Descubra quanto custa estudar Medicina no Paraguai

1024px Flag of Paraguay.svg  1024x563 - Descubra quanto custa estudar Medicina no Paraguai

Estudar medicina no Paraguai é o que buscam muitos brasileiros que desejam sair do país para encontrar menores preços de mensalidades e maior adesão com facilidade em instituições. Questões essas que o Brasil não consegue suprir, já que a maior parte das universidades possui muita concorrência e preços altíssimos.

Como o Paraguai é um país vizinho que possui cultura e língua similares é um dos países mais buscados para cursar o principal curso que os estudantes buscam: Medicina. Por isso, veja abaixo quanto custa estudar Medicina no Paraguai e o que você irá precisar para dar início a realização desse sonho.

Valores das Mensalidades de Medicina no Paraguai

São diversas as instituições que você pode buscar para estudar medicina no Paraguai, para saber mais quais são elas, clique aqui. Dentre essas universidades há diversos valores das mensalidade que embora muitos sejam fixos em guaranis (o dinheiro local) para os brasileiros pode alterar minimamente de um mês a outro devido a cotação. Sendo assim pode haver pequenas variações. Mas veja os possíveis preços de exemplo:

O valor da mensalidade do primeiro ano para o curso de medicina da universidade UPE – Universidad Privada Del Este é de 1.470.000,00 G$ mil guaranis. Assim caso o aluno tenha interesse em iniciar no começo do ano a média das mensalidades saem em torno de 920,00 reais, pois são 10 mensalidades para os alunos que iniciam no começo do ano. Mas nessa instituição se é possível iniciar o curso no meio do ano.

Assim com essa metodologia a universidade UPE conseguiu encaixar uma metodologia específica para que os alunos que não conseguirem ingressar no começo do ano iniciem no meio do ano e não tenham prejudicados seu ensino. Além disso hoje a UPE é considerada e melhor universidade privada do Paraguai, sendo até considerada pelos próprios Paraguaios.

Como Ingressar em Medicina no Paraguai

Ou seja, é isso. O valor médio dentre as instituições de medicina no Paraguai possuem valores das mensalidades que saem em torno de 900,00 reais mensais. Muito mais barato que no brasil onde universidades particulares cobram quase sempre acima de 5.000 por mês. No Paraguai algumas das instituições podem chegar a casa do mil, mas isso provavelmente se dá devido a estrutura e a qualidade que melhore a cada ano referente a universidade.

Saiba também que a qualidade do ensino no Paraguai é boa, porém assim como no Brasil, depende de cada faculdade, veja outros detalhes sobre medicina no Paraguai clicando aqui. Outro exemplo é referente a instituição já comentada, o curso da universidade UPE tem uma ótima qualidade de ensino, visto que além do curso ser realizado em período integral, a faculdade já teve vários ex-alunos brasileiros que passaram de primeira no revalida, comprovando ainda mais a qualidade de ensino.

Revalidação do Diploma de Médico no Paraguay

O curso de medicina da faculdade UPE é hoje o melhor curso de medicina no Paraguai, sendo o curso com mais índice de aprovação no revalida. Revalida é a prova que o estudante de medicina que realizou a graduação no exterior precisa realizar para poder exercer a profissão no Brasil. Todos que realizam em instituições de qualidade do Paraguai não possuem dificuldades na realização dessa prova. Por isso, escolha bem a instituição que deseja e pode ingressar e dê início ao seu sonho de cursar medicina no Paraguai.

Saiba também que o curso de medicina no Paraguai realizado na faculdade UPE é realizado sem vestibular. Alunos que não tem graduação na área da saúde necessitam fazer o curso de nivelação. Esse curso de nivelação nada mais é do que um curso ao qual é exigido pelo MEC do Paraguai para alunos que possuem apenas ensino médio completo.

Esse curso de nivelação é realizado antes do ano letivo e dura em torno de dois meses e meio. O curso de nivelação também é realizado na faculdade de medicina no Paraguai, na UPE. É um curso que não reprova, o intuito dele é apenas nivelar o estudante que vai ingressar na instituição ao nível do que vão encontrar no curso para se adaptarem.

Custo de vida para morar e estudar Medicina no Paraguai

Saiba abaixo destalhes que você precisa saber se cogita mudar para o Paraguai para estudar medicina e buscar informações referentes ao estilo de vida, é essencial para não ocorrer surpresas e imprevistos inimagináveis. Para tudo sair de forma correta é necessário saber detalhes como preços de moradia, alimentação e transporte, que são os itens básicos para poder viver bem e suprir as necessidades da rotina diária de estudante.

A moradia para quem deseja estudar medicina no Paraguai pode ser locada em Foz do Iguaçu-PR ou em cidades do próprio Paraguai, depende de onde a instituição que deseja cursar esteja localizada. Ambos os locais são bons e o aluno conta com segurança tranquilamente. Por lá, as moradias variam de 400 a 1000 reais mensais, podendo ser muito mais dependendo da sua localização e benefícios.

Em relação à moradia os gastos serão contados de acordo com o estilo e a localidade de moradia do indivíduo. Normalmente estudantes procuram pensões ou locais que possam dividir gastos com outras pessoas e assim pagar menos e ter companhia. Aluguéis oferecidos a estudantes quase sempre incluem o valor de água, luz, internet, gás e TV a cabo, alguns até contam com alimentação, possuindo valores mais altos.

Outra questão é a alimentação. Uma compra básica mensal custa em torno de 400 reais com o necessário para se manter. Há como todo o país pensões com alimentação já inclusa como citado acima. E outra opção são os restaurantes universitários que vendem refeições diárias. Precisa-se pesquisar para saber as reais melhores opções para cada estudante e sua localidade.

O valor do transporte também é outro que influencia diretamente no valor do custo de vida para quem deseja estudar medicina no Paraguai. Dessa forma se o aluno que deseja morar perto da faculdade, esse acabará economizando um pouco mais do que outros. Os valores do transporte varia entre 300 a 350 reais mensais. Esse valor é um valor mensal que o aluno tem para ter acesso às vans escolares ou pode ter um custo mais baixo se usado os transportes públicos urbanos, saindo em torno de 200 reais por mês.

Faça um curso de Espanhol

Para ir morar e estudar medicina no Paraguai se deve ao menos possuir um nível intermediário no idioma Espanhol. Por isso, nada mais sábio que realizar um curso. Conheça o Curso de Espanhol iAEO. Esse é um curso de espanhol completo que você pode realizar da sua casa e alcançar a fluência que tanto deseja.

O Instituto Aprender Espanhol Online possui 12 horas de aulas ao vivo oferecidas diariamente para os alunos e uma plataforma ilimitada com muitos exercícios interativos. O iAEO é considerado o melhor instituto de idioma Espanhol EAD do Brasil e da Argentina e possui uma plataforma 100% online com materiais e exercícios diversos, além professores nativos da Argentina. Se você se interessa e percebe a necessidade de aprender o idioma Espanhol para estudar medicina no Paraguai saiba mais clicando aqui ou preenchendo o formulário abaixo para receber mais informações a respeito do instituto por um colaborador.

Referências e fontes confiáveis:

  1. Isto é saúde: https://www.soulmedicina.com.br/noticia/22/qual-o-preco-de-cursar-medicina-no-exterior/
    2. Estudar medicina: https://estudarmedicina.com.br/medicina/sobre-o-curso-de-medicina-no-paraguai-em-2019
    3. iAEO: http://blog.aprenderespanholonline.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *