Saiba quais são os Certificados de Espanhol aceitos pela UBA

Vamos abordar nesse artigo sobre quais são os Certificados de espanhol aceitos pela UBA e outras universidades.

A UBA (Universidade de Buenos Aires) finalmente aprovou uma cláusula da resolução do conselho superior nº 1197/2018 que diz:

“Artículo 35.- todos los estudiantes cuyo título de nivel secundario provenga de una institución sita en un país no hispanohablante deberán poseer un nivel mínimo de conocimiento y uso del español equivalente al nivel b2 del marco de referencia común europeo (mrce). El postulante deberá acreditar el nivel de español requerido a través de cualquiera de las certificaciones otorgadas por la universidad de buenos aires.”

A cláusula diz que o estudante que possui o histórico escolar de qualquer país que não tenha o espanhol como língua materna deverá possuir o nível b2 de proficiência na língua espanhola com base no marco de referência comum europeu.

Entenda porque a UBA está exigindo o certificado

O certificado de espanhol nível b2 é o passaporte de entrada ao ciclo básico común (cbc) da Universidade de Buenos Aires.

A resolução de nº 1197/2018 foi outorgada pela Universidade de Buenos Aires porque o índice de reprovação nas matérias do ciclo básico común (cbc) estavam muito altas.

Outras universidades aproveitaram o ensejo e também adotaram como requisito obrigatório o certificado de espanhol nível b2 para ingressar na carreira desejada. A tendência é que todas as universidades também adotem esse requisito como obrigatório.

Os Certificados de espanhol aceitos pela UBA são:

CEI (certificado de español intermedio); SIELE (servicio internacional de evaluación de la lengua española); CELU (certificado de español lengua y uso). Com base nesse requisito vamos iniciar falando sobre quais são esses exames aceitos pela UBA.

CEI – Certificado de Espanhol Intermediário

Vamos iniciar falando sobre o CEI – Certificado de Espanhol Intermediário da Universidade de Buenos. Esse exame foi elaborado pela própria Faculdade de Filosofia e Letras da universidade e foi desenhado para avaliar a capacidade de falar, entender e escrever na universidade.

Entenda como funciona o exame do Cei

O exame está divido em duas partes, parte escrita e parte oral. A parte escrita conta com uma atividade de compreensão oral, duas atividades de compreensão de leitura e duas atividades de produção de texto. A intensão dos docentes é fazer com que os candidatos se teletransportem para uma realidade do que eles enfrentarão como universitários na universidade.

Nessa parte escrita você terá que ler textos similares aos que já estão na universidade, escrever textos breves e escutar uma parte de uma classe ou videoconferência. Uma vez aprovado no exame escrito, a parte oral conta com uma entrevista com um professor e uma apresentação considerável sobre um determinado tema.

Existem muitas outras informações relevantes que podem te ajudar a entender melhor sobre esse exame, mas vamos deixar isso para um outro artigo pois a finalidade principal aqui é passar uma visão geral sobre quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA. Caso queira saber tudo sobre o exame do cei recomendo que leia esse artigo que escrevemos para você. Tudo que você precisa saber sobre o exame do CEI.

Para você entender melhor como o exame do CEI funciona na prática vou disponibilizar um vídeo depoimento de um de nossos alunos aprovado especificamente nesse exame. Ela explica com detalhes como funciona e como se preparou para aprovar.

Depoimento de Lizia – CEI – Certificado de Espanhol Intermediário

SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española

O segundo exame e mais recomendado pelos brasileiros é o SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española). Porque o mais recomendado? Muda alguma coisa? É mais fácil? É mais barato? Essas e outras perguntas semelhantes lotam o nossos emails e inbox do Facebook.

Entenda o que é necessário considerar nesse exame

O que mais deve ser considerado em nosso ponto de vista e analise é a flexibilidade. Pois não possui datas pré-estalecidas para fazer o exame. Você escolhe o dia, a hora, o lugar e a modalidade do exame. O que mais o torna recomendado é fato de poder realizá-lo desde o Brasil, isso faz o que com os brasileiros cheguem na Argentina ou em qualquer país hispanofalante com o certificado em mãos, ao contrário de muitos brasileiros.

Uma pergunta para você deseja realizar um intercâmbio educacional: ” Você vai iniciar um intercâmbio educacional ou um intercâmbio de idiomas?” Essa pergunta te leva a refletir sobre o verdadeiro motivo pelo qual desejas realizar um intercâmbio.

Entenda! A maioria dos brasileiros caem nesse inverso e acabam se decepcionando quando as coisas não saem como elas planejaram. Essa decisão pode comprometer os seus sonhos e atrapalhar seu desempenho na universidade. No entanto, não cometa o mesmo erro! Inicie um intercâmbio educacional e não um intercâmbio de idiomas.

Entenda como funciona o exame do Siele

Com referência nos níveis estabelecidos pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas, o SIELE é um certificado eletrônico com reconhecimento internacional que certifica o grau de proficiência na língua espanhola através de 4 (quatro) provas: Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral.

Assim como o exame do CEI o exame do SIELE também foi desenvolvido pela UBA – Universidade de Buenos Aires, o que significa que ambos certificados possuem a mesma estrutura laboral, porem são aplicados de modo diferente. O SIELE em tudo é gerenciado eletronicamente (inscrição, reserva, comunicações…) O que o torna o mais recomendado do mercado.

Onde você pode fazer o exame do Siele

O SIELE possui mais de 850 Centros de Exame Autorizados no mundo para certificar seu nível de espanhol. Realizando uma pesquisa dentro site oficial do Siele na aba Centros de Exame é possível saber se existe um Centro de Exame Autorizado na sua cidade. O SIELE conta com mais de 75 universidades associadas que colaboram na pesquisa do ensino do espanhol, incluindo a principais universidade da Argentina.

O assunto principal desse artigo é falar superficialmente sobre os Certificados de espanhol aceitos pela UBA, caso deseje saber mais sobre esse exame, leia esse artigo que preparamos para te ajudar ainda mais: Tudo que você precisa saber sobre o exame do Siele.

Assista o vídeo depoimento de um de nossos alunos que realizou o exame do SIELE, ela explica exatamente como funciona e aborda como se preparou para aprovar.

Depoimento de Larissa – Aprovada no exame do SIELE

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso

Uma outra opção é exame do CELU, um dos mais estruturados segundo a avaliação dos nossos professores, no entanto não possui a mesma flexibilidade que o SIELE. Atualmente o CELU conta com aproximadamente 70 Centros de Exame Autorizados no mundo, sendo a maior parte situado entre Brasil e Argentina.

Entenda como funciona o exame do Celu

Assim como todos, o CELU é um exame de proficiência. Isto quer dizer que se propõe avaliar a competência linguística de pessoa. É levado em consideração o uso geral da língua com diferentes propósitos, sendo eles avaliar a Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral.

Diferente do exame do CEI, o exame todo é feito em um único dia e no mesmo local. O exame consiste num conjunto de atividades orais e escritas. A primeira parte avalia a adequação contextual e interativa, fluência, pronúncia e entonação, gramática, léxico; e segunda avalia a adequação discursiva, gramatical e léxica de conteúdo.

Resumindo, o estudante lê e escreve textos aleatórios, escuta uma gravação de podcast e mantém uma entrevista de aproximadamente quinze minutos com dois professores que avaliam seu desempenho oral em espanhol.

Existem muitas outras informações técnicas que podem te ajudar a entender melhor sobre esse exame, lembrando que estamos abordando aqui sobre quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA. Caso queira saber tudo sobre o exame do Celu recomendo que leia esse artigo que escrevemos para você. Tudo que você precisa saber sobre o exame do Celu.

Recomendações finais

Os brasileiros que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina já podem desde o Brasil garantir o certificado de espanhol nível b2 através de duas entidade outorgadas pela UBA – Universidade de Buenos Aires, que são: SIELE e CELU.

Como se preparar para aprovar em qualquer exame de espanhol

O  curso de espanhol mais recomendado pelos brasileiros para se preparar para esses exames é curso do “Instituto Aprender Espanhol Online”. Um instituto de educação a distância que já ajudou mais de + de 400 alunos nesse ano de 2019 a conquistarem o certificado do CEI, SIELE, CELU e DELE.

O curso de espanhol oferecido é totalmente dinâmico e adaptado principalmente para quem deseja estudar na UBA. Entenda como funciona.

O aluno conta com uma plataforma de membros que contém mais de 200 videoaulas gravadas em alta definição que fazem referência desde nível básico ao nível avançado, sendo que o conteúdo do nível avançado se trata de uma matéria do ciclo básico común (cbc).

Além de conter o preparatório para os principais exames de espanhol dentre Brasil e Argentina, que são: SIELE, CEI, CELU e DELE,

os alunos também possuem aulas ao vivo com professores nativos da Argentina que estão disponíveis 12 horas por dia e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos. Elas começam às 09:00 AM e vão até às 22:00 PM, podendo fazer uma, duas ou quantas aulas o aluno quiser no mesmo dia!

Com 4 a 6 meses de estudado intenso é possível estar preparado para aprovar em qualquer exame de espanhol afirmam os professores do Instituto Aprender Espanhol Online. 

Para saber mais visite o site oficial do instituto clicando aqui.

Links importantes e fontes de pesquisa

Fontes de pesquisa:

Links importantes:

  1. Pré-inscrição para o exame do cei: http://idiomas.filo.uba.ar/es/node/145
  2. Informações gerais sobre o exame do cei: http://idiomas.filo.uba.ar/sites/default/files/CEI/CEI%20-%20Informaci%C3%B3n%20general.pdf
  3. Centros de exame do SIELE: https://siele.org/encuentre-su-centro
    Como funciona o exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/como-o-exame
  4. Modelo de prova do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/actividades-do-exame
  5. Centros de exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/mapa-de-postos
    Atividades do exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/?q=es/node/25