CBC – Ciclo Básico Comum: entenda porque muitos desistem

Curso de Espanhol Online Nível A1 A2 B1 B2 C1 e C2

l 1560517169 2 - CBC - Ciclo Básico Comum: entenda porque muitos desistem

CBC – Ciclo Básico Comum: entenda porque muitos desistem

Se você irá realizar um intercâmbio educacional para cursar alguma graduação na Universidade de Buenos Aires saiba que você precisará fazer o Ciclo Básico Comum (CBC). Por isso, veja agora tudo o que precisa saber sobre essa espécie de curso introdutório que é obrigatório e criado pela UBA e entenda também o motivo pelo qual muitos desistem sem se quer tentar.

Entenda o que é o CBC – Ciclo Básico Comum

O CBC, conhecido como Ciclo Básico Comum, é um método de ingresso desenvolvido pela Universidade de Buenos Aires que busca atender não apenas estudantes nativos, como estrangeiros. Esse curso é considerado como o primeiro ano de qualquer carreira estudantil que você escolher, ou seja, qualquer graduação se iniciará por meio do Ciclo Básico Comum.

O intuito do CBC é simples, serve apenas para a UBA conseguir nivelar os conhecimentos de seus ingressos referente a tópicos como a história da Argentina, juntamente com os conceitos básicos da carreira que você escolher, ou seja, seu curso. Por isso que ele é considerado basicamente como os primeiros termos da sua carreira profissional.

Esse curso é obrigatório para qualquer pessoa que deseja entrar na UBA e ele é realizado de forma presencial, possuindo uma extensão de 6 meses a um ano. Para alguns ele é considerado mediano a rigoroso, pois funciona em torno de 6 matérias obrigatórias. Sendo elas: 2 comuns para todos os alunos de qualquer curso, 2 referentes a orientação da carreira que se pretende cursar e 2 matérias específicas da carreira escolhida.

Saiba mais detalhes sobre o CBC

Para realizar o CBC – Ciclo Básico Comum se é indicado que o aluno estrangeiro possua uma boa familiaridade com o idioma Espanhol, pois assim terá mais dinâmica em estudar de forma presencial, se comunicando no idioma de maneira fluída e ao nível de universidade. O curso possui aulas com horários fixos, provas com conteúdo mais dissertativo, trabalhos, apresentações e dinâmicas diversas. Tudo isso de forma completamente presencial e referente aos horários escolhidos por você e montados visando seu currículo estudantil já pré- estabelecido.

A inscrição para o CBC – Ciclo Básico Comum é apenas de maneira presencial com a entrega de documentações exigidas juntamente com seu certificado de Espanhol (que é outro item exigido pela universidade na hora da inscrição de estrangeiros. Assim, se é de seu interesse saber mais informações sobre os certificados de Espanhol aceitos pela UBA, clique aqui e saiba mais.

Além do CBC há uma outra possibilidade oferecida pela UBA para essa realização do curso de ingresso, que é chamada de UBA XXI, sendo ela o CBC de forma online e possuindo apenas algumas outras diferenças e detalhes referente a quem pode ingressar nessa modalidade e como funciona, para saber sobre a distinção desses dois, clique aqui.

Veja alguns itens básicos para ingressar no CBC – Ciclo Básico Comum

UBA CBC 2 1024x505 - CBC - Ciclo Básico Comum: entenda porque muitos desistem

1- Para ingressar o candidato deve ter finalizado o ensino médio;
2- Se tiver mais de 25 anos e ainda não tiver aprovado o ensino médio, poderá ser aceito de forma excepcional com algumas condições;
3- O método de ingresso à Universidade de Buenos Aires é irrestrito e sem exame de ingresso (com exceção dos alunos com mais de 25 anos que não aprovaram ainda o ensino médio, mencionados no ponto anterior);
4- Os cursos de graduação da Universidade de Buenos Aires são gratuitos, tanto para os cidadãos argentinos como para os estrangeiros;
5- Se for estrangeiro é importante observar que os procedimentos a realizar para ingressar variam dependendo de cada situação particular, do período de tempo e do nível de estudos que deseja cursar na Universidade de Buenos Aires (graduação ou pós-graduação).

Com todos esses requisitos a UBA consegue ingressar seus novos alunos no CBC para que se comprometam realmente com um curso específico depois de um ano de vida universitária, tendo assim oportunidade de conhecer o campo de estudo e aplicação das várias especialidades, bem como as possibilidades de trabalho reais para os graduados.

Saiba alguns documentos pedidos para estudantes estrangeiros que desejam ingressar na UBA e já finalizaram os estudos de ensino médio no seu país de origem:

A) DNI – Documento Nacional de Identidade argentino ou RG – Registro Geral de identidade do país de origem;

B) Certificado de estudo do ensino médio completo. O certificado deve ser validado para poder prosseguir os estudos universitários na República Argentina, ou seja: ser LEGALIZADO no país de origem, AUTENTICADO pelo Ministério de Educação da República Argentina e acompanhado de toda a documentação acadêmica e de suas respectivas legalizações/apostilados realizados no país de origem, bem como constâncias que certifiquem a aprovação das equivalências, se corresponder;

C) A inscrição é presencial, não se pode fazer por Internet. A inscrição não é pessoal, outrem poderá fazê-la em seu lugar. Entretanto, ESTRANGEIROS SEM DNI ARGENTINO devem apresentar-se pessoalmente na sede central do CBC.” Para mais informação sobre essas documentações consulte o site oficial da UBA.

D) Certificado de espanhol nível intermediário b2, todo estrangeiro que não possui o espanhol como língua materna deverá apresentar no momento da inscrição do CBC – Ciclo Básico Comum um certificado de espanhol que comprove seu nível de competência nas 4 modalidades do idioma, parte escrita, parte oral, compreensão auditiva e compreensão de leitura. Os certificados aceitos são: Siele; Celu e Cei. Saiba a seguir como você conquistar seu certificado de espanhol estando ainda no Brasil logo a seguir.

Mas saiba com clareza que para estudantes estrangeiros é obrigado apresentar a documentação necessária com a legalização do Consulado Argentino no país correspondente ou a legalização do apostilado. Devem obter Documento Nacional de Identidade para estrangeiros e realizar a validação de seu diploma de ensino médio no Ministério de Educação para dar continuidade a seus estudos na Universidade de Buenos Aires. O site para a realização desses procedimentos é por meio do site do Governo Argentino na seção “Legalizaciones”.

Dê seu primeiro passo conquistando seu certificado de espanhol

Agora que você sabe o que vai enfrentar no CBC – Ciclo Básico Comum e como são os processos de entrada de forma mais básica, garanta sua fluência no espanhol e conquiste seu certificado de proficiência para ir com toda segurança e inciar seu sonho de estudar na Argentina. Preencha o Formulário abaixo ou acesse o site oficial do instituto e confira como funciona um dos melhores cursos de Espanhol EAD do Brasil e da Argentina e como você pode iniciá-lo de forma simples e realizá-lo de qualquer lugar e a qualquer hora. Não perca tempo, agora com as informações certas tudo dependerá somente de você!

 

 

Nenhum comentário

Adicione seu comentário