Faculdades de Medicina na Bolívia: Conheça as 3 Melhores

Medicina Na Bolívia - Conheça as 3 Melhores Faculdades
Universidad Cristiana de Bolívia (Ucebol)

Estudar em uma das Faculdades de Medicina na Bolívia tem se tornando o sonho de centenas de brasileiros. Muitos buscam estudar fora do país, principalmente quando desejam cursar medicina. E os países vizinhos devido à proximidade e a maior facilidade referente a cultura, língua e adesão nessas instituições se tornam os locais alvo desses estudantes. E um desses países é a Bolívia. Por isso, uma das primeiras etapas é pesquisar quais são as melhores Faculdades de Medicina da Bolívia, para então seguir buscando as informações que deseja e tomar a melhor decisão.

Sabe-se através de uma pesquisa que a maior parte desses estudantes brasileiros saem de estados como Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, devido possuírem fronteira perto dos países vizinhos. Essa informação foi levantada pelo Ministério da Educação. E o maior motivo pelo qual os brasileiros tomam essa decisão é devido as universidades brasileiras serem muito caras. E as opções de universidades públicas possuírem muita concorrência.

Se você possui o desejo de estudar uma das Faculdades de Medicina na Bolívia veja abaixo então quais são essas faculdades. Saiba também os motivos que fazem alguns estudantes brasileiros escolherem esse país como local de intercâmbio educacional e quais são as vantagens que o país oferece referente aos diferencias dos outros países vizinhos.

Universidad Cristiana de Bolívia (Ucebol)

A UCEBOL é uma universidade Católica e particular localizada na cidade de Santa Cruz de la Sierra. É a única instituição que possui credenciamento ao MERCUSUR referente a carreira médica, já que esse é o curso com mais procura da universidade. Essa instituição possui vários preceitos e busca levar em alta qualidade a educação concluída em nível acadêmico, científico e tecnológico.

Universidad Nacional Ecológica (Une)

A UNE é um universidade especializada nas áreas da saúde e ecologia. Outra instituição que se encontra na cidade de Santa Cruz de la Sierra. Essa instituição também é privada e recebe muitos brasileiros. Não possui muitos anos de história mas é uma universidade de qualidade e que possui muitos cursos das áreas citadas.

Universidade de Aquino (Udabol)

A UDABOL foi fundada em 1995 e sua primeira sede se localiza na cidade de La Paz, assim também surgiu o campus em Oruro e em 2003 surgiu outro campus na cidade de Santa Cruz de La Sierra. Uma universidade que possui total infraestrutura e diversos cursos. É uma das que possui melhor estrutura e conta com esses vários loais de campus. Sendo o principal em Santa Cruz.

Como se pode perceber as 3 faculdades de medicina ficam localizadas na cidade de Santa Cruz de La Sierra que é a cidade mais desenvolvida e populosa da Bolívia. E que fica bem próxima das fronteiras com o Brasil. Nas 3 faculdades citadas acima, você pode realizar um curso de medicina com duração de cerca de cinco anos e o estudante desembolsa entre R$ 10.500,00 e R$ 22 mil.

Esses valores são extremamente baixos comparados ao Brasil, onde se gasta quase essa quantia por mês em uma instituição privada do país. Agora, imagine esse valor mais caro sendo pago em apenas um semestre de faculdade privada brasileira.

Quais as vantagens de estudar nas Faculdades de Medicina na Bolívia?

Além do valor do curso de medicina ser muito mais em conta como já citado, há outras vantagens referentes a Bolívia. Um deles é que não possui realização de vestibular para entrar nas instituições. Outro motivo é que a Bolívia possui um custo de vida bem baixo, ou seja, mesmo com pouco dinheiro consegue se manter com conforto.

Custo de Vida na Bolívia

Custos como comprar em supermercados também são mais em conta. Aqueles que já possuem uma condição boa, lá conseguem viver uma vida muito melhor. Outro motivo é referente as documentações para estar no país e ingressar nessas instituições. Na Argentina por exemplo se exige muito mais documento, certificados e comprovações do que a Bolívia.

Refeições, aluguéis e passagens são muito mais acessíveis do que no Brasil e a maioria dos locais já incluem gás, água, luz e outras contas dentro do que se é oferecido. Sem contar que se houver a necessidade ou vontade de ir ao Brasil, é um trajeto mais curto do que um país como a Argentina.

O Diploma de Medicina da Bolívia vale no Brasil?

E para aqueles que possuem dúvidas referente a validade do diploma no Brasil, saiba que sim ele é valido. Basta apenas realizar uma prova para poder exercer no Brasil.

Após terminar o curso em uma das Faculdades de Medicina na Bolívia o novo médico que deseja voltar ao Brasil pode validar seu diploma através de uma prova para poder exercer a profissão aqui no Brasil.

Conclusões sobre as Faculdades de Medicina na Bolívia

Portanto, os motivos dados acima são muito vantajosos, mas para garantir uma certeza deve-se pesquisar melhor e garantir que saiba tudo que deseja e precisa. E saiba também que não são apenas essas três opções de universidades, o país conta com uma estimativa de 26 Faculdades de Medicina na Bolívia, então podem haver outras opções que te interesse. Se você estiver gostando desse artigo e quiser que falemos sobre outras Faculdades de medicina na Bolívia, deixe sua opinião abaixo nos comentários.

Brasileiros na Bolívia

Estima-se que haja no país mais de 30 mil estudantes brasileiros, então estar com diversas companhias da mesma nacionalidade é muito possível. Alunos que estudaram nas Faculdades de Medicina na Bolívia relatam que haviam aulas com professores formados no Brasil, Bolívia, Argentina, Peru, Estados Unidos e que transmitiam muita experiência para a formação acadêmica deles.

Sabe-se também que as universidades de lá já estão preparadas para receber brasileiros devido a grande demanda. por isso, há funcionários que falam português para melhorar ainda mais a qualidade e ajuda aos estudantes que vem de fora.

Saiba por onde e como começar

Provavelmente você possui o sonho de estudar em uma das melhores Faculdades de Medicina na Bolívia e sabe que há muitas vantagens em fazer faculdade de medicina na Bolívia. Basta tomar sua iniciativa e ir atrás de todos os processos para então realizar o que tanto deseja.

Começando pela base, você precisará construir uma excelente estrutura de espanhol, pois você precisará se comunicar de forma acadêmica na universidade e entender as matérias para alcançar boas notas e não se prejudicar por causa disso.

E como queremos muito que você aprenda espanhol online, aqui no Instituto Aprender Espanhol Online você estuda espanhol online, de forma simples e rápida e assim se prepara melhor para viver seu intercâmbio educacional para estudar em uma das melhores Faculdades de Medicina na Bolívia.

Curso de Espanhol Online iAEO

Oferecemos uma experiência de imersão cultural como se você estivesse na Bolívia. A metodologia combina, aulas ao vivo com professores nativos, acesso ilimitado ao portal do aluno com materiais audiovisuais exclusivos e quizzes.

Aulas particulares com professores nativos

Você poderá fazer aulas ao vivo em grupo com professores nativos. Tudo isso para que você alcance a fluência no espanhol de forma eficaz e divertida te possibilitando viver as melhores experiências em seu intercâmbio na Bolívia.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira e são divididas por níveis para que você entenda o assunto de cada aula e você poderá fazer uma, duas ou quantas aulas ao vivo quiser no mesmo dia. Uma experiência imersiva para quem realmente quer ser fluente em espanhol.

Acesso ao Conteúdo Inovador

Além as aulas ao vivo o aluno também recebe acesso ao nosso conteúdo inovador que faz referência a mais de 200 videoaulas exclusivas que abrange desde o nível básico ao avançado. Deu pra ter uma ideia né? Só que tem muito mais…

Gostou da proposta do Instituto iAEO? Então preencha o Formulário abaixo com seus dados para receber uma ligação de um de nossos colaboradores com mais informações de como estudar em uma melhores Faculdades de Medicina na Bolívia começando a partir da aprendizagem do espanhol.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Se também for do seu interesse saber informações sobre estudar outras faculdades de medicina em outros países como Argentina, Paraguay e Espanha visite nossos artigos clicando nos links abaixo:

Intercâmbio na Argentina – Descubra em 4 passos como iniciar

As 5 Melhores Faculdades de Medicina na Espanha

Conheça as Principais Faculdades de Medicina na Argentina

Um grande abraço, nos vemos em um próximo artigo!