Estudar na Argentina: Descubra Por que Muitos Brasileiros Desistem

Estudar na Argentina para fazer uma graduação ou uma pós-graduação é o sonho de milhares de brasileiros. Mas esse sonho se distancia de virar realidade devido as dificuldades que o Brasil impõe em vários quesitos. Como na questão de universidades terem preços muito altos de mensalidades. Por esse motivo, a maioria dos brasileiros se direcionam as instituições públicas como outra opção, mas elas são muito concorridas.

Outro fator é a rigidez dos vestibulares que para muitos que não possuíram um estudo de total qualidade é completamente desvantajoso. Por isso, muitos desistem de ingressar em universidades brasileiras e buscam morar fora do país e realizar um intercâmbio educacional. Um dos países mais procurados pelos brasileiros que desejam estudar fora é a Argentina. Mas há alguns passos e processos que para finalmente conseguir ingressar em uma instituição internacional também fazem muitos brasileiros desanimarem e desistirem de estudar na Argentina. Então, saiba quais são os principais motivos dessas desistências:

Principais motivos de muitos brasileiros desistem de estudar na Argentina

Custo de vida e Trâmites Educacionais

Assim que o estudante decide que vai estudar na Argentina ou qualquer outro país inicia-se um dos processos mais importantes na minha opinião que é o apoio financeiro! Por mais que o país lhe possibilite o direito de estudar de graça, não significa que você não terá gastos! Pelo contrário, você perceberá logo de início que terá que arcar com várias responsabilidades financeiras a começar com gastos referentes a trâmites educacionais exigido pela universidade para efetivação da sua matrícula, isso sem contar com as despesas pessoais que você terá ao chegar no país como: moradia; alimentação; transporte público; materiais de estudo; plano de saúde; lazer e etc..

Método de ingresso na Universidade

Outro quesito muito importante é efetuar a matricula na universidade e de fato ingressar na instituição. Para isso há processos como: a realização de um curso no estilo pré-vestibular e a convalidação de documentos obrigatórios como dito no parágrafo acima.

Na maioria das instituições após a primeira etapa da inscrição que normalmente é realizada pela internet o ingressante necessita ir realizar a outra etapa pessoalmente. Após uma boa parte das papeladas serem aceitas, o estudante que deseja estudar na argentina precisa começar um curso no estilo de pré-vestibular como dito. Esse curso não é avaliatório em relação a passar ou reprovar, mas sim possui o objetivo de avaliar seu conhecimento em relação a questões do idioma, da história do país e outras coisas. É obrigatório e é um dos processos que se necessita para estudar na Argentina.

Certificado de Espanhol com Validez Internacional

O terceiro processo também obrigatório para finalmente concluir a matricula e e começar a estudar em alguma instituição na Argentina é a comprovação de proficiência no idioma espanhol com um certificado que tenha validação. Isso significa que você precisará realizar um exame de espanhol e conquistar seu certificado com internacional para comprovar que você tem ao menos o intermediário B2 do idioma espanhol. Alguns desses certificados são o SIELE, CEI, CELU, DELE e DULCE e alguns outros. Para consegui-los saiba mais informações de tudo que se necessita e quais são os seus processos de avaliação clicando sobre o nome dos certificado acima, assim saberá tudo que precisa.

O que são esses certificados?

SIELE

O SIELE – Servicio Internacional de Evaluación de la Lengua Española é um exame que é realizado para atestar o grau de domínio da língua espanhola. Esse exame foi criado e é realizado por 4 instituições, uma delas a UBA – Universidade de Buenos Aires e possui 4 etapas de avaliação. Sendo elas: uma parte de compreensão de leitura, uma de compreensão aditiva, uma de expressão e por fim uma de interação escritas e orais. Esse exame segue as regras impostas pelo Marco Comum Europeu de Referência para as Línguas (MCER) do conselho da Europa e funciona sobre uma escala de pontos que vareiam de níveis como A1, B2, B1, B2, C1 e S5. Se estudar na Argentina faz parte dos seus sonhos, saiba que esse certificado é aceito pelas principais universidades da Argentina sendo possível consegui-lo ainda estando no Brasil.

Esse exame SIELE é digital e você o realiza por meio da internet já que é gerado de forma eletrônica, ou seja, as provas são realizadas de modo online no local do exame. Para realizar o exame basta entrar no site SIELE oficial, ler as regras e se inscrever. 

CELU  

O CELU – Certificado de Espanhol Língua e Uso é o certificado de proficiência que universidades e instituições de ensino ou empresas, tanto públicas como privadas, exigem de estrangeiros que venham de países que não possuam o idioma espanhol como língua nativa. É um exame aplicado a esses alunos que tem o objetivo de comprovar a capacidade de intelecto do indivíduo em relação a ler, escrever e falar a língua espanhola, e assim conseguir sua certificação para estudar na Argentina ou em qualquer outro país hispanofalante.

São várias as datas de inscrição e de realização das avaliações durante o ano. Para realizar basta saber quais são as datas e inscrever no site oficial do CELU. Os documentos necessários para a realização da inscrição e da realização da prova são a Após a aprovação no exame CELU espanhol o certificado é entregue aproximadamente 3 meses após a realização da prova.

CEI

O CEI – Certificado de Espanhol Intermediário é um certificado que tem o objetivo de avaliar a capacidade de falar, entender e escrever o idioma Espanhol e se recebe após a realização de um exame para os estudantes que desejam ingressas na UBA – Universidade de Buenos Aires, mas há outros casos onde outras instituições aceitam o mesmo como comprovação de idioma. Esse exame foi criado pela Faculdade de Filosofia e Letras da UBA que criou 03 modalidades de níveis para essas avaliações, sendo:

  1. O CEB – Certificado de Espanhol Básico
  2. O CEI – Certificado de Espanhol Intermediário
  3. O CEA – Certificado de Espanhol Avançado

O CEI já é o suficiente para que muitos consigam ingressar nas instituições e universidades mais buscadas e estudar na Argentina. O próximo passo é saber como esse exame funciona e é aplicado. São duas etapas contendo 4 itens a serem avaliados, onde qualificam seu conhecimento de ler, ouvir, falar e escrever.

DELE

O DELE – Diplomas de Español como Lengua Extranjera é reconhecidos por instituições, universidades e empresas de todo o mundo, sendo já oficializado em 100 países e em mais de 350 cidades ao redor do mundo.

Esses exames podem ser realizados para conseguir 06 diplomas diferentes, que correspondem aos níveis de competência linguística estabelecidos no Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas. Sendo eles: DELE A1, DELE A2, DELE B1, DELE B2, DELE C1 e DELE C2.

DULCE

O DUCLE – Diploma Universitário de Competência em Espanhol como Língua Estrangeira é titulado dado pela UNR – Universidade Nacional de Rosário UNR, a inscrição e a prova se realizam na cidade de Rosário e datas e valores você confere no site oficial. As datas são várias durante o ano e os valores mudam conforme a cotação, por isso é bom estar de olho no site sempre.

Concluindo, esses são os principais fatores pelos quais muitos brasileiros distem de morar fora para realizar um intercâmbio educacional e estudar na Argentina.

Saiba outras informações sobre todos esses assuntos em outros posts aqui do Instituto Aprender Espanhol Online e fique por dentro de tudo, sempre tirando suas dúvidas. Vem pro iAEO!

Gostou desse artigo? deixe nos comentários abaixo sua opinião sobre o assunto e compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também tenham essa mesma oportunidade que você está tendo poder saber os principais motivos que muitos brasileiros desistem de estudar na Argentina.

Referências e fontes confiáveis:

  1. La Nacion: https://www.lanacion.com.ar/sociedad/universidad-la-matanza-extranjeros-deberan-pagar-60-nid2223953?fbclid=IwAR2dIrvux841qcnhu-PKQsXs_xgpMseUrydPwG54qFwvquhkTZwJDE8Yodc
  2. Estudar Fora: https://www.estudarfora.org.br/esta-dificil-manter-se-motivado-para-o-application-vejas-dicas/
  3. Blog iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/siele-espanhol/
  4. Blog iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/cei-espanhol/
  5. Blog iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/celu-espanhol-descubra-tudo-que-voce-precisa-saber/
  6. Blog iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/espanhol-dele/
  7. Blog iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/ducle-certificado-de-espanhol-b2-unr/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *