Descubra Tudo Que Você Precisa Saber Sobre o Exame de Espanhol do CELU

O Certificado de Espanhol do CELU é um dos certificados mais buscados no mundo inteiro, principalmente por aqueles que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina ou em países vizinhos para comprovar sua proficiência em espanhol. As principais universidades da América Latina já estão exigindo o certificado de espanhol como documento obrigatório para ingressar na faculdade.

São centenas jovens brasileiros que buscam os países vizinhos para realizar o sonho de mudar para o exterior e realizar o que se é desejado. Mas esse certificado não tem esse único objetivo, ele também serve a quem deseja trabalhar em algum dos países latinos. Por isso, descubra abaixo tudo que você precisa saber sobre o CELU – Certificado de Espanhol Língua e Uso e tudo que está relacionado a ele.

Saiba mais sobre o CELU

O Certificado de Espanhol do CELU é um dos mais aceitos entre empresa e Universidades América Latina, tanto públicas como privadas. Assim, eles exigem o certificado de proficiência de estrangeiros que não possuem o idioma espanhol como língua materna. Então é aplicado um exame de espanhol a esses candidatos que tem o objetivo de comprovar a capacidade de intelecto em relação a ler, escrever e falar a língua espanhola, e assim conseguir sua certificação.

É um dos pré-requisitos mais importantes para aqueles que vão ao exterior e buscam dar início a algum desses objetivos. Por isso, para aqueles que desejam oficializar a língua espanhola como segundo idioma especificamente na Argentina, saiba que esse exame é indispensável. Ademais, o exame de espanhol do CELU é o único exame reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação e o Ministério das Relações Exteriores e Culto da República Argentina.

Como funciona o exame de espanhol do CELU

Esse exame tem o objetivo de avaliar a capacidade do indivíduo de compreender o idioma o espanhol, como já dito. A prova é dividida em duas etapas que possuem finalidades diferentes, sendo a parte 1 oral e a parte 2 escrita.

A parte 1

Essa é a etapa oral que é baseada em ler, ouvir e falar de aproximadamente 15 a 20 minutos textos curtos que serão escolhidos por eles. Assim, buscam que o indivíduo que esteja realizando a avaliação saiba interpretar e transmitir as informações referentes a esses textos.

A parte 2

Essa é a etapa de escrita que é baseada em ler, ouvir e escrever com tempo de duração de 3 horas. A avaliação consistirá em ouvir textos orais, ler e produzir textos escritos, com temas atribuídos por eles. Tendo assim, a finalidade que compreender sua capacitação de produção e interação.

O exame avalia e pontua no final qual foi o desempenho e qual o grau o indivíduo possui referente ao idioma espanhol. Assim, o classificará entre os níveis básico, intermediário e/ou avançado, assim aqueles que ultrapassam a pontuação do nível intermediário recebem o certificado de espanhol do CELU.

O exame de espanhol do CELU diferente de outros exames de proficiência não serve como credencia para professor, ele dá apenas o certificado de comprovação de proficiência na língua espanhola. Esse exame também pode ser realizado quantas vezes for necessário até que consiga ser aprovado e conquistar o certificado.

Sobretudo, você pode saber mais sobre o exame de espanhol do CELU com modelos da avaliação que o site oficial do CELU oferece, clique aqui e veja.

Outros detalhes sobre exame

Você pode realizar o exame de espanhol do CELU ainda no Brasil antes mesmo de chegar na Argentina ou em qualquer país hispano falante. Diferente do SIELE o CELU não possui centenas e centenas de polos de aplicação dessas prova, possuindo cerca de 50 a 70 polos espalhados pelo mundo.

Incrição no exame de espanhol do CELU

São várias as datas de inscrição e de realização das avaliações durante o ano. Para realizar basta saber quais são as datas e locais onde você pode estar realizando esse exame, para se inscrever e saber mais informações acesse o site oficial do CELU. Sobretudo, o valor para a inscrição e realização desse exame para a conquista do certificado de espanhol do CELU é de $ 1500 (pesos argentinos). Todavia, no Brasil o que equivale a mais ou menos R$ 160 (reais) referente a cotação de outubro/2019.

O que levar no dia do exame de espanhol do CELU

Os documentos necessários para a realização da inscrição/realização da prova são a identidade ou o passaporte, sendo os que constarão na sua certificação oficial. Então, após a aprovação no exame de espanhol do celu o certificado é entregue aproximadamente 3 meses após a realização da prova.

Dúvidas frequêntes sobre o exame de espanhol do CELU

Se houver outras possíveis dúvidas você pode acessar uma sessão que existe dentro do site oficial do CELU onde possuem diversas perguntas. Essas perguntas são referentes a várias questões relacionadas ao exame de espanhol CELU que podem conter as mesmas dúvidas que você. Vale a pena conferir, clique aqui.

O que você precisa considerar

Já foi citado acima que o exame de espanhol do CELU é reconhecido pelo Ministério da Educação e Ministério das Relações Exteriores. Saiba que devido a isso quando você retornar ao Brasil esse certificado poderá ser carimbado nestes órgãos para comprovar sua validez em território nacional.

Portanto, isso é muito importante para aqueles que cursaram medicina, pois para realizar Residência Médica, você precisará comprovar com esse documentado validado no país. Entretanto, saiba também que esse certificado do CELU não possui uma data de expiração/validez. Então assim você não precisa refaze-lo, como é exigido a outros exames de proficiência.

Onde e o que estudar para realizar o exame CELU espanhol?

Curso de espanhol Online A1 ao C1

Saiba que o iAEO- Instituto Aprender Espanhol Online oferece o curso 100% online e totalmente dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que ficam disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos. Essas aulas começam às 09:00am e vão até às 22:00 pm e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas quiser no mesmo dia.

Visando levar aos estudantes um conteúdo inovador o Instituto Aprender Espanhol Online oferece total qualidade e responsabilidade para com os estudantes, e para isso a iAEO possui uma plataforma que contém mais de 200 videoaulas, materiais complementares e quizzes para testar grau de conhecimento dos estudantes. E para manter-se sempre renovado o curso é atualizado com novas videoaulas e exercícios todos os meses, tornando-se assim o curso que possui a plataforma mais completa do Brasil.

Preparatório CEI, SIELE, CELU e DELE

Além de oferecer 4 módulos especiais dentro do curso que prepara o aluno para os exames do CEI, SIELE, CELU e DELE que busca alcançar a fluência no espanhol e aprovar os estudantes em um dos exames de proficiência mais renomados do Brasil. Contando com uma equipe de professores nativos e bilíngues para que haja a melhor vivência da língua espanhola.

Levando facilidade, praticidade e autonomia aos estudantes, é possível realizar o curso de onde estiverem e no tempo que tiverem disponíveis para realizá-lo, sem prazos e cobranças.

Para os interessados em saber mais informações e entrar em contato com o Instituto Aprender Espanhol Online clique aqui. Agora que você sabe tudo sobre o exame do CELU e é seu desejo iniciar um intercâmbio educacional na Argentina ou em qualquer outro país hispanohablante comece hoje mesmo seu curso de espanhol online, não perca tempo!

Saiba mais também sobre os outros exames que são exigidos pelas principais universidades da Argentina como por exemplo, CEI – Certificado de Español Intermedio, SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española.

Estás listo para empezar?

Referências e fontes confiáveis:

  1. Site Oficial CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt
    2. Site Oficial iAEO: https://aprenderespanholonline.com.br/
    4. APEESP: http://www.apeesp.com.br/celu-certificado-de-espanol-lengua-y-uso/