Como os brasileiros são tratados na Argentina?

92d261a5 f897 45c3 bd0a 52d4fe09dcf2 - Como os brasileiros são tratados na Argentina?

Muitos brasileiros que desejam realizar um intercâmbio educacional na Argentina ou buscam oportunidades no mercado de trabalho internacional se preocupam com essa questão. Mesmo sendo um país vizinho são nações que possuem uma fama de rivalidade e antipatia. Brasileiros na Argentina são tratados como afinal? Como o brasileiro é percebido por seu vizinho mais próximo? Que imagens projeta? Saiba agora se você é um dos que deseja passar um tempo no país independente da finalidade.

Brasileiros na Argentina e sua recepção

É claro que cada pessoa que passar pelo país terá uma percepção diferente. Você encontra diversas opiniões na internet e todas com relatos e diversas conclusões. Argentinos mais velhos acham os brasileiros muito debochados e felizes ao extremo, o que não é exatamente a personificação deles. Por isso, acham os brasileiros muitos acalorados, falantes e sorridentes. Já os argentinos mais novos se encantam por possuir uma curiosidade maior sobre a fama do Brasil de belas praias, carnaval, mulheres e futebol.

Isso causa curiosidade, alguns inclusive perguntam por que um brasileiro deixa o Brasil para morar na Argentina. Esses possuem a visão da maioria dos estrangeiros se referindo ao Brasil como um país de “eternas férias e diversão”. Então você pode cruzar com argentinos mais tradicionais ou argentinos mais “cabeças abertas”.

As relações interpessoais no Brasil são muito mais marcantes. O esteriótipo do argentino pelo mundo é de uma pessoa fechada, mal humorada e não muito simpática. Mas dentro do próprio país as localidades tornam as pessoas diferentes. Dentro da capital Buenos Aires encontrar nativos com o estilo mais brasileiro é muito comum já que são pessoas mais globalizadas do que outras que moram em locais mais afastados da Argentina.

O país em si é mais americanizado e com aspectos europeus, se diferenciando muito das características da cultura brasileira. Então o que ambos estão habituados é muito diferente para o brasileiro assim como para o argentino, mesmo sendo países vizinhos. Questões básicas de compras ou de lazer se tornam completamente diferentes devidos aos costumes e aos colonizadores que foram diferentes.

Não ache que você também encontrará argentinos agressivos e violentos quando abrir a boca para falar que é brasileiro. Também não é assim, apesar de existirem pessoas como essas em qualquer lugar do mundo a relação de argentinos e brasileiros não é essa rivalidade que fico enfatizada na histórica. Principalmente surgida no futebol e dos rivais Pelé e Maradona. As coisas são muito mais fáceis do que parece, assim a convivência e a adaptação serão mais tranquilas do que se espera.

Quantidade de brasileiros no país e os maiores atrativos

Mas não pense que por esses motivos há poucos brasileiros no país, pois é totalmente o contrário. A segunda maior nacionalidade encontrada em toda a Argentina é a brasileira. O país está repleto de brasileiros que optaram por mudar definitivamente ao local, assim como aqueles que estão passando apenas algum período por estudo ou trabalho.

O país se torna esse grande atrativo para brasileiros devido a sua melhor oferta de questões básicas e a facilidade de entrada no país devido ao acordo do Mercosul. Na Argentina as pessoas comem melhor e vivem melhor. Apesar de em locais como a Buenos Aires muitos produtos e ofertas de serviços serem de preços altos, a qualidade do trabalho e do que se é oferecido é bem mais alta que no Brasil.

As questões políticas também possuem um olhar mais qualificado e questões como pobreza extrema não são tão vistas como no Brasil. Moradia, transporte, alimentação e outros recursos básicos são mais valiosos quando se mora na Argentina comparado ao Brasil. Além dos direitos sociais serem mais respeitados. Os LGBTs na Argentina são muito mais respeitados. Violência e roubos não se vê no país com a mesma intensidade que se vê no Brasil.

Educação para Brasileiros na Argentina

A educação é outro grande fator para a ida de diversos brasileiros para a Argentina. O país inteiro possui diversas instituições de altíssima qualidade. Universidades Púbicas de grande porte , laicas e com livre acesso. Essas faculdades possuem uma entrada mais facilitada até para estrangeiros, se diferenciando totalmente do Brasil. A educação em nosso país é muito cara em setores particulares e muito concorrida nos públicos.

Sem contar que nem sempre possuem 100% de qualidade, muitas greves, falta de materiais e uma baixa infraestrutura. Diversos brasileiros vem para a Argentina anualmente para estudar tanto cursos de nível superior, como o próprio idioma espanhol.

Se é seu sonho realizar um intercâmbio na Argentina saiba por onde começar através desse artigo que publicamos: Descubra em 4 passos como iniciar um Intercâmbio Educacional na Argentina.

Sem contar a leve facilidade da língua já que os países possuem um idioma levemente semelhante, se comparado ao inglês, por exemplo. Esse é outro fator que faz com que muitos brasileiros busquem a Argentina para realizar um intercâmbio educacional, aliás, um dos primeiros passos a se tomar antes de iniciar o seu sonho é aprender espanhol e obter o certificado de proficiência para apresentar como documento obrigatório nas universidades da Argentina. Saiba mais sobre como você pode conseguir se certificado ainda estando no Brasil clicando aqui.

Porém apesar de tudo isso a Argentina ainda é um país muito parecido com o Brasil em outros diversos sentidos. São sem dúvida os melhores e mais qualificados países da América do Sul. Por isso, se você possui a vontade de se mudar para a Argentina, seja uma mudança definitiva de vida, para estudar ou trabalhar saiba que é um país que te receberá de belas fomas. Não se preocupe há sempre ótimos lugares para os brasileiros no coração dos Argentinos.

Não tenha receio, brasileiros na Argentina são sim muito bem vindos. Não perca tempo e se muda para o país vizinho e experimente tudo citado acima e assim tire suas próprias conclusões. Brasileiros na Argentina são sempre encontrados e possuem ótimas opiniões de como foram recepcionados no Brasil e como amam viver no país. Seja você mais um!

Referências e fontes confiáveis

  1. Nueva Sociedad: https://nuso.org/articulo/o-pais-do-futuro-visto-da-argentina/
  2. BBC: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/07/140707_wc2014_brasil_argentina_mdb_mc
 

Os comentários estão desativados.