Certificados de Espanhol Aceitos pela UNLP

2 - Certificados de Espanhol Aceitos pela UNLP

Universidade Nacional De La Plata (UNLP). Saiba quais são os certificados de espanhol aceitos para ingressar e que comprovam sua proficiência no idioma espanhol.

Realizar um intercâmbio educacional é o método mais buscado por estudantes atualmente. Isso se dá por conta de o Brasil possuir universidades privadas muito caras e um grande número de concorrentes na educação pública. Essas barreiras que dificultam o sonho de estudar no próprio país fazem os brasileiros encontrarem uma saída indo morar nos países vizinhos. O que é necessário para isso é possuir algum dos certificados de espanhol que provará sua proficiência no idioma. Uma das universidades que pedem esse certificado é a Universidade Nacional De La Plata (UNLP).

A Universidade de La Plata (UNLP) é uma das instituição que pedem um certificado como esse. Essa universidade é pública e está localizada na cidade de La Plata na Argentina. A universidade foi fundada em agosto do ano de 1905 pelo Doutor Joaquín Víctor González, desde então é uma das universidades mais conceituadas da Argentina.

Conheça a proposta acadêmica da universidade

A UNLP possui uma ótima qualidade e estrutura e é uma das opções de universidades para brasileiros ingressarem. Isso quando se pensa em fazer um intercâmbio educacional, claro. É uma universidade com menos procura por estrangeiros, diferente de outras universidades argentinas, como a Universidade de Buenos Aires (UBA), por isso há mais facilidade.

Essa universidade possui 17 faculdades que se dividem entre os setores de humanas, exatas e biológicas, assim como qualquer outra. São mais de 130 cursos de graduação pela UNLP, além de mais de 160 de pós-graduação, possuindo mais de 12 mil estudantes ingressos em La Plata.

Mas para ingressar em uma universidade como a UNLP é preciso conseguir determinados certificados que comprovam sua proficiência no idioma espanhol. Portanto, saiba quais são esses certificados e como consegui-los.

Método de ingresso

Para ingressar na UNLP é preciso realizar um curso preparatório que ocorre entre fevereiro e março. Mas antes precisa realizar a inscrição que ocorre entre outubro, novembro e dezembro. O curso de dividido em duas partes, sendo a primeira é realizada por método online no site oficial da UNLP e a segunda etapa é presencial. Para saber mais informações fique atento ao site da universidade.

Assim como no Brasil no vestibular cai matérias do ensino médio, nesse curso de ingresso também são revisadas essas matérias que os argentinos estudaram no ensino médio. Então, ao final do curso há uma prova que todos devem prestar. Porém a prova não é eliminatória, por isso sua nota não é um pré-requisito para começar a graduação.

Sobretudo, o que irá determinar a vaga do aluno na universidade é a frequência. Portanto, ingressar na universidade é mais fácil, manter-se que é o importante. Pois você precisará possuir 80% de presença nas aulas durante todo o curso. Como dito para estrangeiros além de tudo citado acima ainda é preciso validar sua entrada com algum dos certificados de proficiência na língua espanhola. Por isso, veja abaixo quais são esses certificados aceitos pela UNLP.

CertEA Certificado de Español Académico


O Certificado de Espanhol Acadêmico (CertEA) Destina-se a pessoas que possuem o espanhol como segunda língua ou língua estrangeira interessadas em ingressar nos cursos de graduação ou pós-graduação da UNLP. Também podem fazer os estrangeiros não falantes de espanhol maiores de 17 anos que desejam validar seu título ou residência, bem como credenciar sua proficiência em espanhol em seu currículo.

Certificado de Espanhol Siele

Certificado de Espanhol Siele
Aluno do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o Certificado Siele

O SIELE (Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española) é um exame que é realizado para atestar o grau de domínio da língua espanhola. Esse exame foi criado e é realizado por 4 instituições e possui 4 etapas de avaliação. Sendo elas: uma parte de compreensão de leitura, uma de compreensão aditiva, uma de expressão e por fim uma de interação escritas e orais. Contudo, esse exame segue as regras impostas pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa. Funciona sobre uma escala de pontos que vareiam de níveis como A1, B2, B1, B2 e C1. Sendo válidos pela UNLP a modalidade Global B2.

Esse exame SIELE é digital e você o realiza por meio da internet já que é gerado de forma eletrônica, ou seja, as provas são realizadas de modo online. Para realizar o exame basta entrar no site SIELE oficial, ler as regras e se inscrever.

O estudante que se inscrever para realizar o exame SIELE pode escolher entre as opções de realizar a avaliação para conseguir a certificação de sua competência. Ou de forma global do idioma Espanhol ou de forma específica para as etapas de ler, escrever, compreender e/ou falar.

Após a realização do exame SIELE o estudante obtém os seus resultados e o Certificado ou Relatório da avaliação em um prazo máximo de três semanas. Como as avaliações são elaboradas por instituições diferentes o nível de qualificação é variado e diferente, sempre sendo atualizados com novas informações.

O certificado SIELE tem validade de 5 anos por se tratar de um idioma que está em constante evolução de informações. Por isso, precisa ser atualizado para garantir a qualidade e eficiência da língua espanhola para esses estudantes.

Certificado de Espanhol CELU

portal celu - Certificados de Espanhol Aceitos pela UNLP
Exemplo da página oficial do Celu

O CELU (Certificado de Espanhol Língua e Uso) é o certificado de proficiência que universidades e instituições de ensino ou empresas, tanto públicas como privadas. Assim exigem de estrangeiros que venham de países que não possuam o idioma espanhol como língua nativa. É um exame aplicado a esses ingressantes que tem o objetivo de comprovar a capacidade de intelecto do indivíduo em relação a ler, escrever e falar a língua espanhola, e assim conseguir sua certificação.

A parte 1

Essa é a etapa oral que é baseada em ler, ouvir e falar de 15 a 20 minutos textos curtos que serão de temas escolhidos por eles e que buscam que o indivíduo que esteja realizando a avaliação saiba interpretar e transmitir as informações referentes a esses textos.

A parte 2

Essa é a etapa de escrita que é baseada em ler, ouvir e escrever com tempo de duração de 3 horas. A avaliação consistirá em ouvir textos orais, ler e produzir textos escritos, com temas atribuídos por eles e que tem a finalidade que compreender sua capacitação de produção e interação.

Esse exame para conseguir o certificado CELU pode ser realizado no Brasil em várias das sedes que se encontram espalhadas pelo país, assim como também pode ser realizado no país exterior.

São várias as datas de inscrição e de realização das avaliações durante o ano. Para realizar basta saber quais são as datas e inscrever no site oficial do CELU. O valor para a inscrição e realização desse exame para a conquista do certificado CELU espanhol é de $ 1500 (pesos argentinos) na Argentina o que equivale a mais ou menos R$ 160 (reais) no Brasil referentes a cotação de outubro/2019.

Os documentos necessários para a realização da inscrição e da realização da prova são a identidade oficial com foto ou o passaporte, sendo os números de reconhecimento do indivíduo e os que constaram na sua cerificação oficial. Após a aprovação no exame CELU espanhol o certificado é entregue aproximadamente 3 meses após a realização da prova. Com isso, esses certificados assim que concluídos no nível intermediário se tornam válidos para comprovar proficiência.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

Se você deseja aprender espanhol para se comunicar de forma acadêmica na Universidade saiba que temos um curso de espanhol online capaz de te ajudar alcançar esse objetivo.

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período específico para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Entre na lista de espera preenchendo o formulário abaixo para receber as informações da próxima abertura das inscrições para o Curso de Espanhol iAEO 4.0.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Saiba mais também sobre os outros exames que são exigidos pelas principais universidades da Argentina como por exemplo,

Estás listo para empezar?