Universidade Nacional de La Plata: Medicina sem Vestibular

A Unlp – Universidade Nacional de La Plata ou em castellano (Universidad Nacional de La Plata) é mais uma das instituições argentinas que são públicas e levam os preceitos de serem laicas. Está localizada em La Plata, uma província de Buenos Aires que possui um custo de vida de 15 a 20% mais em conta que a capital.

Foi fundada em agosto do ano de 1905 pelo Doutor Joaquín Víctor González. E é uma das universidades mais conceituadas e procuradas da Argentina, sendo uma das melhores da América Latina de acordo com a pesquisa da QS World University Rankings em 2021. A Universidade de La Plata se encontra entre as melhores do mundo no Ranking Mundial ficando na posição 591. E entre as melhores da América Latina estando na posição de número 26.

Universidades argentinas são sempre bem prestigiadas, por isso há muita procura de estrangeiros e principalmente brasileiros devido ser um país vizinho de fronteira que possui similaridade na língua e cultura.

Cursos: conheças os principais cursos da Universidade Nacional de La Plata

A Universidade Nacional de La Plata – UNLP possui 17 faculdades que se dividem entre os setores de humanas, exatas e biológicas, assim como qualquer outra. São mais de 130 cursos de graduação, além de mais de 160 de pós-graduação, possuindo mais de 12 mil estudantes ingressos La Plata. A universidade possui uma ótima qualidade e estrutura e é uma das opções de universidades mais procuradas por brasileiros que desejam ingressar e realizar um intercâmbio educacional, pois é uma instituições que possui mais facilidade de entrada para estrangeiros e não é tão disputada por locais como as que estão na capital, por exemplo, a UBA – Universidade de Buenos Aires.

A Universidade Nacional de La Plata conta com mais de 100 anos de existência e diversos grandes nomes de nativos argentinos já estudaram na instituição. Vamos aos principais cursos, perceba que você consegue saber mais informações sobre cada curso clicando nos links a seguir.

Ingresso: Saiba como ingressar na Universidade Nacional de La Plata

Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de La Plata UNLP 1024x683 - Universidade Nacional de La Plata: Medicina sem Vestibular
Foto: Universidade Nacional de La Plata: Alunos se matriculando

A instituição oferece um número limitado de vagas para estudantes estrangeiros. Por isso, é um pouco mais concorrida entre estrangeiros, assim você não pode se perder em relação as datas de matrícula para garantir sua vaga.

Um dos cursos mais buscados da Universidade Nacional de La Plata (unlp) por brasileiros é a Faculdade de Medicina onde a duração do curso é de 6 anos e é gratuita! Sendo esse um grande incentivador para que deseja estudar medicina na Argentina, já que no Brasil conseguir uma bolsa de estudos para medicina é muito caro ou muito concorrida.

Se você tem como objetivo de vida ingressar na UNLP – Universidade Nacional de La Plata e dar início no seu sonho de estudar medicina, veja abaixo o que você precisa com mais detalhes para entrar na universidade.

Entenda o como funciona o processo Seletivo

Para ingressar na UNLP é preciso realizar um curso preparatório que ocorre entre fevereiro e março. Mas antes precisa-se realizar a inscrição que ocorre entre outubro, novembro e dezembro. A Instituição não realiza vestibulares como no Brasil então esses são os métodos obrigatórios para poder ingressar.

Essas inscrições são realizadas em duas partes, sendo a primeira por método online no site oficial da própria Universidade Nacional de La Plata e a segunda etapa é presencial. Para saber mais informações fique atento ao site da universidade. Um outro ponto importante é a questão da apresentação do certificação de espanhol (nível intermediário b2) que veremos no decorrer do artigo.

Objetivo do curso de ingresso

O curso tem o objetivo de preparar o aluno para o que irá encontrar durante os anos da graduação. Então, ao final do curso há uma prova que todos devem prestar. Porém a prova não é eliminatória, por isso sua nota não é um pré-requisito para começar a graduação. Serve apenas para avaliar como você foi durante esse curso.

No final o que irá determinar a vaga do aluno na universidade é a frequência. Portanto, ingressar na universidade é mais fácil, manter-se que é o importante. Pois os alunos precisam possuir 80% de presença nas aulas durante todo o curso. Como dito, para estrangeiros além de tudo citado acima, ainda é preciso validar sua entrada com algum dos certificados de proficiência na língua espanhola. Por isso, veja abaixo quais são esses certificados aceitos pela Universidade Nacional de La Plata.

Quantos anos dura a faculdade de Medicina em La Plata Argentina?

Para o curso de Medicina na Universidade Nacional de La Plata (UNLP) o tempo é de 6 anos, assim como na maioria das universidades da Argentina. Veja um resumo a seguir do que você vai estudar durante os 6 anos na carreira de Medicina em La Plata

O primeiro ano

Introdução à vida universitária, seminários de integração de nível, anatomia, citologia, histologia e embriologia, ciências sociais e medicina, biologia, ciência de precisão, ciência da computação e treinamentos.

O segundo ano

Biofisiologia e Física, Bioquímica e Biologia Molecular, Psicologia Médica, Medicina Comunitária e de Saúde I, Epidemiologia, Seminário de Integração do Ciclo Básico, Ecologia Humana, História da Medicina, Inglês Médico I e II.

O terceiro ano

Patologia, farmacologia básica (geral e farmacodinâmica), semiologia, microbiologia e parasitologia, saúde e medicina comunitária II, oftalmologia, seminário de integração horizontal, imunologia, saúde ambiental, genética, informática médica.

O quarto ano

Bioquímica Clínica I, Farmacologia Aplicada, Saúde Pública I, Clínica Médica I (Clínica Terapêutica), Cirurgia I, Dermatologia, Neurologia, Diagnóstico e Imagem I, Otorrinolaringologia, Psiquiatria I, Ortopedia e Traumatologia, Epidemiologia, Urologia,Oficina de Integração de Nível, Medicina Filosofia, bioquímica clínica

O quinto ano

Educação em saúde, medicina interna II (clínica e terapêutica), cirurgia II, pediatria, toxicologia, odontologia e forense, saúde pública II, obstetrícia e ginecologia, ginecologia, psiquiatria II, diagnóstico e terapia por imagem II, seminários integrados (incluindo situação de emergência) ( Vertical), Bioética, Bioquímica Clínica II, Transplante de Órgãos e Tecidos

Sexto ano

Prática final obrigatória

Essas são as matérias que você vai encontrar no curso de Medicina na Universidade Nacional de La Plata (UNLP). Essas e outras informações também são encontradas no site oficial da Universidade.

Certificados de Espanhol para ingressar na UNLP

Sei que pode parecer muita informação, mas o objetivo desse artigo é esclarecer o máximo para que você possa chegar ainda mais perto de realizar os seus sonhos. Vamos em frente! Saiba que o Certificado de Espanhol é um dos pré-quesitos para você ingressar na Universidade Nacional de La Plata. Sendo assim, saiba quais são os certificados de espanhol aceitos pela Universidade Nacional de La Plata para ingressar e que comprovam sua proficiência no idioma espanhol.

Siele

A Universidade de La Plata exige a pontuação mínima de 700 pontos no exame do Siele Global que pode ser realizado desde o Brasil.

Esse exame foi criado e é realizado por 4 instituições incluindo a Universidade de Buenos Aires e possui 4 etapas de avaliação. Sendo elas: uma parte de compreensão de leitura, uma de compreensão aditiva, uma de expressão e por fim uma de interação escritas e orais.

Contudo, esse exame segue as regras impostas pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa. Funciona sobre uma escala de pontos que vareiam de níveis como A1, B2, B1, B2 e C1. Sendo válidos pela UNLP a modalidade Global S5. Contudo, uma das recomendações da universidade ao candidato que deseja possuir esse certificado é estudar em uma escola de idiomas que utilize o (MCER).

Esse certificado é válido por 5 anos por se tratar de um idioma que está em constante evolução de informações. Por isso, precisa ser atualizado para garantir a qualidade e eficiência da língua espanhola para esses estudantes. Saiba mais sobre esse certificado no artigo que publicamos detalhando tudo que você precisa saber antes de fazer o exame clicando aqui.

Celu

CELU – Certificado de Español Lengua y Uso é o certificado de proficiência que universidades e instituições de ensino ou empresas pedem, tanto públicas como privadas. Assim exigem de estrangeiros que venham de países que não possuam o idioma espanhol como língua nativa. É um exame aplicado a esses ingressantes que tem o objetivo de comprovar a capacidade de intelecto do indivíduo em relação a ler, escrever e falar a língua espanhola, e assim conseguir sua certificação.

O exame CELU pode ser realizado no Brasil em várias das sedes que se encontram espalhadas pelo país, assim como também pode ser realizado no país exterior.

Após a aprovação no exame CELU o certificado é entregue aproximadamente 3 meses após a realização da prova. Com isso, esses certificados assim que concluídos no nível intermediário se tornam válidos para comprovar proficiência. Saiba mais sobre esse certificado lendo o artigo onde falamos detalhadamente tudo que você precisa saber sobre o exame clicando aqui.

Você já conhece o nosso curso de espanhol Online?

Provavelmente conquistar seu certificado proficiência em espanhol para ingressar na Universidade Nacional de La Plata seja uma de suas meta para esse ano de 2023. Contudo, gostaríamos que soubesse que podemos te ajudar!

O curso é dividido em 6 níveis que visam levar o aluno do zero até a fluência no idioma. Cada um desses níveis conta com diversos módulos com aulas e muitos materiais.

O nosso método funciona por que está baseado em 3 pilares, 1) Aulas ao Vivo; 2) Conteúdo Prático e 3) Professores Nativos.

Aulas ao vivo

As aulas ao vivo são fundamentais quando alcançar os melhores resultados faz parte de seus objetivos.

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você desenvolva habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Outra finalidade é colocar em prática todo conhecimento adquirido através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira em horários noturnos. E você pode acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático

São mais de 200 videoaulas gravadas e disponíveis na plataforma de estudos onde você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que inclusive são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

As aulas são ministradas inteiramente em espanhol para que os alunos tenham total confiança na hora de falar.

Os professores conseguem passar o conteúdo entre 15 e 20 minutos para que as aulas não se tornem cansativas.

Professores Nativos

Nós prezamos muito a qualidade de ensino, por isso, todos os nossos professores são nativos e possúem formação acadêmica para ensinar o espanhol.

Além de professores experientes, alguns possuem o título de Aplicador Oficial Dele e Preparador Oficial Siele.

Os professores são bilíngues e também falam português muito bem. Contudo sabem as principais dificuldades dos alunos em aprender espanhol.

Resumindo, nossa missão é levar o ensino de forma sólida e divertida, e que seja capaz de transformar o modo como pessoas comuns aprendem espanhol.

Como participar do Curso de Espanhol iAEO?

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período específico para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre após a Semana do Espanhol, que é um evento 100% online e gratuit que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Para ser informado sobre a Semana do Espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta se cadastrar usando o formulário abaixo.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Esperamos que esse artigo tenha te ajudado em suas pesquisas sobre a Universidade Nacional de La Plata (UNLP) considerada a segunda melhor universidade pública da Argentina, estando entre as melhores da América Latica. Um abraço e até a próxima

Siga abaixo as referências que utilizamos como fonte do artigo.

Referências e fontes confiáveis:

  1. https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2020
    2. https://unlp.edu.ar/
  2. https://en.wikipedia.org/wiki/Joaqu%C3%ADn_V._Gonz%C3%A1lez