UBA XXI e CBC: Descubra qual o método se encaixa no seu perfil

UBA CBC 2 1024x505 - UBA XXI e CBC: Descubra qual o método se encaixa no seu perfil

Se você deseja realizar um intercâmbio educacional na Argentina para realizar um curso de nível superior na UBA – Universidade de Buenos Aires, você precisa saber que existem 2 métodos de ingresso obrigatório que é considerado o primeiro ano para qualquer carreira da Universidade. Uma delas é a realização do UBA XXI ou do CBC (Ciclo Básico Comum) que você saberá agora tudo que você precisa saber e assim poderá escolher qual se encaixa melhor no seu perfil.

O que é o CBC e UBA XXI?

Saiba que tanto o UBA XXI como o CBC são métodos de ingresso desenvolvido pela Universidade de Buenos Aires tanto para estudantes nativos como estrangeiros e é considera como o primeiro ano de qualquer carreira que você escolher. O intuito do CBC ou UBA XXI é de nivelar seus conhecimentos com a história da Argentina juntamente com os conceitos básicos da carreira que você escolher, sendo basicamente como os primeiros termos da sua carreira profissional. Mas entre eles há diferenças e essa é a questão que você precisa entender. Veja abaixo!

UBA XXI

O UBA XXI é o Programa de Educação a Distância criado pela universidade para facilitar a realização daqueles que não possuem muito tempo de realizá-lo presencialmente.

Como por exemplo, para aqueles que trabalham durante o dia todo, para os que estão no ensino médio e desejam adiantar seu método de ingresso ou apenas para aquelas pessoas que querem ingressar na UBA e preferem cursar algumas ou todas as disciplinas do CBC por meio dessa modalidade à distância, ou seja, o UBA XXI é a modalidade do CBC feita de forma semi-presencial.

Essa é uma das principais diferenças entre o CBC e UBA XXI, mas ainda existem outros quesitos que os diferem, como por exemplo o simples fato de não perder matéria quando se está realizando o UBA XXI, pois você terá acesso a uma plataforma de ensino com todo conteúdo disponível para estudar, tendo assim mais tempo para se dedicar e entender toda a matéria.

Como comentado acima, as matérias do UBA XXI são cursadas a distância, porém os provas são aplicadas de maneira presencial. Mas as matérias são bem simplificadas, basta seguir o conteúdo publicado por semana e se organizar a partir de sua disponibilidade de tempo. Assim, ele é realizado por uma plataforma virtual onde o aluno possui um professor para tirar dúvidas, aulas em mp3, powerpoints, fóruns de debate, cronogramas da matéria e material de estudo que se complementa com os livros de leitura obrigatória.

Nisso os alunos estudam vinte e dois assuntos que possui uma duração quadrimestral e intensiva, distribuídos em dois períodos de quatro meses. No UBA XXI o estudante irá apenas precisar comprar os livros de leitura obrigatória e utilizar a plataforma juntamente com todos os outros recursos para poder facilitar a realização do curso.

O UBAXXI também disponibiliza aulas presencias, porém não são obrigatórias, o aluno também pode frequentar, tirar suas dúvidas e ter um resumo da matéria que está sendo estudada naquela semana, se for do seu desejo. Isso serve para aqueles que possuem mais facilidade em aprender presencialmente, podendo assim frequentar as aulas quando quiserem, basta escolher a sede e verificar o horário que esta sendo lecionada a matéria.

Mais informações sobre o UBA XXI

Isso mesmo, decidi falar absolutamente tudo que sei sobre o UBA XXI, continuemos? Se sim, não se esqueça de deixar sua opinião abaixo nos comentários. 🙂

Principal vantagem de fazer o UBA XXI

A principal vantagem de fazer o UBA XXI é poder estudar no seu próprio ritmo, além de que algumas matérias 70% das provas são de múltipla escolha, diferente do CBC (Ciclo Básico Comum). Todos os assuntos do UBA XXI são equivalentes ao do sistema presencial do CBC, mas não são idênticos, pois são módulos exclusivos do método de educação à distância.

Quando acontecem as inscrições para o UBA XXI

As inscrições para o UBA XXI acontecem 2 vezes no ano. Para quem deseja começar em março geralmente as inscrições acontecem entre os meses de fevereiro e março. Para quem deseja em agosto geralmente acontecem entre os meses junho e julho do mesmo ano. E saiba que é muito importante que você prepare suas documentações com 3 meses de antecedência como mínimo para garantir que não haja problemas.

Se você deseja saber mais informações sobre o UBA XXI, clique aqui.

O que é o CBC?

O CBC é um curso intitulado como Ciclo Básico Comum da Universidade de Buenos Aires, como já dito anteriormente. Esse curso também é obrigatório, sua principal diferença entre o UBA XXI é que ele é realizado de forma presencial e possui uma extensão maior, além de ser um pouco mais rigoroso. O CBC possui em torno de 6 matérias obrigatórias, sendo 2 comuns para todos os alunos de qualquer curso, 2 referentes a orientação da carreira que se pretende cursar e 2 matérias específicas da carreira escolhida.

Principal vantagem de fazer o CBC

O CBC é mais indicado para aquele aluno estrangeiro que já possui uma boa familiaridade com o idioma Espanhol, pois assim terá mais dinâmica em estudar de forma presencial se comunicando no idioma de forma fluída a nível de universidade. Além de também ser direcionado aqueles que preferem retomar os conteúdos de forma presencial para se adaptar mais inteiramente das matérias que serão realizadas.

O CBC possui aulas com horários fixos, provas com conteúdo mais dissertativo, trabalhos, apresentações e dinâmicas diversas. Ou seja, tudo de forma completamente presencial conforme seus horários escolhidos e com um currículo já pré- estabelecido. E outra diferença entre o UBA XXI é que a inscrição para o CBC se faz presencialmente com a entrega de documentações exigidas juntamente com seu certificado de espanhol. Se é seu interesse saber mais informações sobre os certificados de espanhol aceitos pela UBA clique aqui.

Contudo, você que deseja estudar na UBA – Universidade de Buenos Aires, saiba também que você precisará apresentar juntamente com seus documentos escolares um certificado de proficiência em espanhol nível intermediário b2 para que então sua matrícula seja efetivada na universidade. E para te ajudar nessa etapa importante em sua vida gostaria que soubesse do nosso comprometimento no ensino do idioma espanhol. Somos um instituto de idiomas online capacitado para te ajudar a alcançar a fluência no espanhol e conquistar seu certificado de proficiência.

Preencha o formulário abaixo para receber mais informações a respeito do Instituto e também sobre os nossos diferenciais.

Você já conhece o nosso curso de espanhol online?

Um curso 100% direcionado para você que deseja obter o certificado de espanhol para ingressar na Universidade de Buenos Aires e que tem como objetivo levar você do zero até a fluência no espanhol.

O curso é dividido por 6 níveis que visam levar você do zero até a fluência no idioma. Cada um desses níveis conta com diversos módulos com aulas e materiais didáticos. Ao todo são quase 200 aulas e mais materiais de estudo, aulas ao vivo em grupo de segunda a sexta-feira ministradas por professores nativos.

Não existe uma data específica para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

Se você quiser ser informado tanto sobre a Semana de Espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta entrar na Lista de Espera no Formulário a seguir:

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um abraço, nos vemos em um próximo artigo!

 

Os comentários estão desativados.