrigatórios.

Saiba que os métodos de ingresso são diferentes para cada universidade, assim cada uma possui um termo diferente para a adesão de estrangeiros. O mais comum é que seja exigido dele um certificado de proficiência em espanhol que comprove sua capacidade de Falar; Entender; Escrever e ler em espanhol, tudo isso a nível intermediário b2.

O certificado de proficiência em espanhol comprovará que seu filho possui o nível requerido para ser aceito pela universidade. Essa comprovação é feita por meio de alguns exames avaliatórios que por sua vez certifica o aluno através do certificado internacional. Também é uma etapa obrigatória para comprovar a capacidade do seu filho de ler, interpretar e falar a língua espanhola, como dito acima.

Alguns desses certificados mais importantes são: o SIELE (nível S5 ou Global), o CELU (intermediário ou avançado), o DUCLE, o CEI ou o DELE. Assim, são esses certificados que irão comprovar que seu filho possui competência para se comunicar em espanhol pelo menos em nível intermediário b2.

Cada instituição também aceita determinados certificados, precisa-se então conferir qual é o solicitado pela instituição escolhida do seu filho.

Mãe, você sabia que é possível conseguir o certificado de espanhol desde o Brasil? Exatamente! Inclusive é recomendado pela principais universidades da Argentina que o estudante adquira o certificado de Espanhol ainda estando no Brasil para chegar na Argentina e se preocupar apenas com o que realmente lhe interessa, seus estudos na universidade.

Existem vários casos de filhos que comprometeram suas matrículas nas universidades porque escolheram fazer o exame de espanhol ao chegar na Argentina. Mas como isso se torna possível? Simples de responder:

“Um dos trâmites mais importantes que seu filho precisará fazer ao chegar na Argentina é se matricular de forma presencial na universidade, e nessa data ele precisará apresentar o certificado de espanhol juntamente com os documentos necessários para a efetivação da matrícula, com isso, ele(a) não poderá correr o risco de reprovar nesses exames de espanhol se realizá-los na Argentina, pois além de caro, seu filho também terá que se preparar um pouco mais no espanhol para tentar aprovar no exame novamente, e com isso perderá a oportunidade de se matricular na data proposta, tendo que esperar o próximo semestre para ingressar” e isso pode ser meses!

Método de ingresso na universidade

Após toda a matricula feita com os documentos e comprovações entregues vem a etapa do Curso Introdutório, que na maioria das vezes pode ser o CBC – Ciclo Básico Comum da UBA; MUI – Módulo de inclusão Universitária da UNR, entre outros. O curso introdutório tem como objetivo de nivelar o conhecimento do seu filho com os conceitos históricos do país e conteúdos referentes ao curso que deseja entrar. Ele é obrigatório e é um curso de ingresso presencial apenas.

Tem duração de alguns meses e é considerado os primeiro ano de qualquer carreira, sendo exigido por qualquer um que deseja estudar na universidade. O seu filho deverá ser aprovado nesse curso até um período limite, que varia de acordo com a faculdade e o curso escolhido. Nele são propostas matérias de nível médio, fazendo com que o estudante se enquadre com os métodos de ensino aplicados na Universidade.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

É bem provável que você também saiba que para o seu filho estudar na Argentina ele precisará aprender espanhol e aprovar algum certificado de proficiência para apresentar como documento na hora da inscrição. Contudo, saiba que podemos ajudá-lo.

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período específico para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Se você quer que informemos o seu filho sobre a Semana do espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta cadastrar seu email na Lista de Espera para que enviemos mais informações sobre o curso!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um grande abraço e nos vemos em um próximo artigo.