Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Conheça as principais universidades de medicina na Argentina e saiba o método de ingresso e os custos que você deve avaliar se deseja estudar no país.

web nodocentes - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares
Ambiente clínico – Universidade de

Se realizar um intercâmbio educacional para estudar medicina na Argentina ou em qualquer outro país hispano falante for seu sonho, saiba agora mais informações sobre quais são as principais faculdades de medicina da Argentina e como é o processo de ingresso nessas instituições e tudo o que você deve considerar ao cogitar morar fora do país para estudar.

Sair do próprio país e começar uma jornada morando sozinho para buscar crescimento pessoal e profissional é uma tarefa para corajosos. Ainda mais com as dificuldades encontradas no Brasil que dificultam a realização dos sonhos. Medos podem aparecer, receio de falar outro idioma e de começar uma vida nova em busca do que se deseja, mas não tema. Saiba agora as quais são as principais instituições de ensino superior para estudar medicina na Argentina.

As Faculdades de Medicina na Argentina

Faculdades Públicas:

Universidade de Buenos Aires – UBA

ubaaaaaaaaa 1024x624 - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Essa universidade é uma instituição pública que fica localizada na cidade de Buenos Aires. A instituição se define como gratuita, livre e laica e é a universidade que mais recebe brasileiros em terras argentinas. Principalmente pelo fato de estar na capital do país. A UBA possui uma qualidade de ensino exemplar e também um dos melhores cursos de Medicina da América Latina. São 7 anos de estudo na UBA para aqueles que desejam seguir a carreira de médico(a). Seus outros cursos de graduação e pós também recebem diversos títulos de qualificação. Por tudo isso, a UBA é um dos centros de estudos mais prestigiados de toda a Argentina.

Universidade de La Plata – UNLP

la plata e 1024x576 - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Essa universidade é pública e leva os preceitos de ser gratuita e laica, assim como a citada acima. A universidade se encontra em La Plata uma província da capital Buenos Aires. Por isso, fica entre as redondezas da cidade de Buenos Aires. É a segunda universidade pública mais procurada e prestigiada do país. A graduação de medicina é uma dos seus cursos mais procurados. Estudar medicina na UNLP dura 6 anos e é gratuita. Porém, essa universidade oferece um número limitado de vagas para estudantes estrangeiros. Por isso, é um pouco mais concorrida e não pode se perder as datas de matrícula para garantir sua vaga.

Faculdades Privadas:

Fundación H. Barceló

barcelo 23 1024x576 - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Essa é uma instituição privada que também está localizada na cidade de Buenos Aires, a capital do país. Essa é uma faculdade de total qualidade, sendo uma das opções particulares mais baratas da Argentina para ingressar no ensino superior pago. É uma das instituições que mais possuem estudantes brasileiros e sendo a maioria estudantes de medicina. A Fundação é mais uma que é referência em relação a cursar Medicina na Argentina. Por ser uma fundação, esta instituição recebe suporte financeiros do governo da Argentina. A graduação de medicina nessa instituição dura 6 anos ou 7 anos extensivos e pagasse $4.600,00 (pesos argentinos) na hora da matrícula e $4.600,00 mensais (desconto se pagar do dia 1 à 10 de cada mês).

Universidade Austral

austral 2 1024x576 - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Essa é a melhor instituição privada da Argentina, possuindo títulos e premiações diversas referentes a sua qualidade. Essa instituição tem como premissa focar em fazer os estudantes passarem entre as áreas práticas e teóricas com frequência durante a graduação. Para isso, a Austral oferece uma infraestrutura completa com laboratórios, salas de equipamentos e toda a tecnologia que os estudantes das diversas graduações possam necessitar para se formaram com excelência de ensino.

Por ser muito conhecida referente a seu curso de medicina sabe-se que a Universidade Austral coloca seus estudantes para realizar a prática no Centro Acadêmico de Saúde e o Hospital Universitário. Assim eles aprendem e demostram seus conhecimentos em prática além de ajudar a comunidade da Argentina. A duração do curso de medicina nessa instituição é de 6 anos e é particular.

Saiba como ingressar nessas instituições na Argentina

Daniela auluna do Instituto Aprender Espanhol Online segurando o certificado de espanhol do siele

Os primeiros passos são de realização a inscrição no site oficial de cada uma dessas universidades/instituições. A próxima etapa é dar sequência a outros quesitos da inscrição de forma presencial, ou seja, na própria instituição. Outra questão e que para ingressar em uma universidade da Argentina se necessita realizar um curso de ingresso introdutório que é oferecido por essa instituições. Portanto, não existe vestibular como no Brasil. Esse curso não possui quesito avaliatório, porém tem uma duração de meses que é considerado por muitos como primeiro ano da carreira acadêmica e avalia seu potencial. A realização desse curso é um método de ingresso obrigatório para adentrar como estudante estrangeiros nessas instituições.

Contudo, não para por aí! Outros procedimentos a seguir é comprovar sua proficiência no idioma Espanhol. Para isso, precisasse conseguir um certificado que seja válido a essas universidades/instituições mostrando que você é capaz de se comunicar na língua espanhola. Esses certificados podem ser: o SIELE (nível S5 ou Global B2), o CELU (intermediário ou avançado), o DULCE ou o CEI. Você pode saber mais detalhes e tudo que precisa saber sobre todos esses certificados. Assim, são esses certificados que irão comprovar que você tem competência para se comunicar pelo menos em nível intermediário em relação ao idioma Espanhol.

Avalie quanto custará morar e estudar medicina na Argentina

Quanto custa uma festa de formatura - Medicina na Argentina | Conheça as Faculdades Públicas e Particulares

Você precisa ter ideia do que encontrará na Argentina ao morar e estudar pelo país. Então, faça levantamentos de orçamentos referentes a tais questões: Moradia, Alimentação e Transporte. Esses são os itens essenciais para se manter e se deslocar e estudar em alguma universidade/instituição do país.

Procure sempre o que possa suprir todas suas necessidades, como pensões que dividam valores com outros estudantes. Também que esteja incluso no valor mensal a água, energia e tudo mais. Saiba o que comprar dos itens básicos do mês referentes a alimentação. E como se deslocar de forma mais fácil da sua moradia a sua universidade. Procurar dividir custos é sempre a melhor opção para estudantes.

Por onde começar?

Saiba que o iAEO – Instituto Aprender Espanhol Online oferece cursos de Espanhol e preparatórios para os principais exames de espanhol dentre Brasil e Argentina. Assim você vai qualificado para obter seu certificado e ingressar na universidade que deseja com tudo o que precisa em mãos.

Se você deseja ser notificado da abertura de uma nova turma do Curso de Espanhol iAEO 2.0, cadastre seu melhor e-mail no campo abaixo e dê o primeiro passo para a realização dos seus sonhos..

Não perca tempo e inicie a jornada do seu sonho. Se prepare para os exames de proficiência e comece sua graduação. Veja tudo o que precisa saber sobre os certificados de espanhol e estudar medicina na Argentina, clicando aqui. Tire todas suas dúvidas e aproveite essa oportunidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *