Dias da semana em Espanhol: suas origens e técnicas de memorização

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Para aprender um novo idioma o ciclo de estudo deve se iniciar da maneira tradicional, dos conteúdos básicos aos avançados, semelhante a maioria dos métodos de ensino. Com o idioma Espanhol não é diferente. Veja agora como são os Dias da semana em Espanhol, o que eles significam e como você pode fazer para memorizar suas peculiaridades.

Veja como são escritos os dias da semana em Espanhol, suas traduções e abreviações

Para esclarecer melhor “Los días de la semana” “Os dias da semana” em Espanhol é a forma como é pronunciado, e “fin de semana” quer dizer “final de semana” em Espanhol. Bem simples, né? E realmente é, você verá logo abaixo como será fácil aprender e memorizar os dias da semana em Espanhol e que apesar da diferença entre os nomes das semanas que usamos na Língua Portuguesa, os usados pelos povos hispânicos não são nenhum ‘bicho de 7 cabeças’. Confira!

  • Lunes ou Lun (Segunda-feira)
  • Martes ou Mar (Terça-feira)
  • Miércoles ou Mie (Quarta-feira)
  • Jueves ou Jue (Quinta-feira)
  • Viernes ou Vie (Sexta-feira)
  • Sábado ou Sáb (Sábado)
  • Domingo ou Dom (Domingo)

Alguns exemplos dos dias da semana em Espanhol

  • Qué día es hoy? Hoy es martes. (Que dia é hoje? Hoje é terça-feira)
  • En este domingo voy a hacer un pastel especial. (Neste domingo vou fazer um bolo especial)

Gênero e grau dos dias da semana

Percebam que os únicos nomes com similaridade aos dias da semana na Língua Portuguesa são na verdade os do final de semana, “sábado e domingo”. Sem dúvida há uma diferença entre a nossa forma de falar e a dos nativos do idioma Espanhol, assim como os nossos nomes da semana são palavras femininas, no Espanhol já é ao contrário, pois os dias da semana são palavras masculinas. Veja como eles são usados em seu devido gênero e grau:

  1. El lunes/los lunes
  2. El martes/los martes
  3. El miércoles/los miércoles
  4. El jueves/los jueves
  5. El viernes/los viernes
  6. El sábado/los sábados
  7. El domingo/los domingos

E para pronunciar esses nomes não tem nenhum segredo, basta aprender a escrevê-los que a forma de falar não se difere muito da escrita. Veja a maneira de pronunciá-los e a forma escrita de como lê-los ao lado:

  • Lunes (lúnes)
  • Martes (mártes)
  • Miércoles (miércoles)
  • Jueves (ruêbes)
  • Viernes (biérnes)
  • Sábado (sábado)
  • Domingo (domingo)

Dessa maneira você percebe que são poucos os sons da língua espanhola que se diferem de sua forma escrita, por exemplo, a letra “j” no Espanhol tem o som de “r” e a letra “v” tem o som de “b”. Por isso que a pronúncia de Jueves é /ruêbes/ e a de Viernes é /biernes/.

Como usar o plural para os dias da semana

O plural para as palavras que terminam em “s” como lunes, martes, miércoles, jueves e viernes são variáveis e para as que não terminam como o caso de sábado e domingo basta apenas acrescentar o “s”, veja exemplos logo abaixo para entender melhor:

  • Todos los viernes yo me levanto mas tarde. (Todas as sextas-feiras eu acordo mais tarde)
  • En los miércoles yo salgo con mis amigos. (Nas quartas-feiras saio com minhas amigas)
  • Yo juego fútbol con mis amigos en los domingos. (Eu jogo futebol com meus amigos aos domingos)

Conheça a história e os significados dos dias da semana

Sabe-se que toda essa história começou na época da astrologia primitiva e também devido às tradições e os costumes judaico-cristão. Com isso surgiram os nomes dos dias da semana em Espanhol, que se referem à observação dos objetos celestes pelas civilizações antigas, sendo esses objetos: o Sol, a Lua e os planetas Marte, Mercúrio, Júpiter, Vênus e Saturno. Como resultado desses sete astros foi atribuída regência sobre um dia da semana, razão pela qual também se estabeleceu a semana como um ciclo de sete dias. Sendo assim:

  • Lunes: A Segunda-feira tem seu nome inspirado na Lua (em Espanhol Luna), derivado do Latim Lunae (dia da Lua);
  • Martes: A Terça-feira tem seu nome inspirado no planeta Marte (em Espanhol também é Marte), derivado do Latim Martis (dia de Marte);
  • Miércoles: A Quarta-feira tem seu nome inspirado no planeta Mercúrio (em Espanhol Mercurio – sem acento), derivado do Latim Mercurii (dia de Mercúrio);
  • Jueves: A Quinta-feira tem seu nome inspirado no planeta Júpiter (em Espanhol também é Júpiter), derivado do Latim Jovis (dia de Júpiter);
  • Viernes: A Sexta-feira tem seu nome inspirado no planeta Vênus (em Espanhol Venus – sem acento), derivado do Latim Veneris (dia de Vênus);
  • Sábado: O sábado é inspirado em Saturno (em Espanhol também é Saturno), derivado do Latim Sabbatum (descanso);
  • Domingo: O domingo foi inspirado no Sol (em Espanhol também é Sol), derivado do Latim Dominicus (dia do Sol).

Algumas dicas que você pode fazer para memorizar de forma rápida

E aí, gostaram? Agora você já sabe tudo sobre os dias da semana em Espanhol e basta apenas treinar bastante para memorizar de forma mais fácil. Uma dica que podemos te dar para isso é: formule frases, escreva, leia e fale com você mesmo como se fosse um diálogo, assim sua memória irá guardá-los com total facilidade. Outra dica que muitos estudantes brasileiros que realizam cursos de línguas estrangeiros utilizam é mudar as configurações de idioma do smartphone para o Espanhol, assim você terá contato direito com o idioma na tela do seu celular, ou pelo uso de aplicativo de Calendário/Tempo.

Quer mais dicas e aprendizados como esse? Acesse o Blog do Instituto Aprender Espanhol Online e fique por dentro de muitos outros conteúdos!

Faça um curso à distância no Instituto Aprender Espanhol Online

O Instituo Aprender Espanhol Online é uma instituição de ensino à distância focada no idioma Espanhol com grande visibilidade no Brasil e América do Sul, sendo um dos melhores do setor de ensino EAD. O instituto oferece o curso de Espanhol para quem deseja se tornar fluente no idioma, passar em vestibulares e exames de proficiência no exterior em universidade públicas ou particulares renomadas na América Latina ou para melhorar o currículo profissional e trabalhar fora do Brasil.

Se você deseja saber mais sobre o Instituto Aprender Espanhol Online, também conhecido como iAEO, acesse o site oficial e se possuir interesse preencha o formulário abaixo para entrarmos em contato com você. Ao preencher o formulário nossos colaboradores logo entrarão em contato passando mais informações a respeito do curso de Espanhol e nossos diferenciais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *