Espanhol atrai atenção de Militares para Missão de Paz da ONU

Espanhol atrai atenção de Militares para Missão de Paz da ONU

Descubra o Curso de Espanhol mais recomendado para Militares do Exército e os Certificados aceitos para se habilitar nas Missões de Paz.

Falar espanhol tem aberto as portas para os Militares do Exército Brasileiro que desejam participar de uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) e se comunicar de forma compreensível em espanhol será uma das habilidades que você militar precisará para se destacar em sua missão no exterior.

Além da proficiência em espanhol você precisará passar por um treinamento intensivo que simula o local do conflito e situações humanitárias e de confrontos.

Essa preparação busca ser o mais realista possível. Ela simula cenários que você militar vai enfrentar durante as suas missões, para que dessa maneira você esteja melhor preparado para cumprir esta tarefa.

A missão tem a finalidade de garantir paz e estabilidade à área que separa os países em conflito. Vamos falar mais sobre esse assunto no decorrer desse post, fique comigo.

Veja quais são os certificados aceitos para você que deseja fazer um curso de espanhol para militares.

Certificados de espanhol para missões de paz

Você pode se habilitar em espanhol através dos exames EPLE/ EPLO, CELU e DELE. Continue comigo nesse post para entender como cada um deles funcionam.

EPLE e EPLO do Centro de Idiomas do Exército (CIdEx)

Em 2015 foi criado o Sistema de Ensino de Idiomas e Certificação de Proficiência Linguística do Exército Brasileiro (SEICPLEx) que lançou os Exames de Proficiência Linguística Oral (EPLO) que são constituídas pelas provas de Compreensão Auditiva (CA); e prova de Expressão Oral (EO) e o Exame de Proficiência Linguística Escrito (EPLE) que são constituídas pelas prova de Compreensão Leitora (CL); e prova de Expressão Escrita (EE).

Ao realizar sua inscrição você deve indicar, obrigatoriamente o exame de proficiência linguística (EPLE ou EPLO), o tipo de prova (habilidade linguística) e a Organização Militar Sede de Exame (OMSE).

O militar será examinado pela Banca Examinadora que é formada por entrevistadores e avaliadores que aplicará a prova para a aferição dos níveis de desempenho nas habilidades linguísticas.

O objetivo do exame é colocar a prova sua capacidade nas 4 modalidades de aprendizagem que são Compreensão Auditiva; Expressão Oral; Compreensão Leitora e Expressão Escrita.

O resultado da aferição dos níveis de desempenho por meio dos Exames de Proficiência Linguística Escrito e Oral ou reconhecimento de outros diplomas emitidos por instituição certificadora, se dará após análise técnica do CIdEx Centro de Idiomas do Exército.

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso

A prova CELU é uma prova em que os alunos leem e escrevem textos de diversos gêneros, ouvem gravações de rádio e passam por uma entrevista de 15 minutos com dois professores que avaliam seu desempenho na língua espanhola. Todo o teste foi concluído em um dia. Qualquer dialeto diferente do espanhol falado pelo candidato lhe permitirá compreender os comandos e o texto apresentado na prova. Este é apenas um teste, e o nível que você acha que alcançará dependerá do desempenho de cada candidato.

A prova consiste em uma série de atividades orais e escritas. A primeira avalia a adequação de atitudes e interações, fluência, pronúncia e entonação, gramática e vocabulário; Este último melhora a adequação do conteúdo em termos de retórica, gramática e vocabulário. A competência linguística é avaliada através do seu uso acadêmico, informativo ou profissional.

DELE- Diplomas de Español de Lengua Estrangera

Os exames DELE têm os mesmos quesitos de avaliação dos exames citados acima, o que difere são os níveis de dificuldade. As datas e locais dos testes variam ao longo do ano. Por fim, todas essas informações são continuamente atualizadas no site oficial Dele, e todos os interessados precisam prestar atenção e consultá-las com frequência. Após a confirmação da inscrição mediante pagamento, o candidato realizará a prova na data marcada, horário e local que será enviado por e-mail com maiores informações.

Para participar de uma missão de paz da ONU você precisará aprovar com um B1 que certifica que você atingiu um nível intermediário de domínio da língua espanhola e, portanto, está acima da categoria iniciante. Isso mostra que você está qualificado e possui as habilidades linguísticas necessárias para compreender textos falados e escritos. Você passará por duas etapas de avaliação. A primeira avalia a compreensão de leitura, e expressão e interação escrita e a segunda avalia compreensão auditiva e expressão e interação oral.

Porque a ONU exige proficiência do militar?

Por se tratar de conflitos, é necessário que o militar tenha domínio do espanhol, que é um idioma nativo de mais de 20 países e falado por mais de 400 milhões de pessoas em todo o mundo como segunda língua. Por isso do aprimoramento do espanhol deve ser realizado para que haja
o entendimento e a padronização entre tropas amigas, oficiais e a população local durante o cumprimento da missão.

Nas missões de paz os militares irão atuar em uma região urbanizada, onde as Forças Adversas
encontram-se misturadas à população sendo necessário que o Comandante de pequenas
frações esteja capacitado, a fim de evitar efeitos indesejados.

Ao ser designado para uma Missão da ONU ou da OEA, é fundamental que o militar
conheça a cultura local, bem como os hábitos e um pouco do idioma, a fim de poder interagir com a população, o que será de extrema valia, uma vez que tais missões ocorrem em centros
urbanos, estando os militares em contato direto com a população.

A partir do momento em que as tropas interagem com a população local tem-se a
possibilidade de se obter da mesma informações que possam ser valiosas para o sucesso da
missão, bem como não serem vistos como uma ameaça.

Será possível, através desta interação conhecer um pouco mais sobre as Forças
Adversas, quem são, o que fazem, como agem. Com isso estará saindo à frente do inimigo,
assegurando desta forma o sucesso da missão, bem como a integridade física de toda a tropa e
dos civis.

A falta de conhecimento técnico em outro idioma, principalmente o espanhol,
impossibilita muitas ações que poderiam levar ao sucesso da missão, bem como dificulta o
entendimento até mesmo de ordens que podem vir de exércitos aliados, por isso da importância de fazer um curso de espanhol para militares.

Desta forma, considera-se de grande importância o conhecimento da língua espanhola
por parte do oficial do Exército Brasileiro em Missão da ONU e da OEA.

Você já conhece o nosso curso de espanhol para militares?

Nossa escola nasceu na Argentina em 2017 com o intuito de ensinar espanhol para brasileiros que querem estudar na Argentina e foi lançada comercialmente em 2018.

O objetivo ainda continua o mesmo, ensinar espanhol online para brasileiros que desejam comunicar academicamente na universidade; ensinar espanhol para militares que desejam participar de missões de paz, empreendedores que precisam se comunicar com nativos e também para quem deseja simplesmente morar no exterior.

O nosso método funciona por que está baseado em 3 pilares, 1) Aulas ao Vivo2) Conteúdo prático e 3) Professores Nativos e abrange todos os níveis do CEFR – Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

Aulas ao vivo

Sendo o maior diferencial do curso, as aulas ao vivo são importantes quando você deseja alcançar os melhores resultados na vida.

Uma outra finalidade dessas aulas é para que você possa desenvolver habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação e colocar em prática todo conhecimento adquirido através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira e você poderá acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático

E além das aulas ao vivo o curso possui uma Portal de Estudos que contém mais de 150 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediário e avançado. 

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você desenvolva habilidades nas modalidades de *Expressão e interação Escrita* e *Expressão Oral e Interação

São mais de 150 videoaulas disponíveis, sem contar os materiais escritos e livros de autoria da escola.

As aulas são ministradas 100% em espanhol para que você possa ter total confiança na hora de pronunciar. Essas aulas não são cansativas, possuem entre 15 e 20 minutos de puro conteúdo, sem enrolação.

Professores Nativos

Nossos professores são nativos e bilíngues, ou seja, sabem exatamente quais são as principais dificuldades dos brasileiros.

Além de experientes, possuem formação acadêmica para ensinar. Alguns possuem diploma de Aplicador Oficial Dele e Preparador Oficial Siele.

Resumindo, nossa missão é levar o ensino de forma sólida e consistente, e que seja capaz de transformar o modo como pessoas comuns aprendem e estudam espanhol.

Entre na lista de espera para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Referência externas

Centro de Idiomas do Exército: https://www.cidex.eb.mil.br/seicplex

Centro de Idiomas do Exército: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/cidex/

Curso de Espanhol para Militares: https://aprenderespanholonline.com.br/

Secretaria Geral do Exército Brasileiro: http://www.sgex.eb.mil.br/

Centro de Idiomas do Exército: https://portaldeeducacao.eb.mil.br/cidex/

 

Os comentários estão desativados.