Medicina na Argentina é realmente de graça e sem vestibular?

Faculdade de Medicina na Argentina

Se você sonha se tornar médico não mas têm recursos financeiros para custear seus estudos no Brasil saiba que é possível realizar esse sonho estudando Medicina na Argentina de graça e sem vestibular!

Pesquisas afirmam que a Argentina é o país que mais recebe estudantes brasileiros em todo o mundo! Isso acontece devido o Tratado de Bolonha que existe desde 2010. Resumidamente o que você precisa saber é que seu diploma de medicina é automaticamente válido para trabalhar no país ibérico que são Portugal e Espanha. E logo após 3 anos exercendo a profissão na Espanha seu diploma passa ser válido em todos os países da união Europeia.

Qual é o método ingresso nas faculdades de Medicina na Argentina

O método de ingresso é direto e sem vestibular! Isso mesmo, você não precisará competir ou disputar uma vaga com ninguém!

Cada Universidade possui um termo diferente para esse quesito, por exemplo o método de ingresso da Universidade de Buenos Aires – UBA se chama Cbc – Ciclo Básico Comúm, da UNR – Universidad Nacional de Rosário se chama Miu – Módulo de Inclusão Universitário, o importante aqui é entender como funciona isso.

O curso de ingresso das universidades de Medicina na Argentina possuem curta duração e tem a intenção de nivelar o seu conhecimento com os conceitos educacionais constituídos pelo país. A intensão é fazer com voc\ê se enquadre com os métodos de ensino aplicados na Universidade. O método de ingresso é obrigatório para ingressar em qualquer universidade de Medicina na Argentina. Realizar o curso já o faz estudante de medicina na universidade.

Poderei exercer minhas atividades no Brasil?

Uma dúvida muito comum para você que começou a pesquisar sobre esse assunto é saber você poderá exercer suas atividades médicas no Brasil, resposta é sim, poderá! Mas saiba que após a conclusão do seu curso de Medicina na Argentina a sua única preocupação será em revalidar seu diploma em território brasileiro. Para isso, basta seguir os trâmites propostos pelo órgão governamental do setor de educação brasileiro e realizar o Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) que é o processo mais tradicional referente para estudantes brasileiros formados fora do país para o reconhecimento do diploma.

Esse exame é aplicado pelo Inepe – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que avalia por meio de provas que buscam analisar o conhecimento teórico e prático dos formandos. Além das habilidades e competências que são necessárias para o exercício da profissão médica especificamente no Brasil. É um meio considerado fácil pelos estudantes que veem formados de outros países e realizam.

Medicina na Argentina é realmente de graça e sem vestibular?

Sim, Medicina na Argentina é de graça e não tem vestibular! Mas isso não significa que você estará isento de tudo! Entenda, por mais que seja de graça estudar medicina na Argentina você precisará arcar despesas pessoais e moradia. Esse valor pode variar de um para outro pois seu estilo de vida de cada um pode interferir diretamente nesse orçamento. Veja esse guia prático para candidatos estrangeiros que querem estudar na UBA.

Você precisará do certificado nível b2 para ingressar

Em 2018 a principal universidade pública da Argentina, a Universidade de Buenos Aires lançou uma nota oficial dizendo que o candidato ao cbc – ciclo básico comum deverá apresentar o certificado de espanhol nível b2 como documento obrigatório na hora da matrícula. Isso significa que você precisará realizar um exame de proficiência de espanhol para comprovar que você tem ao menos o nível intermediário b2.

Para saber mais informações sobre os principais certificados de espanhol aceitos nas universidade de medicina na Argentina clique aqui.

Estudar Medicina na Argentina é Furada?

Eu sei que tomar esse tipo de decisão não é fácil, pois sei que além de tudo estudar Medicina na Argentina envolve familiares, amigos e muitas outras coisas! Mas também sei que não tomar a decisão certa pode pesar muito em sua vida futuramente, por isso tome a decisão certa. vamos lá!

Primeiro, saiba que em sua jornada você não estará sozinho, você terá outras pessoas indo para o mesmo destino que o seu, acredite! Existem muitas pessoas com o mesmo sonho, isso significa que você construirá profundas amizades e poderá contar com elas no caminho. E segundo quando você chegar no seu destino, encontrará outras oportunidades. Parece que isso começa a te seguir quando você toma a decisão certa. Acredite, Deus abre portas quando buscamos por algo!

Enquanto morei na Argentina só me bastou uma visão, e depois disso minha esposa e eu começamos a trabalhar em cima desse lindo projeto que é o Instituto Aprender Espanhol Online que a cada dia tem se tornado uma referência para brasileiros do mundo todo que tem como objetivo “ser fluente em espanhol”.

Conheças as melhores faculdades públicas de Medicina na Argentina

Existem muitas outras universidades na Argentina que oferecem o curso de Medicina, no entanto vou enfatizar as mais buscadas entre públicas e particulares que oferecem o curso de Medicina. Vamos lá!

Universidade de Buenos Aires

Faculdade de Medicina - Universidade de Buenos Aire

Considerada a melhor universidade pública de Medicina da Argentina a (UBA) Universidade de Buenos Aires está localizada na capital da Argentina, a cidade de Buenos Aires.

A (UBA) se define como gratuita, livre e laica e é a universidade que mais recebe brasileiros em terras argentinas. Isso porque possui uma qualidade de ensino exemplar e também um dos melhores cursos de Medicina da América Latina. Seus outros cursos de graduação e pós também recebem diversos títulos de qualificação. Por isso, a UBA é um dos centros de estudos mais prestigiados de toda a Argentina.

Universidad Nacional de La Plata – UNLP

Universidade Nacional de La Plata

Se estudar medicina na Argentina estiver em seus planos saiba que a Universidade Nacional de La Plata é considerada a segunda melhor universidade púbica da Argentina. A universidade se encontra em La Plata uma província da capital Buenos Aires. Por isso, fica entre as redondezas da cidade argentina.

Porém, diferente da (UBA) Universidade de Buenos Aires, ela oferece um número limitado de vagas para estudantes estrangeiros. Por isso, é um pouco mais concorrida e não pode se perder as datas de matrícula para garantir sua vaga.

Universidade Nacional de Rosário – UNR

Universidade Nacional de Rosário

Essa é a (UNR) Universidade Nacional de Rosário, está localizada na cidade de Rosário na província de Santa Fé. É um pequeno município encontrado mais perto do interior da Argentina. Sendo a terceira universidade mais procurada por brasileiros que buscam o curso de medicina na Argentina. Ela também é pública, gratuita e laica. Sendo uma instituição com ótima infraestrutura e recursos oferecidos a seus alunos com total qualidade e responsabilidade.

Ela tem até reconhecimento internacional já tendo sido premiada pelo “Global a la Excelencia en Educación para La Salud año 2009” referente a suas graduações na área da saúde serem de total qualidade. Apesar de ser pública é uma instituição que promove menos gastos referentes a livros, acessibilidade e todo o meio voltado aos gastos de estudantes.

Vantagens e desvantagens de estudar medicina na Argentina

Eu sei que tomar esse tipo de decisão não é fácil, pois sei que além de tudo estudar Medicina na Argentina envolve familiares, amigos e muitas outras coisas! Mas também sei que não tomar a decisão certa pode pesar muito em sua vida futuramente, por isso tome a decisão certa.

Nem sempre nos importamos muito com algumas desvantagens quando as vantagens se sobressaem, mas é sempre saber mesmo que elas não venham mudar nossas decisões.

As vantagens são que primeiro, você será bilíngue e isso é excelente, pois a sensação de falar um segundo idioma não tem preço! Segundo, você terá mais autonomia, ou seja, a capacidade de tomar decisões e agir de acordo com seus próprios valores e desejos pessoais. Terceiro, se adaptará facilmente a cultura de outros países. Quarto, você se graduará na carreira dos seus sonhos e poderá exercer suas atividades no Brasil, sem dúvida esse motivo é o mais importante!

As desvantagens seriam basicamente as mesmas que você teria se aprovasse em medicina no Brasil, que são, primeira, arcar com custo de vida na cidade universitária. Segundo, despesas iniciais para legalizar seus documentos pessoais e escolares e passagem aérea. Terceiro, talvez esse seja o mais desafiador que é deixar tudo e todos para viver sozinho em outro país.

Na minha visão, essas são as vantagens e desvantagens de estudar medicina na Argentina. Mas, sobre tudo eu creio que todos precisamos ter a oportunidade de sair do ninho e aprender a voar sozinho nem que seja por apenas uma única vez na vida!

O que você achou desse post? Gostou? Saiba que outros países da América Latina também favorecem a possibilidade da educação gratuita. Continue lendo sobre esse tema clicando no link a seguir: Medicina no Chile: saiba como estudar sem vestibular de graça

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

O nosso curso é 100% online e dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que acontecem de segunda a sexta-feira e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos.

Além das aulas ao vivo que acontecem de segunda a sexta-feira, o curso possui uma plataforma de estudos que contém 182 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediário e avançado.

E ainda disponibiliza preparatórios para quem deseja alcançar os melhores resultados no exames do Siele, celu e Cei da Universidade de Buenos Aires.

A principal finalidade das aulas ao vivo é para que você desenvolva habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos você poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que também são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

Entre na lista de espera nessa página para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Além disso, não deixe de compartilhar o post com seus amigos e também deixe seus comentários, críticas, sugestões, etc. Um grande abraço e nos vemos em breve!

 

Os comentários estão desativados.