Como utilizar o presente do subjuntivo em Espanhol?

presente do subjuntivo

Saiba ou relembre que os verbos conjugados no modo verbal presente do subjuntivo em espanhol são aqueles que quase sempre estão associados às expressões que indicam um fato que pode ou não ocorrer, como por exemplo, “talvez”, “provavelmente”: “possivelmente”, entre outras. E tem mais, o presente do subjuntivo também é muito usado para situações como de ordens, dúvidas, desejos pessoais ou específicos de um outro alguém, conselhos, sentimentos e reações e incertezas. Ou seja, diversas maneiras de encaixá-lo.

Se você possui o desejo de se tornar fluente no idioma espanhol continue lendo a seguir e aprenda tudo o que precisa saber sobre o tempo verbal presente do subjuntivo em espanhol.

Veja esses exemplos:
– Posiblemente le esté gustando ella. (Possivelmente ele está gostando dela)
– Quizá me vaya mañana si no llueve. (Talvez eu saia amanhã se não chover)

E para conjugar o presente do subjuntivo aos verbos regulares basta seguir aquela mesma regra do Português sobre substituir as terminações -ar, -er e -ir pelo verbo no presente.

Confira o exemplo abaixo para compreender melhor:

  • 1ª conjugação que são os verbos terminados em -ar, por exemplo, troca-se o amar por ame, ames, amemos e etc;
  • 2ª conjugação que são os verbos terminados em -er, por exemplo, troca-se o beber por beba, bebas, bebemos e etc;
  • 3ª conjugação que são os verbos terminados em -ir, por exemplo, troca-se o partir por parta, partas, partamos e etc.

E apesar desse modo verbal presente do subjuntivo ser menos usado que o tradicional que é o indicativo, é completamente necessário aprendê-lo para se tornar fluente em espanhol, por isso, veja mais…

Agora passando para a parte de conjugar o presente do subjuntivo aos verbos irregulares você precisa saber que as principais irregularidades nesse caso são definidas por categorias, como:

Irregularidades vocálicas

Esse item refere-se aos verbos que sofrem modificações em sua raiz que estejam ligadas as suas vogais, ou seja, havendo a troca de uma vogal por outra. Veja!

Os verbos

Querer (Querer): E>IE vira quiera, quieras, queramos e etc;
Sentir (Sentir): E>IE vira sienta, sientas, sintamos e etc;
Pedir (Pedir): E>I vira pida, pidas, pidamos e etc;
Poder (Poder): O>UE vira pueda, puedas, podamos e etc;
Jugar (Jogar): U>UE vira juegue, juegues, juguemos e etc.

Nesses casos trocam-se as terminações originais usadas na regra das 3° conjugações. Após isso continua as especificações da diferenciação que existe nesse tempo verbal.

Irregularidades consonantais

Esse item refere-se ao uso da 1ª pessoa do singular onde os verbos mantêm a raiz da 1ª pessoa no presente do indicativo, substituindo as terminações em -o pelas terminações do presente do subjuntivo que estamos vendo agora. Confira!

Verbo Conocer (Conhecer): vira “conozca”, “conozcas”, “conozcamos” e etc;
Verbos Hacer (Fazer): vira “haga”, “hagas”, “hagamos” e etc.

Portanto, alguns verbos sofrem a adição de Z ao radical e outros sofrem adição de G ao radical.

Esses foram apenas alguns exemplos dos possíveis verbos, existem muitos outras mais que podem se encaixar por essas regras do presente do subjuntivo em espanhol. E, por fim, há mais um item para concluir esse estudo.

Verbos completamente irregulares/ sem regras

Agora veja alguns exemplos onde não existe nenhuma regra e apenas um conhecimento mais profundo no idioma, além de treino podem fazer você compreender melhor o jeito deles.

Verbo Dar (Dar): vira “dé”, “des”, “demos” e etc;
Verbo Haber (Haver): vira “haya”, “hayas”, “hayamos” e etc;
Verbo Saber (Saber): vira “sepa”, “sepas”, “sepamos” e etc;
Verbo Ser (Ser): vira “sea”, “seas”, “seamos” e etc.

Isso tudo é resumidamente o que você precisa saber sobre o presente do subjuntivo em Espanhol. Parece complexo, mas nada que um estudo de qualidade, treinos diários através de aulas ao vivo com professores nativos e dedicação não faça se tornar bem mais fácil e rápido o seu aprendizado de espanhol.

Você já conhece o nosso Curso de Espanhol Online?

O curso do Instituto iAEO é 100% online e dinâmico que usa de recursos como aulas ao vivo com professores nativos em grupo que acontecem de segunda a sexta-feira e proporcionam interação em tempo real com professores e alunos.

Além das aulas ao vivo que acontecem de segunda a sexta-feira, o curso possui uma plataforma de estudos que contém quase 200 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediario e avançado.

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Não existe uma data ou período para a abertura de cada turma, porém em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre logo após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

Se você quiser todas as informações sobre o curso e ser informado tanto sobre a Semana do Espanhol quanto sobre a abertura de novas turmas do Curso, basta se cadastrar na Lista de Espera no formulário a seguir:

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um grande abraço!

 

Os comentários estão desativados.