Universidades na Argentina que exigem o espanhol

Saiba quais são as melhores universidades para estudar medicina na Argentina e quais são as universidades na Argentina que exigem espanhol. Veja também quais são os processos para ingressar nessas instituições.

A busca de brasileiros por universidades estrangeiras é cada vez maior, pois o que realmente era para ser oferecido gratuitamente em todos os países é cobrado caro, por esse motivo estamos longe de ser um país um educado. Mas essa busca ocorre principalmente por aqueles que desejam cursar Medicina. Com essa intenção de realizar um intercâmbio educacional e morar fora do Brasil, um dos países mais buscados para estudar medicina é na Argentina. Isso se dá por ser um país vizinho e por ofertar um maior número de vagas para estudantes estrangeiros.

Se dá também por conta das universidades oferecerem com mais facilidade o ingresso as suas instituições. Pois, na Argentina para estudar medicina não se necessita realizar um vestibular, são outros os processos para ingressar nessas instituições, exigindo dos indivíduos apenas o idioma Espanhol.

As principais universidades de medicina na Argentina:

Universidad de Buenos Aires – UBA

ubaaaaaaaaa 1024x624 - Universidades na Argentina que exigem o espanhol
UBA – Universidad de Buenos Aires

De acordo com o QS World Rankings 2020, a UBA – Universidade de Buenos Aires é a melhor universidade da América Latina, e a 74ª melhor universidade do mundo e também está entre as universidades na Argentina que exigem o espanhol para ingressar no primeiro ciclo da carreira o CBC – Ciclo Básico Comum. Ela é uma instituição pública, gratuita, livre e laica, como a mesma se intitula. A instituição se encontra na capital da Argentina, na cidade de Buenos Aires e é a universidade que mais recebe brasileiros que buscam estudar Medicina na Argentina.

Através de pesquisas sabe-se que atualmente a UBA é a melhor universidade Publica da Argentina, sendo considerada como um dos centros de estudos mais prestigiados de toda a América Latina. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 7 anos e é gratuita.

Fundación Hector A. Barceló

Faculdad de Medicina Fundación H. Barceló
Faculdad de Medicina Fundación H. Barceló

A Fundación H. Barceló é outra das instituições localizada na cidade de Buenos Aires e é uma faculdade particular que também está entre as universidades na Argentina que exigem o espanhol. sendo também uma das mais procuradas por brasileiros. É uma instituição privada de total qualidade e uma das opções particulares mais baratas para os estudantes que desejam estudar Medicina na Argentina.

Por ser uma fundação, essa faculdade recebe suporte financeiros do governo da Argentina. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos ou 7 anos extensivos e os valores são de $4.600,00 (pesos argentinos) na hora da matrícula e $4.600,00 mensais com (desconto se pagar do dia 1 à 10 de cada mês).

Universidad Nacional de Rosário

Universidade de Medicina em Rosário
Universidade Nacional de Rosário

A UNR – Universidade Nacional de Rosário tem reconhecimento internacional referente a qualidade de seu ensino premiada pelo “Global a la Excelencia en Educación para La Salud año 2009”. Assim como a UBA citada acima a UNR também oferece total facilidade de ingressar na instituição e custo de vida mais baixo referente a província de Rosário. Sendo uma das universidades pioneiras na Argentina que começaram a exigir e atualmente exigem o espanhol para ingressar. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos e é gratuita. Considerada uma das melhores opções para quem deseja estudar Medicina na Argentina e economizar no orçamento.

Na Universidade Nacional de Rosário (UNR) para cursar medicina você ingressa na Faculdade de Ciências Médicas da Universidad Nacional de Rosário. Essa instituição está localizada na província (estado) de Rosário que é vizinha da cidade de Buenos Aires. Essa é outra universidade pública, gratuita e laica, como se define.

Universidad Nacional de La Plata

Universidad Nacional de La Plata
Universidad Nacional de La Plata

A Faculdade de Medicina da UNLP é outra que é pública, gratuita e laica. Essa instituição se localizada próxima do grande centro da Buenos Aires ficando mais aos arredores da capital. É também uma das universidades mais prestigiadas do país contando com mais de 100 anos de existência. O que difere essa instituição é que apesar de sua forma de ingressar também ser mais fácil a universidade oferece um número limitado de vagas para estudantes estrangeiros. A UNLP Também está entre as universidades na Argentina que exigem espanhol.

A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos e é gratuita. Considerada segundo pesquisas internas com os alunos do instituto Aprender Espanhol Online, a segunda opção dos brasileiros depois da UBA para estudar Medicina na Argentina.

Universidad Austral

Universidad Austral
Universidad Austral

A Universidad Austral é uma instituição que se difere das outras por possuir o foco em fazer com que o estudante conheça na prática como funciona a medicina. Por isso, antes mesmo de se formar há diversas aulas práticas, uso de laboratórios, conteúdos que se interagem de maneira interdisciplinar e principalmente muito conhecimento das tecnologias utilizadas atualmente na profissão de medicina.

A Universidad Austral coloca seus estudantes para realizar a prática no Centro Acadêmico de Saúde e o Hospital Universitário, assim eles aprendem e demostram seus conhecimentos em prática além de ajudar a comunidade da Argentina. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos e é particular. Considerada a melhor universidade particular para estudar medicina na Argentina.

Pontifícia Universidad Católica Argentina

Universidad Católica Argentina
Universidad Católica Argentina

A UCA – Universidad Católica Argentina que também é uma instituição que está presente em todo o Brasil em diversas capitais e é referência em ensino particular e também está na Argentina. Essa instituição oferece total qualidade de uma rede privada. A UCA da Argentina busca que seus estudantes foquem em 3 setores: Prática da médica, investigação biomédica e o de compromisso social.

A universidade possui um excelente corpo docente e ótimos laboratórios, sendo uma infraestrutura completa e de total qualidade. É uma instituição que é referência na Argentina na questão de programas de educação continuadas, especializações, mestrados e doutorados na área da medicina. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos e é paga, mas o valor não é divulgado.

Saiba qual o processo para ingressar nessas universidades

Contudo falamos sobre as principais universidades da Argentina e que coincidentemente também exigem o espanhol para ingressar.

Normalmente os primeiros passos são realizar uma primeira etapa de inscrição no site oficial de cada uma. Após isso deve-se estar presente e realizar uma segunda etapa da inscrição na própria instituição, assinando papéis e tudo mais. Como já dito anteriormente, essas universidades não avaliam por meio de vestibular, o que se necessita é realizar um curso de ingresso introdutório oferecido por elas e que possui quesito avaliatório, porém considerado por muitos como primeiro ano da carreira acadêmica.

Esses cursos de ingresso tem uma curta duração de tempo e tem a intenção de nivelar o conhecimento dos estudantes estrangeiros com os conceitos educacionais constituídos pelo país. São propostas matérias de nível médio e avançado fazendo com que o estudante se enquadre com os métodos de ensino aplicados na Universidade. O método de ingresso é obrigatório para ingressar em qualquer universidade da Argentina.

Após isso você precisará comprovar proficiência no idioma Espanhol. Assim você deve comprovar com qualquer certificado que seja válido a essas universidades da Argentina que exigem o espanhol você é capaz de se comunicar na língua na língua nativa. Os certificados aceitos pelas instituições citadas acima para estudar medicina na Argentina, são: o SIELE (S5 ou Global nível B2), o CELU (intermediário ou avançado), o DUCLE ou o CEI da UBA.

Você pode saber mais detalhes e tudo que precisa saber sobre todos esses certificados, clicando aqui. Esses certificados comprovam que você tem competência para se comunicar pelo menos em nível intermediário em relação ao idioma Espanhol.

Você já conhece o nosso Curso de Espanhol Online?

Se você deseja obter o certificado de espanhol Siele, Celu ou Dele para fins profissionais ou educacional, esse curso é pra você!

O Curso de Espanhol iAEO é um programa online de estudos de espanhol composto por 6 níveis que visam proporcionar resultados equivalentes a anos de estudos em escolas tradicionais de idiomas, capacitando os alunos a estudar conteúdos 100% em espanhol.

O programa completo aborda as 4 modalidades de aprendizagem do idioma, que são: Compreensão de Leitura; Compreensão Auditiva; Expressão e Interação Escritas; Expressão e Interação Orais e segue como referência os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas.

Como participar do Curso de Espanhol iAEO?

O Curso de Espanhol iAEO funciona com turmas fechadas, abertas algumas vezes por ano. Em geral as turmas são sempre abertas a cada 2-3 meses e sempre após a Semana do Espanhol, que é um evento online que realizamos para divulgar nossos métodos e nosso curso.

IMPORTANTE: quase sempre que abrimos turmas há descontos especiais de abertura para as pessoas que fazem a matrícula no primeiro dia de matrículas. Assim é essencial que você fique bem atento sempre que divulgarmos as datas de matrículas para conseguir garantir os descontos de primeiro dia.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Saiba mais também sobre os outros exames que são exigidos pelas principais universidades da Argentina como por exemplo,

Referências e fontes confiáveis:

  1. G1 Globo: https://g1.globo.com/educacao/noticia/com-faculdades-publicas-e-sem-vestibular-argentina-atrai-cada-vez-mais-universitarios-brasileiros.ghtml
  2. Abril: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/como-e-estudar-medicina-na-argentina-confira-o-relato-desta-brasileira/
  3. UBA: https://www.fmed.uba.ar/
  4. Fundación H. Barceló: https://www.barcelo.edu.ar/carreras-medicina
  5. Universidad Nacional de Rosário: https://unr.edu.ar/
  6. Universidad Nacional de La Plata : https://unlp.edu.ar/
  7. Universidad Austral: http://www.austral.edu.ar/
  8. Universidad Católica Argentina http://uca.edu.ar/es
  9. Instituto Aprender Espanhol Online: https://aprenderespanholonline.com.br/
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *