CBC da UBA: O primeiro ano de todas carreira da universidade

cbc da uba

O CBC – Ciclo Básico Comum será o primeiro passo para você deseja estudar na UBA – Universidade de Buenos Aires, por isso veremos a seguir tudo que você precisa saber sobre esse tema! Vamos lá!

O que é o CBC – Ciclo Básico Comum

O Ciclo Básico Comum conhecido como CBC da UBA é o método de ingresso desenvolvido pela Universidade de Buenos Aires que busca atender não apenas estudantes nativos, como estrangeiros. Esse curso é considerado como o primeiro ano de qualquer carreira estudantil que você escolher, ou seja, qualquer graduação se iniciará por meio do Ciclo Básico Comum.

O intuito do CBC é simples, serve apenas para a universidade conseguir nivelar os conhecimentos de seus ingressos referente a tópicos como a história da Argentina, juntamente com os conceitos básicos da carreira que você escolher, ou seja, seu curso. Por isso que ele é considerado basicamente como os primeiros termos da sua carreira profissional.

Esse curso é obrigatório para qualquer pessoa que deseja estudar na universidade e ele é realizado de forma presencial, possuindo uma extensão de 6 meses a um ano. Para alguns ele é considerado mediano a rigoroso, pois funciona em torno de 6 matérias obrigatórias. Sendo elas: 2 comuns para todos os alunos de qualquer curso, 2 referentes a orientação da carreira que se pretende cursar e 2 matérias específicas da carreira escolhida.

O que não é o CBC – Ciclo Básico Comum

O cbc da uba não é vestibular, não é eliminatório como muitos acreditam ser e também não se trata de nenhuma competição até porque não existe limite de vagas!

Para para pensar comigo, “para realizar um salto de paraquedas é necessário antes entrar na escola de paraquedismo e realizar no mínimo 10 horas de treinamento para então saltar e ainda sim isso não significa que você saltará sozinho, mas também não significa que você não esteja se preparando para se tornar um paraquedista profissional.” Fez sentido pra você? O CBC da UBA é a mesma coisa, você já está estudando a carreira do seus sonhos.

Como se inscrever no CBC da UBA?

A inscrição para o CBC – Ciclo Básico Comum é apenas de maneira presencial com a entrega de documentações exigidas juntamente com seu certificado de espanhol (que será um outro requisito exigido pela universidade na hora da sua inscrição. Assim, se é de seu interesse saber mais informações sobre os Certificados de Espanhol aceitos pela UBA, clique aqui e saiba mais.

As inscrições sempre acontecem 2 vezes por ano e sempre nos mesmos meses que são Outubro/Novembro para que deseja iniciar em Março do ano seguinte e Junho/Julho para que deseja iniciar em Agosto do mesmo ano.

Na data da sua inscrição no CBC você deve apresentar todos seus documentos legalizados e convalidados pelos órgãos competentes tanto no Brasil como também na Argentina.

Não quero fazer o CBC o que fazer?

Além do CBC há uma outra possibilidade oferecida pela UBA para essa realização do curso de ingresso, que é chamada de UBA XXI, sendo ela o CBC de forma online e possuindo apenas algumas outras diferenças e detalhes referente a quem pode ingressar nessa modalidade e como funciona, para saber sobre a distinção desses dois, clique aqui.

Descubra os itens básicos para ingressar no CBC da UBA

Alunos do CBC - Ciclo Básico Comum
  1. Para ingressar o candidato deve ter finalizado o ensino médio;
  2. Apresentar o certificado de espanhol nível intermediário b2 é um quesito obrigatório para se inscrever no CBC;
  3. Se tiver mais de 25 anos e ainda não tiver aprovado o ensino médio, poderá ser aceito de forma excepcional com algumas condições;
  4. O método de ingresso à Universidade de Buenos Aires é irrestrito e sem exame de ingresso (com exceção dos alunos com mais de 25 anos que não aprovaram ainda o ensino médio, mencionados no ponto anterior);
  5. Os cursos de graduação da Universidade de Buenos Aires são gratuitos, tanto para os cidadãos argentinos como para os estrangeiros;
  6. Se for estrangeiro é importante observar que os procedimentos a realizar para ingressar variam dependendo de cada situação particular, do período de tempo e do nível de estudos que deseja cursar na Universidade de Buenos Aires (graduação ou pós-graduação).

Documentos para ingressar no CBC da UBA

A) DNI – Documento Nacional de Identidade argentino ou RG – Registro Geral de identidade do país de origem;

B) Certificado de estudo do ensino médio completo. O certificado deve ser validado para poder prosseguir os estudos universitários na República Argentina, ou seja: ser LEGALIZADO no país de origem, AUTENTICADO pelo Ministério de Educação da República Argentina e acompanhado de toda a documentação acadêmica e de suas respectivas legalizações/apostilados realizados no país de origem, bem como constâncias que certifiquem a aprovação das equivalências, se corresponder;

C) A inscrição é presencial, não se pode fazer por Internet. A inscrição não é pessoal, outrem poderá fazê-la em seu lugar. Entretanto, ESTRANGEIROS SEM DNI ARGENTINO devem apresentar-se pessoalmente na sede central do CBC.” Para mais informação sobre essas documentações consulte o site oficial da UBA.

D) Certificado de espanhol nível intermediário b2, todo estrangeiro que não possui o espanhol como língua materna deverá apresentar no momento da inscrição do CBC – Ciclo Básico Comum um certificado de espanhol que comprove seu nível de competência nas 4 modalidades do idioma, parte escrita, parte oral, compreensão auditiva e compreensão de leitura. Os certificados aceitos são: Siele; Celu e Cei. Saiba a seguir como você conquistar seu certificado de espanhol estando ainda no Brasil logo a seguir.

Mas saiba com clareza que para estudantes estrangeiros é obrigado apresentar a documentação necessária com a legalização do Consulado Argentino no país correspondente ou a legalização do apostilado. Devem obter Documento Nacional de Identidade para estrangeiros e realizar a validação de seu diploma de ensino médio no Ministério de Educação para dar continuidade a seus estudos na Universidade de Buenos Aires. O site para a realização desses procedimentos é por meio do site do Governo Argentino na seção “Legalizaciones”.

Você já conhece o nosso Curso de Espanhol Online?

O Nosso curso é 100% online e dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que acontecem de segunda a sexta-feira e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos.

Além das aulas ao vivo que acontecem de segunda a sexta-feira, o curso possui uma plataforma de estudos que contém quase 200 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediário e avançado.

E ainda disponibiliza preparatórios para quem deseja alcançar os melhores resultados no exames do Siele, celu e Cei da Universidade de Buenos Aires.

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você desenvolva habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que também são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

Como participar do Curso de Espanhol iAEO?

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas. Não existe uma data específica para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

Se você quiser ser informado tanto sobre a Semana de Espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta se cadastrar usando o formulário abaixo:

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Agora que você sabe como ingressar no CBC da UBA e já está decidido ou decidida a trilhar os seus sonhos garanta sua fluência em espanhol e conquiste seu certificado para inciar seu sonho de estudar na Argentina.

Um grande abraço!

 

Os comentários estão desativados.