DNI Argentino: Tudo que você precisa saber sobre este documento

Você já ouviu falar sobre o DNI Argentino? Esse é o documento nacional de identificação do país. E saiba que para qualquer estrangeiro que deseja morar na Argentina, ele também necessário. E para aqueles que vão a trabalho ainda precisam possuir outro documento, o CUIL, que é a carteira de trabalho do argentino. Por isso, hoje você saberá tudo o que precisa entender sobre o DNI Argentino.

Como se consegue o DNI Argentino?

Se você deseja morar na Argentina, seja para estudar ou trabalhar, você irá precisar do documento principal do país, o DNI, como dito acima. O processo de retirada desse documento não é complexa, mas pode ser um pouco demorada e exigir disposição para conseguir todos os papéis que são exigidos dos estrangeiros.

No site oficial do Governo da Argentina onde você encontra a sessão do DNI Argentino você poderá saber mais informações de como realizar seu documento e saiba que se você não possui uma residência no país você precisará fazer a solicitação de residência, temporária ou permanente, em um processo chamado de “Ventanilla Única”.

E há duas formas de se fazer o DNI, veja quais são elas. A primeira é pelo consulado Argentino no Brasil onde o processo é mais rápido porém mais caro. A segunda é pelo setor de Migrações na Argentina onde demora um pouco mais que a opção acima, porém é mais fácil e barato. Confira agora mais detalhes sobre os documentos que você precisa possuir para conseguir o DNI Argentino:

Como fazer o documento no Brasil

Para fazer seu documento no Brasil procure pelo consulado mais próximo da sua cidade, podendo entrar em contato com eles por telefone/e-mail/presencialmente para solicitar as informações que precisa. Mas saiba que infelizmente são poucas as cidades brasileiras que possuem consulado.

As vezes será necessário se deslocar até outra cidade para realizar o processo. E assim eles informam a você quais são os documentos necessários, além dos valores e taxas para a realização do DNI Argentino. Não sabemos valores atuais do preço desse documento no Brasil. Mas a documentação é parecida com a que você verá na opção abaixo!

Como fazer o documento na Argentina

Para fazer seu documento já estando na Argentina, primeiro você precisa marcar um horário pelo site oficial do Governo da Argentina no setor de Migraciones. Os documentos pedidos até o momento, são:

  • RG ou Passaporte originais com foto. (Valendo a mesma regra do Brasil de não serem documentos antigos e que devem estar em boas condições);
  • Entrada: Carimbo de entrada para o país carimbado no documento de viagem ou no cartão migratório;
  • Possuir 2 fotos 4×4 recentes;
  • Certidão de Nascimento (somente para menores de 16 anos);
  • Antecedentes Criminais Brasileiro: emitido pela Polícia Federal (somente para maiores de 16 anos);
  • Comprovante de Residência (emitido na delegacia);
  • Antecedentes Penais Argentino: Emitido pelo Registro Nacional da Reincidência ou Polícia Federal;
  • Consultar a taxa de residência Mercosul;
  • Em valores atuais (mas é sempre bom atualizá-los) para essa documentação você precisará desembolsar AR$ 3.000,00, além de outras taxas de serviços e documentos menores;
  • Lembre-se de levar dinheiro trocado pois eles não aceitam cartão débito/crédito.

Dentro do site você segue o passo a passo do processo, se precisar traduza a página, se ela não tiver a opção de tradução use algum aplicativo de tradução para auxiliar você na compreensão. Siga as instruções e coloque todas as informações corretamente. Saiba que você pagará por esse documento e dependendo da sua urgência o valor pode variar.

Como solicitar o seu comprovante de residência na Argentina

Para solicitar o seu comprovante de residência você tem que ir à delegacia de polícia que corresponda ao setor que você está morando, podendo ser até o endereço de um local provisório como um hotel/hostel ou a casa de alguém que te acolheu. Lembre-se sempre de levar seu RG ou Passaporte.

E para conseguir seu comprovante de residência para possuir seu DNI Argentino você não precisa marcar hora, é só ir direto na delegacia e dizer que quer um comprovante de residência para apresentar em Migraciones. Para fazer isso existe uma taxa de uma taxa de AR$10,00. O documento fica pronto em um dia útil e é entrega no endereço que você colocou.

Para solicitar seu documento de Antecedentes Criminais você pode buscar pelo site do governo do seu estado e procurar pela aba da emissão desse atestado. Ou alguém no Brasil pode fazer isso pra você, caso já esteja na Argentina, como estamos exemplificando aqui. Para isso a pessoa precisa ir diretamente em uma sede da polícia federal e depois enviar para você pelo correio.

Mas saiba que é aconselhável você possuir todos esses documentos antes mesmo de ir para a Argentina, para garantir que não haverão problemas. E também com pelo menos 15 dias de antecedência da sua apresentação dos documentos para conseguir o DNI Argentino em Migraciones.

Mas lembre-se que documentos como esses pedidos pela Argentina aos estrangeiros tem validade de 90 dias, então cuidado para não perder a validade e precisar fazer uma nova solicitação.

Considerações finais sobre o DNI

Saiba ainda que no mesmo dia do trâmite você já sai de Migraciones com um documento chamado “Precária”. Esse documento não te confere identificação, por isso você deve continuar andando com o seu RG ou Passaporte, mas ele é necessário pois comprova que seu DNI está em andamento. O prazo de entrega do DNI é de 90 dias.

Mas caso seu DNI Argentino não chegue na sua residência dentro do prazo, você precisará entrar em contato pelo número de telefone que é fornecido junto com o seu documento de Precária. E lembra o CUIL que falamos no começo do post? Ele é o documento que serve para você conseguir um trabalho legalmente na Argentina, saiba que esse documento chamado Precária já serve para você conseguir o CUIL.

E esse é o procedimento da retirada do DNI Argentino para quem é estrangeiro e deseja morar na Argentina.

Considerações

Possivelmente morar ou estudar na Argentina seja um de seus objetivos para esse ano, contudo você precisará aprender espanhol para se comunicar na universidade ou até mesmo com os nativos! Por isso estabeleça também como uma de suas metas aprender espanhol.

Você pode iniciar o nosso curso de espanhol online gratuitamente acessando os 3 primeiros módulos com um total de 21 aulas e ainda ter um suporte técnico 7 dias por semana. Para começar agora basta preencher os formulário abaixo.

Faça um teste gratuito do Curso de Espanhol iAEO 4.0

Uma única experiência que mudará completamente a forma como você estuda e aprende o idioma

VOCE TERÁ:

Acesso gratuito a plataforma oficial do curso

Acesso aos 3 primeiros módulos com um total de 21 aulas

Suporte ao aluno 7 dias por semana

* Campos Obrigatórios

.

Bons estudos!

Sites oficiais para o DNI Argentino:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *