Saiba quais são os Certificados de Espanhol aceitos pela UBA

Vamos abordar nesse artigo sobre quais são os Certificados de espanhol aceitos pela UBA e outras universidades.

A UBA (Universidade de Buenos Aires) finalmente aprovou uma cláusula da resolução do conselho superior nº 1197/2018 que diz:

“Artículo 35.- todos los estudiantes cuyo título de nivel secundario provenga de una institución sita en un país no hispanohablante deberán poseer un nivel mínimo de conocimiento y uso del español equivalente al nivel b2 del marco de referencia común europeo (mrce). El postulante deberá acreditar el nivel de español requerido a través de cualquiera de las certificaciones otorgadas por la universidad de buenos aires.”

A cláusula diz que o estudante que possui o histórico escolar de qualquer país que não tenha o espanhol como língua materna deverá possuir o nível b2 de proficiência na língua espanhola com base no marco de referência comum europeu.

Entenda porque a UBA está exigindo o certificado

O certificado de espanhol nível b2 é o passaporte de entrada ao ciclo básico común (cbc) da Universidade de Buenos Aires.

A resolução de nº 1197/2018 foi outorgada pela Universidade de Buenos Aires porque o índice de reprovação nas matérias do ciclo básico común (cbc) estavam muito altas.

Outras universidades aproveitaram o ensejo e também adotaram como requisito obrigatório o certificado de espanhol nível b2 para ingressar na carreira desejada. A tendência é que todas as universidades também adotem esse requisito como obrigatório.

Os Certificados de espanhol aceitos pela UBA são:

CEI (certificado de español intermedio); SIELE (servicio internacional de evaluación de la lengua española); CELU (certificado de español lengua y uso). Com base nesse requisito vamos iniciar falando sobre quais são esses exames aceitos pela UBA.

CEI – Certificado de Espanhol Intermediário

Vamos iniciar falando sobre o CEI – Certificado de Espanhol Intermediário da Universidade de Buenos. Esse exame foi elaborado pela própria Faculdade de Filosofia e Letras da universidade e foi desenhado para avaliar a capacidade de falar, entender e escrever na universidade.

Entenda como funciona o exame do Cei

O exame está divido em duas partes, parte escrita e parte oral. A parte escrita conta com uma atividade de compreensão oral, duas atividades de compreensão de leitura e duas atividades de produção de texto. A intensão dos docentes é fazer com que os candidatos se teletransportem para uma realidade do que eles enfrentarão como universitários na universidade.

Nessa parte escrita você terá que ler textos similares aos que já estão na universidade, escrever textos breves e escutar uma parte de uma classe ou videoconferência. Uma vez aprovado no exame escrito, a parte oral conta com uma entrevista com um professor e uma apresentação considerável sobre um determinado tema.

Existem muitas outras informações relevantes que podem te ajudar a entender melhor sobre esse exame, mas vamos deixar isso para um outro artigo pois a finalidade principal aqui é passar uma visão geral sobre quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA.

Entenda como funciona o exame do Siele

O segundo exame e mais recomendado pelos brasileiros é o SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española). Porque o mais recomendado? Muda alguma coisa? É mais fácil? É mais barato? Essas e outras perguntas semelhantes lotam o nossos emails e inbox do Facebook.

Entenda o que é necessário considerar nesse exame

O que mais deve ser considerado em nosso ponto de vista e analise é a flexibilidade. Pois não possui datas pré-estalecidas para fazer o exame. Você escolhe o dia, a hora, o lugar e a modalidade do exame. O que mais o torna recomendado é fato de poder realizá-lo desde o Brasil, isso faz o que com os brasileiros cheguem na Argentina ou em qualquer país hispanofalante com o certificado em mãos, ao contrário de muitos brasileiros.

Uma pergunta para você deseja realizar um intercâmbio educacional: ” Você vai iniciar um intercâmbio educacional ou um intercâmbio de idiomas?” Essa pergunta te leva a refletir sobre o verdadeiro motivo pelo qual desejas realizar um intercâmbio.

Entenda! A maioria dos brasileiros caem nesse inverso e acabam se decepcionando quando as coisas não saem como elas planejaram. Essa decisão pode comprometer os seus sonhos e atrapalhar seu desempenho na universidade. No entanto, não cometa o mesmo erro! Inicie um intercâmbio educacional e não um intercâmbio de idiomas.

O SIELE é um certificado eletrônico com reconhecimento internacional que certifica o grau de proficiência na língua espanhola através de 4 (quatro) provas: Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral.

Assim como o exame do CEI o exame do SIELE também foi desenvolvido pela UBA – Universidade de Buenos Aires, o que significa que ambos certificados possuem a mesma estrutura laboral, porem são aplicados de modo diferente. O SIELE em tudo é gerenciado eletronicamente (inscrição, reserva, comunicações…) O que o torna o mais recomendado do mercado.

Onde você pode fazer o exame do Siele

O SIELE possui mais de 850 Centros de Exame Autorizados no mundo para certificar seu nível de espanhol. Realizando uma pesquisa dentro site oficial do Siele na aba Centros de Exame é possível saber se existe um Centro de Exame Autorizado na sua cidade. O SIELE conta com mais de 75 universidades associadas que colaboram na pesquisa do ensino do espanhol, incluindo a principais universidade da Argentina.

O assunto principal desse artigo é falar superficialmente sobre os Certificados de espanhol aceitos pela UBA, caso deseje saber mais sobre esse exame, leia esse artigo que preparamos para te ajudar ainda mais: Tudo que você precisa saber sobre o exame do Siele.

Assista o vídeo depoimento de um de nossos alunos que realizou o exame do SIELE, ela explica exatamente como funciona e aborda como se preparou para aprovar.

Depoimento de Larissa – Aprovada no exame do SIELE

Celu – Certificado de Español Lengua y Uso

Uma outra opção é exame do CELU, um dos mais estruturados segundo a avaliação dos nossos professores, no entanto não possui a mesma flexibilidade que o SIELE. Atualmente o CELU conta com aproximadamente 70 Centros de Exame Autorizados no mundo, sendo a maior parte situado entre Brasil e Argentina.

Entenda como funciona o exame do Celu

Assim como todos, o CELU é um exame de proficiência. Isto quer dizer que se propõe avaliar a competência linguística de pessoa. É levado em consideração o uso geral da língua com diferentes propósitos, sendo eles avaliar a Compreensão de leitura, compreensão auditiva, expressão e interação escrita e expressão e interação oral.

Diferente do exame do CEI, o exame todo é feito em um único dia e no mesmo local. O exame consiste num conjunto de atividades orais e escritas. A primeira parte avalia a adequação contextual e interativa, fluência, pronúncia e entonação, gramática, léxico; e segunda avalia a adequação discursiva, gramatical e léxica de conteúdo.

Resumindo, o estudante lê e escreve textos aleatórios, escuta uma gravação de podcast e mantém uma entrevista de aproximadamente quinze minutos com dois professores que avaliam seu desempenho oral em espanhol.

Existem muitas outras informações técnicas que podem te ajudar a entender melhor sobre esse exame, lembrando que estamos abordando aqui sobre quais são os certificados de espanhol aceitos pela UBA. Caso queira saber tudo sobre o exame do Celu recomendo que leia esse artigo que escrevemos para você. Tudo que você precisa saber sobre o exame do Celu.

Recomendações finais

Os brasileiros que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina já podem desde o Brasil garantir o certificado de espanhol nível b2 através de duas entidade outorgadas pela UBA – Universidade de Buenos Aires, que são: SIELE e CELU.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

Se você deseja aprender espanhol para estudar na Universidade de Buenos Aires, saiba que temos um método perfeito que já ajudou mais de 2 mil pessoas aprovarem os principais exames de espanhol para estudar na Argentina. Um curso totalmente dinâmico com aulas particulares e adaptado principalmente para você que deseja estudar na UBA.

O nosso curso funciona porque está baseado em 3 pilares fundamentais que são: Aulas ao Vivo; Professores Nativos e Conteúdo Prático.

Aulas ao vivo

Esse é um dos maiores diferenciais do nosso curso, as aulas ao vivo são cruciais quando o aluno deseja alcançar os melhores resultados na vida, como no seu caso.

A principal finalidade das aulas ao vivo é para desenvolver habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Outra finalidade é colocar em prática tudo que você estará aprendendo através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira em dois horários noturnos. E você pode acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático

Através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que inclusive são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

Essas aulas são gravadas em ambientes acadêmicos e sociais quando queremos inserir os alunos em uma experiencia cultural.

As aulas são ministradas inteiramente em espanhol para que os alunos tenham total confiança na hora de falar.

Os professores conseguem passar o conteúdo entre 15 e 20 minutos para que as aulas não se tornem cansativas.

Além das quase 200 aulas disponíveis, você também poderá contar com materiais escritos e livros de autoria da escola.

Professores Nativos

Nós prezamos muito a qualidade de ensino, por isso, todos os nossos professores são nativos e possúem formação acadêmica para ensinar o espanhol.

Além de professores experientes, alguns possuem o título de Aplicador Oficial Dele e Preparador Oficial Siele.

Os professores são bilíngues e também falam português muito bem. Contudo sabem as principais dificuldades dos alunos em aprender espanhol.

Resumindo, nossa missão é levar o ensino de forma sólida e divertida, e que seja capaz de transformar o modo como pessoas comuns aprendem espanhol.

Como participar do Curso de Espanhol iAEO?

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período específico para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Links importantes e fontes de pesquisa

Fontes de pesquisa:

  1. Pré-inscrição para o exame do cei: http://idiomas.filo.uba.ar/es/node/145
  2. Informações gerais sobre o exame do cei: http://idiomas.filo.uba.ar/sites/default/files/CEI/CEI%20-%20Informaci%C3%B3n%20general.pdf
  3. Centros de exame do SIELE: https://siele.org/encuentre-su-centro
    Como funciona o exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/como-o-exame
  4. Modelo de prova do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/actividades-do-exame
  5. Centros de exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/pt-pt/content/mapa-de-postos
    Atividades do exame do CELU: https://www.celu.edu.ar/?q=es/node/25