Como utilizar o presente do subjuntivo em Espanhol?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Saiba ou relembre que os verbos conjugados no modo verbal presente do subjuntivo são aqueles que quase sempre estão associados às expressões que indicam um fato que pode ou não ocorrer, como por exemplo, “talvez”, “provavelmente”: “possivelmente”, entre outras. E tem mais, o presente do subjuntivo também é muito usado para situações como de ordens, dúvidas, desejos pessoais ou específicos de um outro alguém, conselhos, sentimentos e reações e incertezas. Ou seja, diversas maneiras de encaixá-lo.

Se você possui o desejo de se tornar fluente no idioma espanhol continue lendo a seguir e aprenda tudo o que precisa saber sobre o tempo verbal presente do subjuntivo.

Veja esses exemplos:
– Posiblemente le esté gustando ella. (Possivelmente ele está gostando dela)
– Quizá me vaya mañana si no llueve. (Talvez eu saia amanhã se não chover)

E para conjugar o presente do subjuntivo aos verbos regulares basta seguir aquela mesma regra do Português sobre substituir as terminações -ar, -er e -ir pelo verbo no presente.

Confira o exemplo abaixo para compreender melhor:

  • 1ª conjugação que são os verbos terminados em -ar, por exemplo, troca-se o amar por ame, ames, amemos e etc;
  • 2ª conjugação que são os verbos terminados em -er, por exemplo, troca-se o beber por beba, bebas, bebemos e etc;
  • 3ª conjugação que são os verbos terminados em -ir, por exemplo, troca-se o partir por parta, partas, partamos e etc.

E apesar desse modo verbal presente do subjuntivo ser menos usado que o tradicional que é o indicativo, é completamente necessário aprendê-lo para se tornar fluente em espanhol, por isso, veja mais…

Agora passando para a parte de conjugar o presente do subjuntivo aos verbos irregulares você precisa saber que as principais irregularidades nesse caso são definidas por categorias, como:

Irregularidades vocálicas

Esse item refere-se aos verbos que sofrem modificações em sua raiz que estejam ligadas as suas vogais, ou seja, havendo a troca de uma vogal por outra. Veja!

Os verbos

Querer (Querer): E>IE vira quiera, quieras, queramos e etc;
Sentir (Sentir): E>IE vira sienta, sientas, sintamos e etc;
Pedir (Pedir): E>I vira pida, pidas, pidamos e etc;
Poder (Poder): O>UE vira pueda, puedas, podamos e etc;
Jugar (Jogar): U>UE vira juegue, juegues, juguemos e etc.

Nesses casos trocam-se as terminações originais usadas na regra das 3° conjugações. Após isso continua as especificações da diferenciação que existe nesse tempo verbal.

Irregularidades consonantais

Esse item refere-se ao uso da 1ª pessoa do singular onde os verbos mantêm a raiz da 1ª pessoa no presente do indicativo, substituindo as terminações em -o pelas terminações do presente do subjuntivo que estamos vendo agora. Confira!

Verbo Conocer (Conhecer): vira “conozca”, “conozcas”, “conozcamos” e etc;
Verbos Hacer (Fazer): vira “haga”, “hagas”, “hagamos” e etc.

Portanto, alguns verbos sofrem a adição de Z ao radical e outros sofrem adição de G ao radical.

Esses foram apenas alguns exemplos dos possíveis verbos, existem muitos outras mais que podem se encaixar por essas regras do presente do subjuntivo. E, por fim, há mais um item para concluir esse estudo.

Verbos completamente irregulares/ sem regras

Agora veja alguns exemplos onde não existe nenhuma regra e apenas um conhecimento mais profundo no idioma, além de treino podem fazer você compreender melhor o jeito deles.

Verbo Dar (Dar): vira “dé”, “des”, “demos” e etc;
Verbo Haber (Haver): vira “haya”, “hayas”, “hayamos” e etc;
Verbo Saber (Saber): vira “sepa”, “sepas”, “sepamos” e etc;
Verbo Ser (Ser): vira “sea”, “seas”, “seamos” e etc.

Isso tudo é resumidamente o que você precisa saber sobre o presente do subjuntivo em Espanhol. Parece complexo, mas nada que um estudo de qualidade, treinos diários através de aulas ao vivo com professores nativos e dedicação não faça se tornar bem mais fácil e rápido o seu aprendizado de espanhol.

No Instituto iAEO você estude com profissionais de verdade que possam te passar conhecimento de forma correta e te orientar estando sempre disponíveis. São 12 horas de aulas ao vivo por dia, podendo interagir em tempo real com professores e alunos e um portal completo materiais audiovisuais que abrange desde o nível básico ao avançado. Por isso, preencha o Formulário a seguir e comece hoje seu curso de espanhol.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *