Cei – Certificado de Español Intermedio: como funciona, preços

Faculdade de Filosofia e Letra da UBA

Aprovar no exame do Cei-Certificado de Espanhol Intermediário tem sido o objetivo de centenas de brasileiros todos os meses na Argentina. Na maioria das vezes realiza esse exame de proficiência quem o não possui o espanhol como língua materna e que deseja ingressar exclusivamente na UBA – Universidade de Buenos Aires.

Muitos brasileiros buscam estudar no exterior e alguns decidem ir para os países vizinhos do Brasil, como a Argentina, por exemplo, o país mais visado pelos estudantes que buscam a América do Sul, principalmente por aqueles que desejam cursar Medicina. Para entrar em algumas determinadas universidades e instituições há critérios a serem seguidos e cumpridos, um deles é a posse do Cei – Certificado de Espanhol Intermediário da Universidade de Buenos Aires. Então, para você que tem dúvidas e está em busca de mais informações sobre o Cei – Certificado de Espanhol descubra agora tudo que você precisa saber.

O que é CEI – Certificado de Espanhol Intermediário

O Cei (Certificado de Espanhol Intermediário) é um certificado que tem o objetivo de avaliar a capacidade de falar, entender e escrever o idioma Espanhol e se recebe após a realização de um exame para os estudantes que desejam ingressas na UBA (Universidade de Buenos Aires), mas há outros casos onde outras instituições aceitam o mesmo como comprovação de idioma. Esse exame foi criado pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA que criou 03 modalidades de níveis para essas avaliações, sendo:

  1. O Ceb – Certificado de Espanhol Básico
  2. O Cei – Certificado de Espanhol Intermediário
  3. O Cea – Certificado de Espanhol Avançado

O Certificado de espanhol do Cei é um dos passaportes de entrada para quem deseja ingressar nas instituições e universidades mais buscadas da Argentina. O próximo passo é saber como esse exame funciona e é aplicado. São duas etapas contendo 4 modalidades a serem avaliadas, onde qualificam seu conhecimento de ler, ouvir, falar e escrever.

Como funciona o Cei – Certificado de Español Intermedio

Etapa 1

Na primeira parte da avaliação o estudante ouve um áudio e responde uma consigna que se baseia em completar frases, responder perguntas, imagens e/ou gráficos. Essa é a avaliação que busca qualificar o intelecto em relação a língua em sua forma auditiva.

Na segunda parte da avaliação o estudante lidará com a leitura e compreensão de textos curtos na língua espanhola. Sendo esse item o responsável por avaliar a interpretação da língua espanhola.

Na terceira parte da avaliação há a elaboração de um texto que esteja dentro de um tema/gênero solicitado pela universidade. Avaliando assim a capacidade de escrita do estudante. Isso tudo em relação a coletar seu conhecimento da língua na teoria.

Etapa 2

A segunda etapa que é a oral. Na primeira parte dessa etapa é realizada uma entrevista com o estudante feita por um professor, para que assim avalie a oralidade e dicção do estudante referente a língua de forma prática.

Na segunda parte há uma exposição de um tema escolhido por eles em slide relacionados a questões, como: ecologia, turismo, educação, entre outros, para assim se ter noção de como serão as aulas e quais serão seus comportamentos. Essa é uma fase mais de inserção ao ambiente acadêmico.

Após isso, há a entrega de temas que serão parecidos com os que a universidade oferecerá nas carreiras acadêmicas, para que os candidatos escrevem textos curtos como se estivessem em aula e também escutem uma aula ou conferência para se ter uma ideia melhor de como funcionará as aulas. Sendo a fase final do exame para conquista do Certificado CEI.

Essas são as etapas do exame para se conseguir o certificado do CEI. O item essencial para a aprovação nesse exame é ter suas avaliações escritas qualificadas, o que não interfere na necessidade de um estudo geral, referente a todo o contexto das etapas avaliatórias.

Pensando em disponibilizar as melhores informações sobre o exame, decidimos fazer uma entrevista com um aluno no dia do exame que obteve o Certificado de Espanhol do Cei nível avançado para explicar como funciona na prática esse exame na prática.

Dia do exame – Instituto Aprender Espanhol Online na Facultad de Filosofia e Letras da UBA

Quanto custa o exame?

São diversas as datas para a inscrição desses exames durante o ano e a inscrição só é computada e aceita após o pagamento da taxa que é de $1700,00 o que dá em torno de R$250,00 reais na cotação atual (esses valores são referentes a data de 18/05/2023).

Você pode saber muitas outras informações como as datas, a localidade, resultados e os horários das aplicações das provas pelo próprio site oficial ou enviar um email solicitando mais informações para certificaciones.ele@filo.uba.ar.

Você já conhece o nosso Curso de Espanhol Online?

Saiba que oferecemos um curso 100% online e totalmente dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que acontecem de segunda a sexta-feira e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos.

Visando levar aos estudantes um conteúdo inovador proporcionamos total qualidade e responsabilidade para com os estudantes, e para isso possuímos uma plataforma que contém mais de 200 videoaulas exclusivas, materiais complementares e quizzes para testar seu grau de conhecimento.

Além das aulas ao vivo que acontecem diariamente e o conteúdo inovador, também oferecemos um preparatório para os alunos que desejam aprovar os exames de proficiência.

Com o foco em levar facilidade, praticidade e autonomia aos estudantes, é possível realizar o curso de onde você estiver e no tempo que tiver disponível para realizá-lo, sem prazos e cobranças. Ou seja, o curso ficará disponível para você pelo que precisar para alcançar a fluência em espanhol.

E então, o que você achou do conteúdo do curso do Instituto iAEO? Caso decida que esse é o melhor momento para você começar a falar espanhol ou preencha o Formulário abaixo que um de nossos colaboradores entrarão em contato com você passando todas os detalhes sobre quando abriremos uma nova turma para o curso de espanhol!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Estás listo para empezar?

Fontes confiáveis

  1. Site Oficial do Instituto Aprender Espanhol Online https://aprenderespanholonline.com.br
  2. Site Oficial da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA http://www.idiomas.filo.uba.ar/
  3. Site Oficial da Facu. de Filosofia e Letras para se matricular no exame http://www.idiomas.filo.uba.ar/es/node/145
  4. Site Oficial da Faculdade de Filosofia e Letras da UBA – Modelo de prova http://www.idiomas.filo.uba.ar/webfm_send/759