10 Dicas Para Aprender Espanhol Sozinho [Garantido]

10 Dicas Para Aprender Espanhol Sozinho [Garantido]
10 Dicas Para Aprender Espanhol Sozinho [Garantido]

Aprender Espanhol sozinho é o que a maioria dos brasileiros tentam fazer hoje em dia, pois entendem que o espanhol abre muitas possibilidades na vida. Devido a similaridade do português e espanhol, o idioma se tornou o alvo dos brasileiros que desejam aprender um segundo idioma; Realizar um intercâmbio educacional na Argentina, Paraguay, Bolívia e outros países; Trabalhar ou até mesmo explorar e conhecer outros países hispanofalantes pelo mundo.

Se você compreende o quão importante é falar outro idioma e gostaria de começar a aprender espanhol sozinho, veja as dicas abaixo. Os passos a seguir te ajudará muito a se familiarizar com a língua espanhola. Não precisa ter medo, pois ele está presente em todas as situações que tiram você de sua zona de conforto.

Entenda uma coisa muito importante antes de iniciar sua leitura para descobrir como começar aprender espanhol sozinho. 1) Entenda que você está entrando numa jornada que pode se tornar muito longa se errar o caminho, muito longa mesmo, talvez você desista no meio do percurso! 2) Aprender espanhol sozinho lhe custará tempo, esforço, dedicação e comprometimento consigo mesmo, pois terás que buscar por materiais didáticos em inúmeras fontes e sites na internet e estudar de forma cautelosa para não estudar através de materiais inapropriados para o seu o nível de competência. Se isso acontecer, você pode ficar preso no portunhol e acabar não conquistando seus objetivos.

Entenda a última coisa antes de iniciar sua jornada de comprometimento consigo mesmo. Para se aprender definitivamente um idioma é necessário estudar com base no Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas, e ele está dividido em 4 modalidades, 1) Oral, 2) escrita, 3) compreensão auditiva e 4) Compreensão de leitura. Sabendo disso, você precisa iniciar seus estudos com base no nível A1 em cada modalidade do quadro, ou seja, não saia por aí consumindo tudo que vê pela internet. Isso pode comprometer seus resultados, principalmente você que precisa obter um certificado de espanhol para alguma finalidade maior.

Dicas para aprender Espanhol sozinho

1- Tenha força de vontade contínua

Acima de tudo você precisa possuir vontade contínua para aprender espanhol sozinho. Mesmo não se limitando a dias esperdícios e quantidades exatas de horas estudadas, tente manter uma disciplina. Sua vontade acima de tudo precisa te impulsionar a sempre querer mais e não deixar o estudo do idioma de lado.

Mantenha o foco e tente possuir um ciclo de estudos para o cérebro assimilar que estão constantemente aprendendo sobre um novo idioma. Essa és regra número um.

2- Possua um dicionário de Espanhol

Um dica indispensável para quem quer aprender espanhol sozinho e conter com um dicionário pequeno em espanhol. Isso ajudará você a formar frases e sentenças e aprender palavras novas o tempo todo. Você pode fazer o exercício de pensar várias tarefas suas em Espanhol durante o dia.

Ou ver determinadas coisas e desejar saber o que aquela ação significaria no idioma. Vendo então palavras a todo momento de seus dias, apenas abrindo o dicionário físico na sua mão.

3- Decore sentenças e seus significados

Para memorizar a língua Espanhola uma outra dica muito boa para Aprender Espanhol sozinho é pegar uma única palavra que aprendeu e formar frases diferentes e memoriza-las.

Tente com ações do dia a dia como “Pegue a toalha e tome banho”. Assim você deixará isso sempre guardado em sua mente e começará com simples sentenças básicas para mais avançadas.

4- Aprenda o vocabulário básico

No mesmo dicionário que você obter, você poderá aprender espanhol sozinho. A teoria é muito importante pois todos os idiomas possuem suas gramáticas e especificações.

Não basta apenas ajuntar palavras e formular as frases. Por isso possuir uma boa formação gramatical é a principal de aprender espanhol sozinho.

Veja por categorias, como cores, números, animais, comidas, roupas e muito mais. Assim facilitará a memorização. A dica que virá logo a baixo também ajudará muito no seu desenvolvimento.

Lembre-se também de anotar tudo que lhe passa a mente durante o dia e você fica interessado em saber como se traduz e fala. Ampliando ainda mais o conhecimento.

5- Baixe aplicativos de idiomas

Aplicativos que você pode jogar e aprender, são os mais usados atualmente. Esses apps de idiomas te ajudarão a se desenvolver de forma inicial na língua e contarão com exercícios simples de familiarização. Com conteúdos inicias práticos e teóricos, mas cuidado! Não recomendamos que você fique preso em apps, pois são limitados no que diz respeito a aprender um novo idioma.

Hoje em dia esses aplicativos estão cada vez mais completos, possuindo interação com o usuário, opções de avaliação de escuta, fala e compreensão da língua. Umas das formas mais fáceis de começar a aprender espanhol sozinho é sem dúvidas por meio de apps.

Nada programado e estimado com regras, datas e horários, como um curso de espanhol presencial. Facilitando assim para a pessoa aprender Espanhol sozinho no momento dela.

Se liga em mais dicas de como aprender Espanhol sozinho

6- Invente histórias e as fale em tom alto para treinar a pronúncia

Pense, crie e execute. Essas três ações irão lhe ajudar muito. Pois primeiro você irá estimular o pensamento criando uma história. Assim irá começar a passar essa história para o idioma Espanhol.

Então falará essa história de forma narrativa em bom som e assim treinará suas pronúncias. Fazendo isso várias vezes você estimulará seu cérebro a começar traduzir instantaneamente qualquer acontecimento, notícia e ação.

7- Fique atento a expressões e pegadinhas

Todo idioma possui diversas expressões que são intraduzíveis. Ou seja, não adianta que não possuem traduções. Frases como “quem com ferro fere, com ferro será ferido” como no Brasil. São frases populares que surgiram com a população e cresceram. Portanto, não farão sentido em nenhum idioma de forma traduzida.

Cada país e região possui diversas expressões e pegadinhas únicas. Muitas não farão sentido mas como são muito usadas também pela população nativa da língua se deve aprender e estar por dentro. Pesquisa na internet e aprenda várias.

Assim como os dialetos que são a forma única de se comunicar de uma região específica e que possuirá formas únicas de falar ou expressar determinados assuntos e coisas.

Como o Castelhano para o idioma Espanhol. Assim você aprende não só o sotaque mas a forma correta de falar o que deseja para que haja compreensão na localidade que estiver de um país.

Outro detalhe é que no caso do espanhol haverá muitas palavras parecidas com a língua portuguesa mas isso não significará que possuirá o mesmo significado. Palavras que te fazem cair na pegadinha de serem semelhantes ou iguais mas que possuem diversos outros sentidos. Esteja atento, pois nem sempre o que parece obvio é realmente o óbvio.

8- Veja filmes/séries e ouça músicas

Outra ótima dica para aprender espanhol sozinho é usar o lazer para aprender de forma descontraída. Há diversas opções de filmes e séries em espanhol original. Mas a opção de legenda em espanhol já se encontra em muitas outras séries também.

Por isso, veja séries e filmes com áudio e legenda em Espanhol. Assim consegue acompanhar o áudio e entender exatamente o que se fala.

Se você deseja aprender espanhol sozinho, comece a criar gosto pela cultura do país que deseja aprender. Há uma vasta opção de gêneros no idioma. Encontre o seu preferido e ouça muita música. Traduza ouvindo elas pela primeira vez, confirme se acertou na letra original encontrada na internet e aprenda muito ouvindo e curtindo essas opções de lazer.

9- Aprenda com aulas no YouTube para aprender espanhol

Essa é outra dica básica para aprender espanhol sozinho, porém pode se tornar uma arapuca se não utilizar essa ferramenta corretamente. Certamente você encontrará centenas de conteúdos no youtube, mas se não souber o que estudar e como estudar, isso pode te fazer desistir na metade do caminho, pois certamente sentirá aquela sensação de estar consumindo muito conteúdo mas não estar aprendendo absolutamente nada.

Entenda algo importante e coloque os pés sobre o chão! “Se você não for um autodidata, considere obrigatório ser avaliado e corrigido constantemente por profissionais da área da educação, ou melhor, por professores nativos. Isso fará com que você alcance a fluência de modo eficiente no idioma.

Se você não puder ser avaliado por aquilo que está aprendendo não espere ter muito sucesso em sua aprendizagem. Digo isso com exceção dos autodidatas. Pois aprender espanhol sozinho por mais que seja um idioma parecido com o português requer muito da capacidade mental do indivíduo.

Utilize o youtube cautelosamente para aprender espanhol sozinho pois é uma das plataformas mais completas atualmente. Existem canais específicos da língua espanhola, onde você poderá entrar em contato com materiais básicos e até avançados.

10- Queremos continuar te ajudando

Certificado de Espanhol Siele

Se mesmo com todas essas dicas você ainda sente vontade de possuir uma formalização conheça o Curso de Espanhol iAEO. O nosso método funciona por que está baseado em 3 pilares, 1) Aulas ao Vivo; 2) Conteúdo prático e 3) Professores Nativos.

Aulas ao vivo

Sendo um dos maiores diferenciais do nosso curso, as aulas ao vivo são cruciais quando o aluno deseja alcançar os melhores resultados na vida, como no caso de nossos alunos

A principal finalidade das aulas ao vivo é para desenvolvam habilidades nas modalidades de Expressão e interação Escrita e Expressão Oral e Interação. Inclusive, essas são as modalidades do exame S5 do Siele.

Outra finalidade é colocar em prática todo conhecimento adquirido através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos.

As aulas ao vivo acontecem de segunda a sexta-feira em horários noturnos. E o aluno pode acessar sempre que desejar expandir seus conhecimentos.

Conteúdo Prático do básico ao avançado

Através das aulas gravadas disponíveis na plataforma de estudos o aluno poderá desenvolver suas habilidades nas modalidades de Compreensão Auditiva e Compreensão de Leitura, que inclusive são as modalidades cobradas no exame S1 do Siele.

São mais de 200 videoaulas gravadas em ambientes acadêmicos ministradas 100% em espanhol para que você tenha total confiança na hora de falar. O conteúdo é ministrado 15 e 20 minutos para que as aulas não se tornem exaustivas.

xSem contar que nossos alunos recebem o acesso a um treinamento exclusivo para os principais exames de espanhol dentre Brasil e Argentina, sendo eles o SIELE, CEI, CELU e DELE.

Professores Nativos

Somos conhecidos por prezar muito a qualidade de ensino, por isso, todos os nossos professores são nativos da Argentina e possuem preparo acadêmico para ensinar o espanhol.

Por isso, entre na lista de espera nessa página para receber por e-mail todas as instruções como como participar da próxima turma!

Você gostaria de ser informado sobre a abertura de novas turmas do Curso de Espanhol iAEO?

Preencha os dados para se cadastrar na nossa lista de espera e receber notificações sobre as novas turmas.




Um grande abraço e espero de verdade ter te ajudar nessa jornada de aprender espanhol sozinho. Não se esqueça de comentar nos comentários abaixo deixando sua opinião sobre o artigo, isso nos motiva a continuar produzindo conteúdos de qualidade para vocês.

Comece a aprender espanhol sozinho compartilhando esse artigo com seus amigo nas redes sociais, tenho certeza que um dia eles te agradecerão por essa atitude.

Um abraço.