Ensino Médio na Argentina: Como funciona? Como fazer?

Tempo de leitura: 7 minutos

Ensino Médio na Argentina

Muitos brasileiros conhecem a Argentina por ser um país bem receptivo referente a estrangeiros que desejam estudar no país. Isso porque o país oferece diversas opções de escolaridade, desde o ensino médio, a cursos de língua e graduações/especializações. E a Argentina não nega essa fama, porque realmente possui uma qualidade de ensino superior a do Brasil e que oferece mais oportunidades com processos mais facilitado e maior demanda.

Assim, estudantes brasileiros é o que mais se encontra no país, devido ao Brasil ser vizinho e ambos terem uma cultura e língua mais semelhante, se torna um dos países mais buscados. Se você é um estudante brasileiro que deseja começar sua carreira de intercâmbio educacional desde o início e se mudar para realizar o ensino médio na Argentina, veja agora tudo o que precisa saber.

Como funciona o ensino médio na Argentina. É diferente do Brasil?

Chamado de High School, o ensino médio na Argentina tem sim diferenças referente ao do Brasil, você saberá sobre elas logo abaixo. Além disso o ensino médio na Argentina possui muitos benefícios como a qualidade da educação, como já dito acima, a vivência de uma grande experiência que irá agregar o currículo pessoal e profissional do estudante. Sendo o bônus a fluência em ouro idioma, que morar na Argentina irá proporcionar.

A educação básica da Argentina consiste em um sistema educacional de um total de doze anos de educação. Indo desde o primeiro ano que se é iniciado quando os estudantes têm 6 anos de idade, para os nove anos de escola obrigatória e três anos de Ensino Médio com possibilidade de especialização (não obrigatória). Na especialização, o estudante deve escolher sua área de preferência: Humanas, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Idiomas etc, e cursar técnicos que são feitos em pouco tempo.

O ensino médio na Argentina é para jovens entre 14 e 18 anos. A cidade mais escolhida pelos estudantes brasileiros para estudar o ensino médio no país vizinho é a capital Buenos Aires que é o centro político, econômico e cultural de todo um país.Sendo por isso a cidade mais escolhida devido a seus “ingredientes” que fazem a Argentina atrair turistas de todos os cantos do mundo.

Como funciona as escolas de ensino médio na Argentina e o estilo de vida?

O que você estudante brasileiro precisa saber é que o ano escolar na Argentina começa em março e termina no final de novembro. Isso significa que os estudantes argentinos, e você que realizar o ensino médio na Argentina, têm por volta de três meses de férias, que acontecem no verão. E ainda em julho, os estudantes têm 15 dias de férias, que são no inverno.

Isso referente tanto ao ensino público, como o privado. Mas saiba que o mais buscado é o público, pois a qualidade entre ambos ensino/escolas se iguala, e por essas opções serem gratuitas, elas são mais recomendadas. Assim você frequentará uma escola para alunos com idade entre 12 e 18 anos, onde existem três matérias obrigatórias: História, Língua e Geografia.

E para ser aprovado, o estudante deve obter 60% de aproveitamento ou mais. A maioria dos estudantes argentinos também aprende a língua portuguesa e/ou italiano na escola (já que todos os estudantes têm inglês na escola e alguns também têm francês). Por isso, qualificam a qualidade da educação na Argentina como superior a do Brasil. Assim, realizar o ensino médio na Argentina é uma ótima opção.

O estilo de vida de quem é estrangeiro e mora na Argentina

Em relação ao estilo de vida na Argentina, para morar o aluno tem opções de intercâmbio que vinculam o estudante a famílias hospedeiras, onde o aluno fica e a família o mantém ganhado uma renda mensal. Isso é visto com escolas e intercâmbio. E o mais comum, que é o aluno se juntar com outros estudantes, sendo algum deles maior de idade, para morar juntos e dividir despesas com aluguel, alimentação, internet e etc.

Apesar que para a questão de estudantes que cursarão o ensino médio na Argentina, por serem menores de idade acabam indo com um responsável que morará com ele até o fim dos estudos. O custo de vida no país é mediano, dependendo da sua localização e /ou cidade. Gastos com moradia, alimentação e transporte são muito importante de serem avaliados antes de partir para a jornada de um intercâmbio educacional. Clique aqui e veja ais detalhes sobre isso dentro de um post sobre Medicina na Argentina.

Saiba que além da capital Buenos Aires, outras cidades que são buscadas para morar e cursar o ensino médio na Argentina, sendo as mais visadas por estudantes brasileiros são: Rosário, La Plata, Palermo e outras que você pode saber mais clicando aqui, que estão referidas juntas a opções de escolas de ensino médio na Argentina que você pode ver como suas opções.

Após escolher a cidade e a instituição de ensino médio na Argentina que deseja ingressar basta procurar se existe um site oficial ou um email/telefone de contato e saber das informações referentes a alunos estrangeiros. O mais comum é que se é pedido o histórico escolar da escola antiga e outros documentos do anos letivos do aluno. Basta entrar em contato com a escola deseja e saber qual o procedimento, se não for realizar o intercâmbio educacional por meio de um órgão especializado nessa intermediação.

Estude Espanhol EAD e garanta sua comunicação com total eficiência

Para garantir sua total desenvoltura no idioma Espanhol, para que você estudante brasileiro possa se comunicar, realizar as matérias e provas no ensino médio na Argentina, faça o curso de Espanhol do iAEO. O Instituto Aprender Espanhol Online oferece uma proposta acadêmica de mergulhar fundo na língua espanhola para que o aluno faça as aulas quando e onde puder.

Isso tudo é possível de forma à distância por meio de uma plataforma online onde o aluno encontra aulas ao vivo de segunda a sexta-feira com professores nativos da Argentina e uma plataforma digital que oferece acesso ilimitado a materiais audiovisuais que fazem referência a mais de 200 videoaulas exclusivas que fazem referência aos níveis básico, intermediário e avançado.

O iAEO oferece aos alunos total liberdade de realizar quantas horas de curso quiser ou puder, nada de horários obrigatórios e quantidade de vezes por semana. As aulas ocorrem em grupos e por vídeo aulas com professores nativos da Argentina. Tudo isso para facilitar e garantir maior qualidade ao estudantes. As aulas ao vivo interativas e em grupo onde é possível interagir com professores e alunos.

Portanto, se garanta para ir começar trilhar seu sonho realizando seu intercâmbio educacional para cursar o ensino médio na Argentina e comece a estudar Espanhol agora. Para saber mais informações do curso e como matricular preencha o formulário abaixo para que um dos nossos colaborados entre em contato com você passando os detalhes de como você pode começar ainda hoje seu curso de Espanhol online.

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Referências e fontes confiáveis:

  1. https://sites.usp.br/prolam/wp-content/uploads/sites/35/2016/12/MATALUNA_SP14-Anais-do-II-Simposio-Internacional-Pensar-e-Repensar-a-America-Latina.pdf
  2. https://partiuintercambio.org/quem-faz-intercambio-repete-o-ano-respostas-para-as-principais-duvidas-depois-de-fazer-high-school-no-exterior/
  3. https://viatraveel.com.br/high-school/argentina/
  4. https://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_na_Argentina