Medicina no Uruguai: de graça, sem vestibular e ingresso direto

Tempo de leitura: 3 minutos

medicina no uruguai

Se você pensa em estudar medicina no Uruguai ou qualquer outra carreira, saiba que você não está sozinho, pois existem centenas de brasileiros que imigram todos os anos ao país com o mesmo objetivo. Mas você sabia que é possível realizar esse sonho totalmente de graça? Sim! Assim como em vários outros países da América do Sul, o Uruguai também favorece a educação para qualquer estrangeiro que tenha residência legal no país.

Para que o estrangeiro possa estudar medicina em uma universidade publica do Uruguai existe alguns requisitos que 99% das pessoas não possuem que é comprovar pelo menos um ano de residência no país

Caso você esteja pensando em morar ou estudar no Uruguai é bem provável que você ainda não tenha residência, no entanto alcançar esse objetivo não está longe do alcance de quem deseja realizar esse sonho.

A LEI no Uruguai diz que qualquer residente legal tem direto a educação como qualquer cidade uruguaio.

Existem Faculdades que são favoráveis a retirada desse requisito, mas existem as que são favoráveis que continuem com o requisito.

Se eu não estiver nesse requisito não será possível estudar medicina em uma faculdade pública no Uruguai?

Sim, existe uma possibilidade e a única forma de você estudar aqui no Uruguai é você solicitar seu ingresso por uma exceção. Essa solicitação dever ser feita de forma presencial e por carta na secretaria da universidade que você deseja estudar. Ou seja, caso você queira estudar na faculdade de medicina, Você precisaria fazer uma carta solicitando e entregar de forma presencial  na secretaria da universidade que você deseja estudar.

Mas aqui vão algumas dicas importantes para que a universidade considere e aceite o seu pedido com mais facilidade.

Primeiro faça toda a documentação para se legalizar no pais para que você tenha o documento de identificado uruguaiano.

Segundo, faça a revalidação do seu ensino realizado no Brasil.

E depois faça o pedido através da carta!

Caso você esteja trabalhando no país, as chances de que seu pedido seja aprovado com mais agilidade são bem maiores, pois o fato de morar e trabalhar no país já dirá que sua intenção é de residir permanentemente.

Por isso faça a solicitação somente após realizar a primeira e segunda dica.

O processo de aprovação pode demorar até três meses, por isso uma forma legal de solicitar é na época de inscrição, pois no mesmo instante eles farão uma matricula temporária que dependerá da sua solicitação, sendo assim, ela poderá ser aprovada ou reprovada, no entanto dificilmente sua solicitação será recusada, pois é de total interesse da faculdade que mais pessoas migrem para o país por inúmeros motivos.

Por isso, para conseguir se inscrever no curso de medicina na Universidade pública no Uruguai é necessário morar pelo menos 1 ano aqui legalmente e revalidar seu ensino médio.

Um dos primeiros passos de quem deseja dar início a esse sonho é aprender espanhol, e para isso você pode contar com a nossa escola online.

Já ajudamos centenas de alunos a conseguirem o certificado de proficiência em espanhol para ingressar em diversas universidades da América do Sul, incluindo Argentina, Paraguai, Bolívia e Espanha. Agora queremos ajudar você a ser fluente em espanhol! Preencha o formulário abaixo para receber mais informações de como você poder começar hoje mesmo a falar espanhol.

Como mencionei no começo, existem outros países na América do Sul que possibilitam o ensino gratuito!

Conhece outros posts do nosso blog que poderão te ajudar

Faculdade de medicina na Argentina: vale a pena?
Medicina no Chile: saiba como estudar sem vestibular de graça

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *