Universidade Autônoma de Barcelona: Como Ingressar?

A Universidade Autônoma de Barcelona é uma das mais famosas Universidades da Espanha. Ela é pública e é mais conhecida como UAB. A universidade recebe muitos alunos estrangeiros, devido a sua qualidade de ensino e pela forma de admissão mais facilitada dos estudantes. Por isso, se você possui o desejo de estudar na Universidade Autônoma de Barcelona ou quer saber mais sobre essa universidade, confira tudo o que você precisa saber logo abaixo.

Universidade Autônoma de Barcelona: a segunda melhor no Ranking da QS World University

Estudar no exterior é o sonho de muitos brasileiros e aqueles que buscam a Espanha com um destino para realizar o intercâmbio educacional encontram um país que concentra um dos maiores números de universidades na Europa, assim são muitas opções de instituições privadas e públicas de total qualidade para você escolher. As universidades mais reconhecidas do país e que se encontram bem posicionadas no ranking da QS World University da última avaliação do ano de 2020, são:

1º: Universidade de Barcelona;
2º: Universidade Autônoma de Barcelona;
3º: Universidade Autônoma de Madrid;
4º: Universalidade Complutense de Madrid;
5º: Universidade de Navarra.

E por isso hoje falaremos da segunda colocada a UAB – Universidade Autônoma de Barcelona. Saiba agora quais são as formas de ingresso nessa instituição pública e o que você encontrar disponível para um estudante estrangeiro na Espanha. Entenda como é o processo para se candidatar a uma faculdade na Espanha, quais serão seus custos anuais e como ter seu visto.

Como ingressar na Universidade Autônoma de Barcelona

O início do processo de ingresso as universidades espanholas são basicamente os mesmos, apenas em algumas instituições certos quesitos podem ser diferentes uma das outras, saiba que o passo a passo completo dos procedimentos são encontrados no site oficial da Universidade Nacional de Ensino a Distancia (UNED Assis), que é um ponto de partida para ingressar em uma Faculdade na Espanha. Confira:

  • Para ingressar na UAB, por exemplo, você estudante precisa obter a homologação de seu diploma de ensino médio em uma Embaixada da Espanha;
  • Possuir a comprovação de requisitos para entrar em cursos mais concorridos, que exigem uma pontuação, incluindo certificados de cursos anteriores e histórico escolar;
  • Provas de competências específicas, que podem ser mais de quatro, colaborando com a pontuação;
  • Certificado de proficiência no idioma Espanhol, emitido por uma instituição reconhecida pela Faculdade na Espanha;
  • Saiba que todos os documentos, de preferência, precisam ser traduzidos por um tradutor juramentado para o Espanhol;
  • Atente-se que as datas-limite para se inscrever são por volta de junho, para o ano letivo que inicia em outubro.

Para o caso de alunos que desejam fazer a transferência de uma universidade brasileira para uma espanhola, o Brasil consegue intermediar e emitir uma carta de recomendação do aluno, trazendo mais agilidade no processo entre as instituições, basta você se informar na reitoria da sua universidade no Brasil.

Para quem deseja realizar uma pós-graduação e qualificação saiba que você aluno irá disputar de 1% a 3% das vagas de faculdades na Espanha que geralmente são destinadas a estrangeiros por meio um processo seletivo próprio.

Eu preciso de um visto para morar na Espanha/Barcelona?

Para morar na Espanha você precisará de um visto. Até 90 dias, qualquer brasileiro tem permissão de ficar sem visto no país como turista. Mas para o caso de estudantes que vão realizar um curso superior que pode levar anos o visto é obrigatório. Esse visto permite o estudante estrangeiro a trabalhar até 20 horas semanais, além do direito à moradia e estudos.

O visto é emitido pelos Consulados da Espanha no Brasil, iniciando seu processo com pelo menos três meses antes da sua ida para Espanha, assim indo ao consulado mais próximo da sua região e realizar o pedido de visto saiba que você irá pagar uma taxa de R$262,00 em dinheiro na solicitação (atualize-se sobre os valores que podem alterar).

No dia da ida ao consulado é necessário já apresentar a carta de aceitação da Faculdade na Espanha, assim como os seguintes documentos (consulte também as indicações do Ministério de Assuntos Exteriores da Espanha na internet):

  • Formulário de solicitação;
  • Passaporte vigente;
  • 2 fotos 3×4 recentes, colorida e com fundo branco;
  • Comprovante de seguro saúde que cubra a estadia no país;
  • Comprovante de residência;
    Documento que confirma recursos suficientes para as despesas de estudo;
  • Diploma ou histórico acadêmico;
  • Certificado de antecedente penal (se a estadia for superior a 6 meses);
  • Atestado médico declarando não ser portador de doenças que possam alterar a saúde pública (se a estadia for superior a 6 meses);
  • Carta de aceite (ou carta de admissão) na Universidade que você vai cursar, ou seja, só se consegue o visto depois de já ter conquistado a vaga.

Algumas dicas sobre os custos de vida para morar em Barcelona

Referente a gastos durante seu intercâmbio estudantil na Espanha/Barcelona saiba que ele varia de acordo com sua região, pois quanto mais próxima for a vida em um grande centro, maior o valor para se manter, considerando especialmente a moradia. Como a Universidade Autônoma de Barcelona é pública seus custos com a instrução serão apenas para a compra de materiais e a locomoção (caso more mais distante da universidade).

Para moradia o que estudantes mais buscam são apartamentos compartilhados na própria faculdade (caso haja disponível). Assim gastos como energia, água, internet, comida entre outros, serão compartilhados. Mas caso prefira sua individualidade vale buscar opções e opiniões pela internet enquanto está no Brasil e ao chegar na Espanha conferir qual sua preferência.

Não se esqueça do seguro viagem para Espanha, pois além dele ser obrigatório para obter o visto ele também pode ser solicitado na chegada ao país. Ele é essencial e te dá segurança de garantir o seu atendimento em casos de emergência com a saúde no país e se seu caso for de passar anos por lá, os custos com saúde e medicamentos podem estar mais assegurados. Ah, ele também resolve imprevistos com bagagens e voos.

Clique para conhecer as 5 melhores faculdades de Medicina na Espanha fique por dentro dos nossos conteúdos para não perder nada sobre o idioma Espanhol.

 

Os comentários estão desativados.