Quantas palavras preciso saber para ser Fluente em Espanhol?

Quantas palavras preciso saber para ser Fluente em Espanhol?
Quantas palavras preciso saber para ser Fluente em Espanhol?

“Fluente” em Espanhol, como o próprio nome diz, significa fluir, ser capaz de falar naturalmente, sem travar, sem ficar pensando muito, sem traduzir palavra por palavra em espanhol.

Mas afinal, quantas palavras preciso saber para ser fluente em espanhol? Assim como aprendemos várias palavras para ser fluente na Língua Portuguesa hoje, o mesmo processo deve ser feito com outros idiomas seguindo as mesmas estruturas para o processo de aprendizado de uma nova língua. Como aprender o abc; as sonoridades; a montar frases simples e assim por diante.

Cada idioma tem sua complexidade, assim como cada pessoa tem um grau de conhecimento e capacidade de aprender. Por isso, as pessoas são avaliadas de jeitos diferentes e possuem níveis de compreensão distintos. Então, quantas palavras é necessário saber para ser fluente em Espanhol? O que você acha? Na minha opinião não importa se você sabe 2.000, 4.000 ou 10.000 palavras, o que vale de fato é o quão bem você utiliza o que sabe.

O idioma Espanhol e suas palavras

O idioma espanhol por possuir uma alta semelhança com o Português é uma língua com um nível um pouco mais facilitado de aprendizado do que o Inglês, por exemplo. Isso se dá devido a algumas expressões e palavras possuírem os mesmos significados em ambos os idiomas. Assim, como também existem outras que se enquadram completamente ao contrário e apesar de aparentarem serem parecidas, tem definições completamente sem contexto/ligação a outra.

Dizer uma quantidade exata de palavras para ser fluente pode parecer estranho, já que como dito acima a compreensão da língua aprendida vária de estudante para estudante. Então, generalizar nesse caso não é invalidar a capacidade de um ou de outro devido a um possível nível de diferença entre as pessoas que aprendem o idioma, mas sim, compreender em uma visão geral o que seria cada nível se remetido a quantidades exatas de palavras a se avaliar.

Até porque a ideia de realmente contar as palavras que se sabe parece exaustivo, mas se é necessário anotá-las e ter noção de quais são para averiguar uma possível classificação de quantidades exatas de palavras, como faremos aqui, apenas para você possuir uma ideia melhor de qual nível você pode se encontrar com o que sabe até agora.

Outro detalhe importante é saber que para ser fluente em espanhol ou em qualquer outra língua não depende só de vocabulário, mas da compreensão geral da comunicação do idioma e principalmente de como essas palavras serão usadas em frases, seus contextos e conectivos. Mas seguindo a ideia de quantidade de palavras que você deve saber para ser fluente veja alguns números abaixo.

Analise quantas palavras você precisa saber para ser fluente em espanhol

De 400 a 500 palavras

Pensando nessa quantidade você está dando os primeiros passos para ser fluente em espanhol . Com base nisso seu nível diria que você é capaz de entender algumas coisas ditas na língua espanhola mas com muita calma e possíveis repetições.

De 800 a 1000 palavras

Pensando nessa quantidade você estaria caminhando na direção certa para se tornar um fluente em espanhol, porém ainda no nível básico, aquele onde se é capaz de se comunicar com certa dificuldade, mas de um modo mais avançado que o anterior. Seu nível diria que você deve conseguir ler alguns textos e compreender algumas oratórias, mas que necessita do auxílio de um dicionário quase sempre.

De 1500 a 2000 palavras

Pensando nessa quantidade você estaria em um nível intermediário de vocabulário. Seu nível diria que você é capaz de lidar com as conversas do dia-a-dia, ainda que com um vocabulário limitado, mas possuindo uma dicção e oratória mais aguçada, assim como o nível de leitura do idioma Espanhol mais alto que os níveis acima.

De 3000 a 4000 palavras

Pensando nessa quantidade você estaria em um nível suficiente para ler revistas e jornais fluentemente. Seu nível seria o avançado e diria que você deve ser capaz de manter conversas fluentes e discutir assuntos mais complexos, porém não estaria igualado a um nativo, mas se destacaria completamente dos demais níveis devido a uma compreensão bem mais ampla da língua espanhola, possuindo poucas ou nenhuma dificuldade.

De 8000 a 10000 palavras

Por fim, pensando nessa quantidade você seria praticamente um nativo. Esse nível seria categorizado como alguém que sabe até mais do que qualquer pessoa precisa saber. Como por exemplo, nativos que suas profissões são ensinar a própria língua, como professores de Língua Portuguesa da escola. Mas não são só nativos que podem chegar nesse patamar não, dependendo de sua capacidade e vontade esse nível pode ser um dos seus um dia.

Mas entenda que saber todas essas palavras leva tempo, mas precisamente anos e talvez mesmo que você possua o conhecimento de uma determinada quantidade de palavras citadas acima o que vale mesmo para ser fluente é praticar e estudar diariamente.

Persistir no desejo de ser fluente, repetir e revisar estudos, ler, ouvir e treinar muito. Para que assim você saiba se expressar de forma fluida, ter diálogos que não sejam formalizados, para que saia de forma natural e você possa se comunicar com qualquer tipo de pessoa.

Não se preocupe com quantidade de palavras para ser fluente em espanhol

Pense que você iniciou uma maratona 3.000 km, e por mais que você leve meses ou anos precisará sim ou sim concluir esse percurso. Acreditamos que não é importante enxergar as dificuldades que você terá no percurso, pois de fato você as encontrará, e muitas dessas dificuldades poderá ser motivo para você parar na metade do caminho. Se você deixa de olhar para as dificuldades e começa a desfrutar da viajem certamente você chegará no seu destino final muito mais rápido.

Queremos ser o seu guia nessa maratona e lhe fornecer tudo desde o início ao fim! Por isso formulei em poucas palavras como podemos te ajudar para ser fluente em espanhol.

O Instituto Aprender Espanhol Online (iAEO) é uma escola espanhol EAD que proporciona aos seus alunos a possibilidade de fazerem uma imersão diária de Aulas ao vivo com Professores Nativos. Essas aulas acontecem de segunda a sexta-feira e você pode fazer uma, duas ou quantas aulas ao vivo desejar durante sua jornada acadêmica.

As aulas ao vivo com professores nativos são totalmente dinâmicas e proporcionam interação em tempo real entre professores e alunos, nossos professores são de diferentes lugares da Argentina, o que nos possibilita trazer muita cultura de diferentes lugares da Argentina aumentando ainda mais seu vocabulário com palavras e dialetos distintos que são falados somente na Argentina.

Na Plataforma de estudos você poderá contar com quase 200 videoaulas exclusivas que fazer referência aos níveis básico, intermediário e avançado. O curso de Espanhol do iAEO é voltado para os principais exames de espanhol dentre Brasil e Argentina e certifica ao estudante a competência linguística necessária para progredir em qualquer situação com total eficácia, mostrando uma capacidade espontânea de adaptação a qualquer contexto, com um grau de precisão elevado.

Se você quer ser fluente em espanhol e começar hoje mesmo essa jornada acadêmica você pode começar preenchendo o Formulário abaixo para receber o atendimento de um de nossos colaboradores, ele te explicará com detalhes como funciona o curso, nossos diferenciais e valores.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um abraço e nos vemos em breve no próximo artigo.

Referências e fontes confiáveis:

  1. Ef: https://www.ef.com.br/blog/language/10-dicas-para-aprender-espanhol-mais-rapido/
  2. Mondly: https://br.mondly.com/palavras-espanhol
  3. Richmond: https://www.richmondshare.com.br/7-conceitos-de-fluencia-e-o-que-voce-deveria-saber-a-respeito-dela/