Estudar Medicina Na Argentina em 2020 | Custo de Vida

Descubra Quanto Vai Custar Estudar Medicina Na Argentina Em 2020 E Fatores Que Você Deve Considerar.

Ao redor de todo o mundo estudar medicina é o sonho de milhares de pessoas. Se formar medico(a) e poder cuidar e salvar vidas é o maior objetivo desses estudantes. Devido a isso muitos buscam outros países para ingressar em uma universidade e dar início a tão esperada realização. Isso porque países como o Brasil oferecem um ensino superior caro e muito concorrido, assim a única opção é fazer um intercâmbio educacional em outro país. E para os brasileiros um desses países é a Argentina, pois oferece um ensino de extrema qualidade e com método de entrada mais facilitado. Por isso, saiba abaixo o que você precisa considerar se deseja estudar medicina na Argentina.

Como ingressar em um universidade e estudar medicina?

A maioria das universidades na Argentina exigem de estudantes estrangeiros algum certificado de proficiência no idioma espanhol. Esses certificados são conseguidos por meio de realização de exames que buscam comprovar sua capacidade e identificar o nível da sua capacitação na língua espanhola. Alguns desses certificados que são válidos e aceitos por essas instituições para estudar medicina na Argentina, são: o SIELE (nível S5 ou Global B2), o CELU (intermediário ou avançado), o DULCE ou o CEI. Com algum desses certificados você consegue comprovar que tem competência para se comunicar pelo menos em nível intermediário em relação ao idioma Espanhol. Confira qual o certificado que a sua universidade exige. Saiba muitas outras informações sobre esses certificados, clicando aqui.

Na Argentina não se necessita realizar um vestibular para dar entrada em uma instituição. Para ingressar na maioria dessas universidades os primeiros passos são de realizar a inscrição, que primeiro se faz no site oficial da universidade e depois presencialmente na própria instituição. O que exigem além do certificado de proficiência na língua é um curso preparatório que não possui quesito avaliatório. É um curso chamado “Curso de ingresso”que possui curta duração e tem a intenção de nivelar o conhecimento dos estudantes estrangeiros com os conceitos educacionais constituídos pelo país. São propostas matérias de nível médio e avançado fazendo com que o estudante se enquadre com os métodos de ensino aplicados na Universidade. O método de ingresso é obrigatório para ingressar em qualquer universidade da Argentina. Realizar o curso já o faz ingressar na universidade, juntamente ao seu certificado de proficiência de Espanhol.

Saiba quanto custará morar e estudar na Argentina

Se você cogita mudar para a Argentina para estudar medicina e buscar informações referentes ao estilo de vida, é essencial para não ocorrer surpresas e imprevistos inimagináveis. Para tudo sair de forma correta é necessário saber detalhes como preços de moradia, alimentação e transporte, que são os itens básicos para poder viver bem e suprir as necessidades da rotina diária de estudante.

Em relação a custos da universidade se você deseja estudar em algumas dessas instituições: a UBA (Universidade de Buenos Aires), a UNLP (Universidade de La Plata) e a UNR (Universidade Nacional de Rosário), saiba que serão um ensino superior gratuito. Isso porque não há valor de matricula e nem de mensalidade, pois são instituições públicas, livres e laicas. Já instituições como: a Fundación Hector A. Barceló e a Pontifícia Universidade Católica Argentina, são universidades privadas que cobrarão mensalmente, além de um valor para inscrição. Esses valores devem ser analisados de forma atualizada no site de cada instituição, mas podem variar de 5.500 a 8.500 pesos argentinos.

O que está achando desse artigo? Não se esqueça de deixar um comentário abaixo dizendo o que achou!

Referente a moradia

Em relação à moradia os gastos serão contados de acordo com o estilo e a localidade de moradia do indivíduo. Normalmente estudantes procuram pensões ou locais que possam dividir gastos com outras pessoas e assim pagar menos e ter companhia. Aluguéis oferecidos a estudantes quase sempre incluem o valor de água, luz, internet, gás e TV a cabo, alguns até contam com alimentação, possuindo valores mais altos. Porém esse básico e mais comum oferecido podem variar de $14000 a $16000 pesos argentinos, mas tudo depende da cotação da moeda também.

Referente a alimentação e higiene pessoal

Os hábitos alimentares dos argentinos apesar de serem um país vizinho são bem diferentes. Carnes e verduras tem o valor bem mais alto, assim como os mantimentos tradicionais. Uma compra básica para o mês com suprimentos de itens necessários e essenciais podem variar de $10500 e $12000 pesos argentinos.

Referente a transporte

O transporte por lá é muito utilizado e de qualidade, entre opções de ônibus urbanos e públicos, metrô dependendo da cidade e carros de aplicativo, pode-se gastar entre $1500 a $2000 pesos argentinos por mês.

A tomada de decisão

Apesar de primeiro momento não parecer, mas todos esses custos são muito inferiores aos que se pagaria no Brasil para se estudar medicina. Então, após uma boa analise de todos esses quesitos, se a vontade de ingressar em um universidade da Argentina é grande, não perca tempo e vá. Como dito, possui uma qualidade de ensino excelente e assim você poderá realizar seu sonho.

Revalida

Saiba que após a conclusão da graduação em uma universidade argentina a única preocupação é validar seu diploma em território brasileiro. Essa é uma questão fácil e basta apenas ir em um órgão governamental que o setor de educação no exterior. Assim o indivíduo necessitará realizar o Exame Nacional de Revalidação dos Diplomas Médicos (Revalida) que é o processo mais tradicional referente a esses estudantes brasileiros formados fora do país para a reconhecimento do diploma.

Esse exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais que avalia por meio de provas que buscam analisar o conhecimento teórica e prática dos indivíduos. Além das habilidades e competências que são necessárias para o exercício da profissão médica especificamente no Brasil. É um meio considerado fácil pelos estudantes que veem formados de outros países e realizam.

Para aprovar no Revalida é necessário obter um conhecimento geral de todas as matérias estudadas durando o curso. Caso contrário, o candidato deverá adquirir cursos preparatórios que por sua vez pode custar muito caro, cerca 5 a 15 mil reais. Então recomenda-se que durante a cursada deve-se ter uma ótima organização dos conhecimentos adquiridos.

Não perca tempo, estude medicina na Argentina e realize seu sonho. Na iAEO – você pode alcançar a fluência no espanhol e se preparar para realizar os exames referentes ao certificado de proficiência do idioma.

Entre na lista de espera para ser avisado sobre a abertura da próxima turma do Curso de Espanhol iAEO, para isso basta preencher seu primeiro nome e e-mail no campo abaixo.

Veja abaixo vídeos de estudantes que fizeram o curso para realizar o exame de proficiência de espanhol aqui no Instituto Aprender Espanhol Online e quais foram seus motivos para escolher estudar medicina na Argentina. Tenha assim mais motivação ainda para estudar fora do Brasil.