Ensino Médio na Argentina: Como funciona? Como fazer?

Ensino Médio na Argentina

Muitos brasileiros conhecem a Argentina por ser um país bem receptivo referente a estrangeiros que desejam estudar no país. Isso porque o país oferece diversas opções de escolaridade, desde o ensino médio, a cursos de língua e graduações/especializações. E a Argentina não nega essa fama, porque realmente possui uma qualidade de ensino superior a do Brasil e que oferece mais oportunidades com processos mais facilitado e maior demanda.

Assim, estudantes brasileiros é o que mais se encontra no país, devido ao Brasil ser vizinho e ambos terem uma cultura e língua mais semelhante, se torna um dos países mais buscados. Se você é um estudante brasileiro que deseja começar sua carreira de intercâmbio educacional desde o início e se mudar para realizar o ensino médio na Argentina, veja agora tudo o que precisa saber.

Como funciona o ensino médio na Argentina. É diferente do Brasil?

Chamado de High School, o ensino médio na Argentina tem sim diferenças referente ao do Brasil, você saberá sobre elas logo abaixo. Além disso o ensino médio na Argentina possui muitos benefícios como a qualidade da educação, como já dito acima, a vivência de uma grande experiência que irá agregar o currículo pessoal e profissional do estudante. Sendo o bônus a fluência em ouro idioma, que morar na Argentina irá proporcionar.

A educação básica da Argentina consiste em um sistema educacional de um total de doze anos de educação. Indo desde o primeiro ano que se é iniciado quando os estudantes têm 6 anos de idade, para os nove anos de escola obrigatória e três anos de Ensino Médio com possibilidade de especialização (não obrigatória). Na especialização, o estudante deve escolher sua área de preferência: Humanas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Idiomas etc, e cursar técnicos que são feitos em pouco tempo.

O ensino médio na Argentina é para jovens entre 14 e 18 anos. A cidade mais escolhida pelos estudantes brasileiros para estudar o ensino médio no país vizinho é a capital Buenos Aires que é o centro político, econômico e cultural de todo um país.Sendo por isso a cidade mais escolhida devido a seus “ingredientes” que fazem a Argentina atrair turistas de todos os cantos do mundo.

Como funciona as escolas de ensino médio na Argentina e o estilo de vida?

O que você estudante brasileiro precisa saber é que o ano escolar na Argentina começa em março e termina no final de novembro. Isso significa que os estudantes argentinos, e você que realizar o ensino médio na Argentina, têm por volta de três meses de férias, que acontecem no verão. E ainda em julho, os estudantes têm 15 dias de férias, que são no inverno.

Isso referente tanto ao ensino público, como o privado. Mas saiba que o mais buscado é o público, pois a qualidade entre ambos ensino/escolas se iguala, e por essas opções serem gratuitas, elas são mais recomendadas. Assim você frequentará uma escola para alunos com idade entre 12 e 18 anos, onde existem três matérias obrigatórias: História, Língua e Geografia.

E para ser aprovado, o estudante deve obter 60% de aproveitamento ou mais. A maioria dos estudantes argentinos também aprende a língua portuguesa e/ou italiano na escola (já que todos os estudantes têm inglês na escola e alguns também têm francês). Por isso, qualificam a qualidade da educação na Argentina como superior a do Brasil. Assim, realizar o ensino médio na Argentina é uma ótima opção.

O estilo de vida de quem é estrangeiro e mora na Argentina

Em relação ao estilo de vida na Argentina, para morar o aluno tem opções de intercâmbio que vinculam o estudante a famílias hospedeiras, onde o aluno fica e a família o mantém ganhado uma renda mensal. Isso é visto com escolas e intercâmbio. E o mais comum, que é o aluno se juntar com outros estudantes, sendo algum deles maior de idade, para morar juntos e dividir despesas com aluguel, alimentação, internet e etc.

Apesar que para a questão de estudantes que cursarão o ensino médio na Argentina, por serem menores de idade acabam indo com um responsável que morará com ele até o fim dos estudos. O custo de vida no país é mediano, dependendo da sua localização e /ou cidade. Gastos com moradia, alimentação e transporte são muito importante de serem avaliados antes de partir para a jornada de um intercâmbio educacional. Clique aqui e veja ais detalhes sobre isso dentro de um post sobre Medicina na Argentina.

Saiba que além da capital Buenos Aires, outras cidades que são buscadas para morar e cursar o ensino médio na Argentina, sendo as mais visadas por estudantes brasileiros são: Rosário, La Plata, Palermo e outras que você pode saber mais clicando aqui, que estão referidas juntas a opções de escolas de ensino médio na Argentina que você pode ver como suas opções.

Após escolher a cidade e a instituição de ensino médio na Argentina que deseja ingressar basta procurar se existe um site oficial ou um email/telefone de contato e saber das informações referentes a alunos estrangeiros. O mais comum é que se é pedido o histórico escolar da escola antiga e outros documentos do anos letivos do aluno. Basta entrar em contato com a escola deseja e saber qual o procedimento, se não for realizar o intercâmbio educacional por meio de um órgão especializado nessa intermediação.

Estude Espanhol EAD e garanta sua comunicação com total eficiência

Para garantir sua total desenvoltura no idioma Espanhol, para que você estudante brasileiro possa se comunicar, realizar as matérias e provas no ensino médio na Argentina, faça o curso de Espanhol do iAEO. O Instituto Aprender Espanhol Online oferece uma proposta acadêmica de mergulhar fundo na língua espanhola para que o aluno faça as aulas quando e onde puder.

Isso tudo é possível de forma à distância por meio de uma plataforma online onde o aluno encontra aulas ao vivo de segunda a sexta-feira com professores nativos da Argentina e uma plataforma digital que oferece acesso ilimitado a materiais audiovisuais que fazem referência a mais de 200 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediário e avançado.

O iAEO oferece aos alunos total liberdade de realizar quantas horas de curso quiser ou puder, nada de horários obrigatórios e quantidade de vezes por semana. As aulas ocorrem em grupos e por vídeo aulas com professores nativos da Argentina. Tudo isso para facilitar e garantir maior qualidade ao estudantes. As aulas ao vivo interativas e em grupo onde é possível interagir com professores e alunos.

Portanto, se garanta para ir começar trilhar seu sonho realizando seu intercâmbio educacional para cursar o ensino médio na Argentina e comece a estudar Espanhol agora. Para saber mais informações do curso e como matricular preencha o formulário abaixo para que um dos nossos colaborados entre em contato com você passando os detalhes de como você pode começar ainda hoje seu curso de Espanhol online.

Referências e fontes confiáveis:

  1. https://sites.usp.br/prolam/wp-content/uploads/sites/35/2016/12/MATALUNA_SP14-Anais-do-II-Simposio-Internacional-Pensar-e-Repensar-a-America-Latina.pdf
  2. https://partiuintercambio.org/quem-faz-intercambio-repete-o-ano-respostas-para-as-principais-duvidas-depois-de-fazer-high-school-no-exterior/
  3. https://viatraveel.com.br/high-school/argentina/
  4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_na_Argentina
 

Os comentários estão desativados.